Cultura

Guarnicê:Começa no Maranhão um dos maiores festivais de cinema do país

Publicado em

Cultura

Começa nesta quarta-feira (30), em São Luís, no Maranhão, um dos principais eventos do audiovisual do país: o Festival Guarnicê de Cinema. Criado em 1977, o festival é o quarto mais antigo do Brasil e o mais longevo em atividade ininterrupta no Norte e Nordeste.

A cerimônia de abertura será à noite, no Centro de Convenções Multicenter Sebrae, a partir das 19h. O destaque é a exibição do filme Uma Mulher Sem Filtro, de Arthur Fontes, com presença do diretor, do ator Samuel de Assis e show da cantora Adriana Bosalpo com a Orquestra Jazz Brasil, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

As mostras competitivas nacionais e maranhenses ocorrem na Sala 6 do Cinépolis, no São Luís Shopping. Os filmes também ficam disponíveis online, com acesso gratuito, na plataforma guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê, das 17h30 até às 18h do dia seguinte.

A programação paralela inclui sessões para diferentes públicos no Cine Sesc Deodoro: Mostra Universitária, Guarnicêzinho, Jovem, Cinema Não Tem Idade e Faz Todo Sentido, voltada para pessoas com deficiência auditiva e visual.

Toda a programação é gratuita, com ingressos presenciais ou via Sympla.

Nesta 48ª edição, o festival homenageia Tássia Dhur — atriz, roteirista e diretora maranhense, uma das grandes vozes da nova geração do audiovisual brasileiro — e o cineasta alagoano Cacá Diegues, um dos fundadores do Cinema Novo, falecido em fevereiro. Outro homenageado é o ator e cantor cearense Silvero Pereira, que convida o público para um momento de interação.

“Eu quero dizer para vocês que no dia 31 de julho, às 18 ho, no Cinépolis do São Luís Shopping, eu estarei lá para ter uma conversa, um bate-papo com vocês. A entrada é gratuita. Eu vou poder falar um pouco das minhas experiências,dividir isso com vocês, tirar algumas dúvidas. Enfim, a gente tem um momento gostoso entre nós, da nossa conexão, eu, Silvero, dentro do Festival Guarnicê de Cinema e com você também que pode estar lá junto pra gente ter esse momento especial.”

O Guarnicê também abre espaço para novas linguagens, como a Mostra Competitiva de Jogos Digitais, que chega a sua quinta edição. Os jogos estarão disponíveis durante o festival, com votação popular.

A programação completa vai até 6 de agosto e está no site guarnice48.ufma.br.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Projeto Tela Brasil chega a Salvador e Belo Horizonte

Publicados

em

Depois de passar por Brasília e Goiânia, o projeto do Ministério da Cultura (MinC), que leva uma série de experiências imersivas para apresentar a plataforma Tela Brasil, chega nesta quinta-feira a Salvador e Belo Horizonte (BH).

O Tela Brasil é o serviço gratuito de streaming lançado em maio e dedicado à difusão da produção audiovisual nacional.

As atividades de imersão ocorrem em duas frentes, em horários distintos: na Estação Mapeada e na Estação Tela Brasil.
Tanto em Salvador quanto em BH, a estrutura da Estação Tela Brasil já está funcionando no Terminal Rodoviário das duas capitais, entre as dez e meia da manhã e as seis e meia da tarde.

Nela, o público pode assistir a curtas-metragens, trailers e conteúdos especiais disponíveis na plataforma, além de conhecer o catálogo completo por meio de QR codes distribuídos durante as atividades.

A programação inclui ainda experiências interativas como a estação “Pipoca & Cena”, que permite aos participantes serem inseridos em cenários inspirados em filmes brasileiros e receberem uma imagem personalizada para compartilhar nas redes sociais. Já a ativação “Match com o Cinema Brasileiro” utiliza um sistema de recomendação para sugerir produções da Tela Brasil de acordo com o perfil e as preferências de cada visitante.

No caso da Estação Mapeada, onde serão realizadas projeções com cenas de filmes brasileiros, as imagens serão veiculadas entre as seis e meia da tarde e as dez e meia da noite. Em Salvador, o telão ao ar livre será a fachada da antiga igrejinha de Santana, no Rio Vermelho; em Belo Horizonte, acontecerá na Rua da Bahia, no Centro. Tanto na capital baiana quanto na capital mineira, as Estações irão funcionar até o próximo sábado.

Entre os dias dois e quatro de julho, o projeto chega a Porto Alegre e a São Paulo. Na capital paulista, as projeções mapeadas ocorrerão na Rua Augusta e o espaço para interações, no Terminal Rodoviário do Tietê, enquanto na capital gaúcha, a parede do Palácio da Justiça, no Largo de Santana, receberá as projeções no período noturno e a Estação Tela Brasil irá funcionar ao longo dos três dias no Terminal Rodoviário da cidade.

A plataforma, que pode ser acessada pelo endereço telabrasil.cultura.gov.br, tem mais de 550 filmes nacionais produzidos entre 1910 e 2025, incluindo obras premiadas, documentários históricos, produções infantis, obras ligadas à música brasileira e títulos reconhecidos em festivais nacionais e internacionais.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA