Cuiabá
UPAs de Cuiabá zeram internações nas salas de medicação
Cuiabá
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá alcançou, nesta sexta-feira (09), um marco importante na rede de urgência e emergência: todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital estão sem pacientes internados nas salas de medicação por falta de vagas em enfermarias hospitalares. O resultado é fruto de uma força-tarefa entre as equipes da atenção secundária, terciária, regulação estadual e os hospitais da rede municipal.
A ação, articulada pela secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, envolveu alinhamentos diretos com os gestores das UPAs, do Hospital São Benedito, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal e a Central de Regulação Estadual, visando destravar os fluxos de transferências e garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado no tempo certo.
“Foi um trabalho coordenado entre todas as frentes da rede municipal, com articulação direta com a regulação estadual. Conseguimos construir esse resultado graças ao compromisso dos nossos profissionais, das equipes de gestão das UPAs e dos hospitais, que entenderam a urgência e a importância de acelerar as transferências. Isso representa um avanço real para a saúde de Cuiabá”, destacou Carmona.
Conforme o secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, o cenário era crítico até poucos dias atrás, com média diária de até 15 pacientes internados por dia nas salas de medicação de cada UPA, aguardando leitos hospitalares.
“Conseguimos, de ontem para hoje, realizar 7 transferências para UTIs e 21 para leitos de enfermarias hospitalares, o que permitiu zerar as internações nas salas de medicação. Esse tem sido o ritmo da força-tarefa. Estamos priorizando os pacientes com maior tempo de internação, inclusive já transferimos casos de pacientes que estavam há quase 30 dias aguardando procedimentos como vascular e urologia”, explicou Odair.
Ele reforça ainda que, apesar de os leitos de enfermaria dos hospitais estarem com ocupação máxima, o trabalho conjunto tem garantido o giro necessário para que os pacientes das UPAs não fiquem represados. “Hoje, a média é de três pacientes internados por box de emergência, um número bem mais controlado do que o que víamos nas últimas semanas”, acrescentou.
A força-tarefa, que continua ao longo dos próximos dias, envolve atualizações constantes das equipes sobre as altas hospitalares, com liberação imediata das vagas para os pacientes das UPAs. Os coordenadores das unidades também têm atuado de forma intensa, buscando reduzir ao máximo o tempo de permanência dos pacientes nos locais de pronto atendimento.
“Esse resultado não é apenas estatístico. Ele representa mais dignidade, mais conforto e mais chance de recuperação para os nossos pacientes. Vamos continuar firmes para manter esse fluxo funcionando e garantir que nenhuma pessoa fique desassistida ou internada em condições inadequadas”, finalizou a secretária Danielle Carmona.
A Secretaria de Saúde continuará monitorando a ocupação dos leitos hospitalares e ampliando a articulação com os hospitais da rede para manter o bom funcionamento do sistema, com foco na resolutividade do atendimento.
#PraCegoVer
A imagem mostra a fachada da UPA Leblon. O prédio possui as cores branca e verde. Na imagem, aparecem algumas pessoas em frente à unidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Torcedores não se intimidam com frio e curtem jogo do Brasil em seis bairros de Cuiabá
A temperatura de 14°C registrada em Cuiabá na noite desta quarta-feira (24), considerada atípica para uma cidade conhecida pelo calor intenso durante a maior parte do ano, não afastou os torcedores que participaram da campanha Minha Rua é Show de Bola. Nos seis pontos contemplados pela Prefeitura de Cuiabá, moradores se reuniram para acompanhar a partida entre Brasil e Escócia em telões instalados nos bairros, reforçando o espírito de comunidade e a tradição das ruas decoradas durante os jogos da Seleção Brasileira. O Brasil venceu a partida por 3 a 0.
A ação, idealizada pelo prefeito Abilio Brunini, transformou ruas da capital em verdadeiras arquibancadas a céu aberto, reunindo famílias, amigos e vizinhos para torcer pela Seleção Brasileira em um ambiente de confraternização e integração comunitária.
Os seis telões foram instalados na Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa; Rua Lages, no CPA I; Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. A estrutura contou ainda com tendas, cadeiras, distribuição de água e apoio operacional da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Durante a transmissão da partida, o prefeito Abilio Brunini visitou algumas das ruas contempladas para acompanhar de perto a participação dos moradores e prestigiar o trabalho realizado pelas comunidades na decoração dos espaços. Nas visitas, conversou com os moradores, observou os detalhes das pinturas e reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da convivência entre os bairros.
“Ver as ruas decoradas, as famílias reunidas e os vizinhos trabalhando juntos por um objetivo comum mostra que o futebol vai muito além das quatro linhas. O Minha Rua é Show de Bola resgata uma tradição bonita dos bairros e fortalece o sentimento de pertencimento e comunidade entre os moradores de Cuiabá. Fiz questão de visitar algumas dessas ruas para agradecer pessoalmente o empenho de todos que participaram dessa mobilização”, afirmou o prefeito.
Em visita ao bairro Ribeirão do Lipa, o prefeito também destacou a continuidade da ação nas próximas fases da competição. “Agora já sabemos o próximo jogo da fase, então vai ter sim. Serão novas ruas sorteadas e quatro telões, como é o padrão normalmente. É torcer para que não esteja frio nem chovendo, para que a população possa ir para a rua com tranquilidade. O objetivo é levar as pessoas ao espaço público, fortalecer o convívio e a vivência da comunidade”, pontuou.
Morador do bairro João Bosco Pinheiro, Emerson Germano destacou que a escolha da rua foi resultado do empenho coletivo dos moradores.
“Todo mundo ajudou de alguma forma. Teve gente que pintou, que arrecadou material, que organizou a rua e chamou os vizinhos para participar. Ver o telão montado hoje é uma recompensa para todo esse esforço coletivo.”
Em diversos bairros, os preparativos começaram semanas antes do início da competição. Mais de 12 moradores do Residencial João Bosco Pinheiro se mobilizaram para pintar as ruas, confeccionar bandeiras, desenhar jogadores e produzir decorações inspiradas na Seleção Brasileira. As ações tiveram início em meados de maio e seguiram até mesmo durante a madrugada, em sistema de revezamento entre os participantes.
A adolescente Verônica Vittoria contou que participar da decoração foi uma experiência especial para a comunidade.
“Foi muito legal participar. A gente pintou bandeiras, desenhou jogadores e deixou a rua toda no clima da Copa. Quando vimos que a nossa rua foi escolhida, foi uma alegria para todo mundo. Valeu cada dia que a gente passou ajudando na decoração.”
Esta foi a terceira transmissão realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio da campanha Minha Rua é Show de Bola.
No primeiro jogo da Seleção Brasileira, contra Marrocos, realizado no sábado (13), os telões foram instalados na Rua Ponta Grossa, no bairro CPA I, e na Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco.
Já na partida entre Brasil e Haiti, realizada na sexta-feira (19), cinco telões foram disponibilizados à população. Os locais contemplados foram a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; e a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu uma estrutura especial voltada para a comunidade haitiana residente na capital.
Mais do que assistir a um jogo de futebol, os moradores revivem uma tradição que marcou gerações. As ruas decoradas, os encontros ao ar livre e a convivência entre famílias despertam um sentimento de nostalgia que há muito tempo não era visto com tanta intensidade nos bairros da capital.
Para Rogério Miranda, a iniciativa também contribuiu para aproximar os moradores e resgatar uma tradição dos bairros. “Além do futebol, a campanha uniu as famílias e fortaleceu a amizade entre os vizinhos. A gente também agradece à Prefeitura por incentivar esse movimento e proporcionar esse momento de convivência para a comunidade”, pontuou.
O concurso Minha Rua é Show de Bola foi criado pela Prefeitura de Cuiabá para incentivar a participação popular e fortalecer os laços comunitários durante os jogos da Seleção Brasileira.
A ideia surgiu a partir da proposta de resgatar a tradição das ruas decoradas, tão comum em décadas anteriores, estimulando moradores a trabalharem juntos em prol de um objetivo comum.
Os moradores gravam vídeos mostrando a decoração da rua e enviam o material para os canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá. Os vídeos são publicados nas redes sociais da administração municipal para votação popular. As ruas vencedoras são definidas com base na mobilização da comunidade e na interação obtida nas publicações, e recebem estrutura com telões, tendas, cadeiras, água e apoio logístico para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande22 horas atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Polícia7 dias atrásForça Tática prende dois homens com 78 porções de drogas em Tangará da Serra
-
Rondonópolis7 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Entretenimento6 dias atrásGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor
-
Cultura6 dias atrásFórum Rio terá debates, cultura e participação popular na Zona Norte
-
Entretenimento7 dias atrásSusana Werner inicia transformação física e compartilha nova rotina de saúde com fãs
