Mato Grosso

Sedec participa da ExpoEcos 2025 e fortalece apoio ao setor supermercadista e de distribuição

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está presente na ExpoEcos 2025, o Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service, realizado até o dia 14 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A secretaria está com um Lounge especial no evento onde os visitantes terão acesso a informações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e incentivos fiscais do Estado.

No local, os participantes da feira também poderão saber mais sobre as linhas de crédito da Desenvolve MT e o programa MT Garante. O objetivo é ampliar as condições de financiamento e fomentar o empreendedorismo, tanto para empresas consolidadas quanto para microempreendedores.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ao participar da abertura oficial do evento nesta terça-feira (12.8), destacou que a feira é um dos principais pontos de encontro entre produtores, distribuidores e empresários, fortalecendo as cadeias produtivas e gerando novas oportunidades para o setor.

“Não adianta produzir se não tiver quem distribua. A cada ano que passa, a feira melhora. São mais expectativas de bons negócios, mais capacitação para quem está no segmento. Por isso, todos os anos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a gente se junta nesta feira com vocês porque a gente quer estar ao lado de quem trabalha, quem produz, quem gera emprego e quem faz esse Mato Grosso cada vez melhor”, afirmou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, reforçou o potencial econômico do Estado e o fato de que Mato Grosso reúne condições únicas para expandir sua economia.

“Na minha visão, não há no nosso território nacional nenhum estado ainda com tanto potencial de desenvolvimento, tão preparado para se desenvolver como o Estado de Mato Grosso. Portanto, nós precisamos nos tornar cada dia mais um estado de empreendedores e é com esse pensamento que hoje a gente tenta conduzir da melhor forma possível o governo do Estado do Mato Grosso”, enfatizou.

Uma das iniciativas apoiadas pela Sedec no evento foi a disponibilização de 30 guichês exclusivos para microempreendedores, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf). A ação permite que pequenos produtores exponham e comercializem seus produtos diretamente para o público da feira.

O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Alessandro Morbeck, ressaltou a importância dessa participação. “Durante a feira, nós teremos a presença de muitos empresários e os pequenos produtores precisam ter esse acesso à população, aqui a gente atua como esse elo,” disse.

Luciano de Almeida, presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), destacou o crescimento da ExpoEcos ano após ano e a importância do setor.

“A cada edição esse evento se fortalece. Esse ano foram 100% estandes comercializados. O nosso setor emprega 40.000 funcionários diretos, 10.000 funcionários indiretos e movimenta 40 bilhões de reais por ano.”

A ExpoEcos 2025 é realizada por entidades do setor e espera atrair cerca de 20 mil visitantes ao longo dos três dias, movimentando aproximadamente R$100 milhões e gerando mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Colíder sedia etapa regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses a partir de sábado (27)

Publicados

em

O município de Colíder (a 632 km de Cuiabá) sedia, a partir de sábado (27.6), a etapa regional Norte dos Jogos Escolares Mato-grossenses. Desta vez, somente estudantes de 12 a 14 anos disputam os títulos regionais de basquetebol, futsal, handebol e voleibol nas competições promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Chegou a vez dos atletas de 12 a 14 anos da região Norte disputarem os títulos regionais. Devido ao aumento da quantidade de participantes na região, os Jogos Escolares foram separados dos Jogos Estudantis, e agora essa competição finaliza a fase regional de 2026”, informa o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz.

O evento esportivo reunirá cerca 900 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã Do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte.

Ao todo são 87 equipes de escolas públicas e privadas dos municípios participantes. As equipes campeãs regionais de cada modalidade e gênero garantem vaga para a etapa estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses, que será realizada de 10 a 17 de julho, em Sapezal.

A disputa dos Jogos Escolares na região Norte é a última das 11 etapas regionais realizadas nesta edição, que é a maior da história. As fases estaduais terão início no dia 4 de julho com a primeira parte das competições de modalidades individuais, em Várzea Grande.

Até o fim de julho ainda ocorrem a segunda parte da competição estadual de modalidades individuais, em Campo Verde, e a etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, em Sinop.

Para realizar os Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses, a Secel conta com a parceria dos municípios-sedes e o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Confira o calendário atualizado aqui.

Abertura oficial e locais dos jogos

A solenidade de abertura oficial da etapa regional Norte ocorre no sábado (27), às 19h, no Centro Comunitário Cristo Evangelizador, em Colíder. As competições são realizadas até a próxima quinta-feira (2.7), em diferentes espaços esportivos, de acordo com a modalidade, confira:

Futsal: Ginásio Fernanda Alvim e AABB
Basquetebol: Ginásio Roque Guedes
Handebol: Ginásio Roque Guedes
Voleibol: Ginásio Atalaia

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA