Várzea Grande

Prefeita alinha com UFMT parcerias para preenchimento de vagas

Publicado em

Várzea Grande

Iniciativa tem objetivo de preencher vagas remanescentes da universidade aos jovens de baixa renda cadastrados no CadÚnico, levando ao ingresso facilitado a uma faculdade

A Prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), se reuniu nesta quinta-feira (17), com aos reitores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para discutir novos projetos em prol dos estudantes várzea-grandenses. Os professores trouxeram até o Paço Couto Magalhães o projeto ‘Caminhos para a Universidade’, uma parceria entre a universidade e a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, para preencher vagas da academia no ensino superior.

Conforme o projeto, a iniciativa tem como objetivo preencher vagas remanescentes da universidade aos jovens de baixa renda cadastrados no CadÚnico, levando até aos assistidos, que já tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alguma vez, o ingresso facilitado na faculdade.

Na reunião, foi revelado que desde o fim da pandemia existe um grande número de vagas não preenchidas na universidade, mas a dificuldade no acesso das informações impede que o público alvo fique ciente da oportunidade. Por isso, os professores querem ofertar cursos preparatórios a assistentes sociais para que estes, mapeiem e identifiquem futuros alunos no atendimento cotidiano dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Conforme dados do último Censo da Educação Superior, quase 80% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não estão matriculados em instituições de ensino superior. Ao mesmo tempo, universidades públicas como a UFMT mantêm cerca de 40% de suas vagas sem preenchimento.

Só em 2025, por meio do Edital nº 006/2025/PROEG, a UFMT ofereceu 1.806 vagas remanescentes, distribuídas entre os campi de Cuiabá, Várzea Grande, Araguaia e Sinop.

Para mudar essa realidade, o projeto propõe a utilização da estrutura dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) como pontes entre as vagas na universidade e essas comunidades.

“O CRAS está presente em todos os municípios e tem acesso direto às famílias de baixa renda. É a porta de entrada para diversos serviços públicos. Ao capacitarmos os profissionais dessas unidades com informações sobre as vagas e políticas da UFMT, conseguimos chegar onde a universidade, sozinha, não alcança”, explica um dos coordenadores do projeto.

A PARCERIA – O projeto será implementado em duas etapas. A primeira consiste na formação dos profissionais da rede socioassistencial, por meio de palestras, vídeos explicativos e materiais informativos, para que conheçam os editais de vagas remanescentes e as políticas de assistência estudantil da UFMT, como bolsas, moradia, alimentação e transporte.

Na segunda etapa, os CRAS e CREAS atuarão diretamente no apoio às famílias e aos jovens durante o processo de inscrição, oferecendo suporte presencial e canais de atendimento para dúvidas. A secretaria de Assistência Social também serão parceiras fundamentais na mobilização e acompanhamento das ações nos territórios.

A prefeita garantiu apoio ao projeto da universidade e garantiu que nos próximos dias se reunirá junto a Secretária de Assistência Social, Cristina Saito, para alinharem os detalhes da proposta e o mais breve possível, implementá-lo. “É um ótimo projeto, vamos trabalhar com nossa secretaria. Estarei encaminhando a proposta para que no mais breve possível posamos fazer as tratativas e de imediato o treinamento aos servidores, porque precisamos e estou de portas abertas”, se afirmou Flávia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Prefeita Flávia Moretti anuncia melhorias de infraestrutura no bairro Santa Cecília após ouvir moradores

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente na manhã desta quarta-feira (24.06) na rua Benedito Gomes da Silva, no bairro Santa Cecília, para ouvir as demandas dos moradores da região, que reivindicam melhorias na infraestrutura, como pavimentação asfáltica, padronização da rede de água e solução para vazamentos.

A prefeita esteve acompanhada do secretário de Viação e Obras, Celso Pereira; do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Rogerinho da Dakar; do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton; do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Amorim; do secretário de Defesa Social, Louriney Silva; e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa.

Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), o bairro foi construído por empresas responsáveis pelas obras, mas os serviços não foram executados de forma adequada.

“A situação do bairro é caótica. As construtoras fizeram manilhamento e drenagem inadequados. A Secretaria de Viação e Obras vai elaborar um projeto para que seja realizado um trabalho eficiente e adequado para esta região. Estamos mapeando o que precisa ser feito para iniciarmos os trabalhos”, afirmou.

O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, destacou que a região apresenta problemas estruturais, como a ausência de bocas de lobo.

“Infelizmente, isso traz prejuízos à população e aos cofres públicos. Vamos realizar o tapa-buracos no interior do bairro e uma obra completa nesta rua, pois a situação é totalmente crítica”, explicou.

A moradora Nilcéia Cristina Silva, que solicitou a reunião, vive no bairro há quatro anos e destacou a importância da visita da gestão municipal.

“Isso é uma grande conquista para a nossa comunidade, pois a prefeita está aqui ouvindo nossos problemas e acompanhando o que enfrentamos diariamente. Esperamos que os serviços sejam realizados e que nossa comunidade possa receber todos esses benefícios”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA