Sorriso

Treinamento integra ACS e ACE em protocolos de Urgência e Emergência

Publicado em

Sorriso

Em uma iniciativa para fortalecer a atenção primária e a atuação integrada no Município, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), participaram de uma formação intensiva nesta quarta-feira (13). O evento, que ocorreu durante todo o dia, foi desenvolvido em parceria estratégica entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), com o apoio da Faculdade Anhanguera.

A formação foi estruturada em duas etapas distintas para garantir um aprendizado completo. Durante o período da manhã, os participantes se reuniram no Conselho Municipal de Saúde para a parte teórica do curso. Os instrutores ministraram o conteúdo de forma interativa, abordando protocolos, novas diretrizes e a importância da integração entre as diferentes frentes da saúde pública. Ao final do módulo teórico, cada profissional passou por uma avaliação individual para consolidar o conhecimento adquirido.

À tarde, a capacitação foi voltada a prática, na Faculdade Anhanguera, onde os profissionais tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em um laboratório realístico. Utilizando bonecos de simulação avançada, os agentes puderam treinar procedimentos, aprimorar técnicas de abordagem e vivenciar cenários de atendimento de urgência e emergência.

Marisa Antunes Lauermann, coordenadora da Base Descentralizada do SAMU em Sorriso, ressaltou que a capacitação é essencial para que os agentes atuem com mais segurança e sintonia com as práticas recomendadas, além de estarem capaz de identificar riscos e agir com precisão antes que se tornem emergências complexas.

“A padronização e o treinamento contínuo são os pilares para a excelência e refletem diretamente na agilidade e na qualidade do atendimento à população, garantindo que esses profissionais estejam sempre preparados para agir nas mais diversas situações “, afirmou Marisa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicados

em

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA