Mato Grosso

Seciteci apresenta oportunidades da educação profissional tecnológica durante ExpoEstudantil

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participa da ExpoEstudantil 2025. A iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deve reunir cerca de 40 mil estudantes na Arena Pantanal, em Cuiabá.

No evento, a Seciteci colocou um estande que apresenta oportunidades e atividades relacionadas às Escolas Técnicas Estaduais (ETECs). Atualmente, a Secretaria administra 17 unidades de capacitação técnica que ofertam mais de 30 modalidades de cursos em cidades polos e unidades fora de sede.

No estande, os alunos podem conhecer os cursos e as vantagens de se fazer o ensino técnico. Também têm acesso a vídeo institucional que apresenta as ETECs, além de participar de brincadeiras educativas, conhecer a impressora 3D e usar os óculos de realidade virtual do programa MT Ciências.

“É um evento muito importante porque desperta nos jovens as possibilidades disponíveis dentro da Educação pública do Estado, inclusive a de aprender uma profissão já no Ensino Médio através de um curso técnico ofertado pela Seciteci”, afirma o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescancim.

A 2ª edição da ExpoEstudantil é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) e conta com vários parceiros. A programação foi iniciada nesta terça-feira (26.08) e se encerra nesta quarta-feira (27.8).

*Com supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS

Publicados

em

Uma comitiva do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou visita técnica ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), na quarta-feira (24), para conhecer em detalhes o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp), desenvolvido pela instituição mato-grossense. A iniciativa integra um estudo conduzido pelo MPMS para avaliar a substituição do sistema atualmente utilizado, sendo o Simp uma das soluções analisadas.A comitiva foi composta pela promotora de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), Cristiane Mourão Leal Santos; pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Myrian Raquel Rodrigues da Silva; e pelos servidores Frederick Werner Castellani Viacek, do Departamento de Sistema da Informação; Gustavo Rocha Lobato, do Departamento de Produtos e Serviços; Jorge Antonio Arantes Vilela, do Departamento de Cibersegurança; Daniel Rodrigues Duarte, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas; e Anderson Miranda, chefe do Setor de Atendimento ao Processo Eletrônico.Os representantes do MPMS foram recebidos na Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, pelo promotor de Justiça coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), José Mariano de Almeida Neto; pelo chefe do DTI, Édipo Avelino dos Santos Palha; pelos assessores de Tecnologia da Informação Sênior Rodrigo Fonseca de Moraes e Daniel Ribeiro Soares; e pelo gerente de Sistemas, Jeferson Lamartine Boldrin.Durante a visita, a equipe do MPMT apresentou a arquitetura, as funcionalidades e as regras de funcionamento do Simp, sistema responsável pela gestão dos procedimentos e das atividades finalísticas da instituição. A programação incluiu ainda a demonstração de outras soluções desenvolvidas pelo Ministério Público de Mato Grosso, como o Plenário Virtual, os painéis de Business Intelligence (BI) integrados ao Simp, o sistema Zeus e o Gestão de Auxílio Saúde.“O Simp é um sistema maduro, desenvolvido integralmente pelo MPMT para atender às necessidades da atividade finalística do Ministério Público e que hoje se consolidou como referência nacional. A tecnologia já foi exportada para seis estados brasileiros, demonstrando sua eficiência, robustez e capacidade de adaptação a diferentes realidades institucionais. Receber o MPMS para apresentar a evolução contínua dessa ferramenta é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e contribuir para o fortalecimento dos Ministérios Públicos em todo o país”, destacou o promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto.O chefe do DTI ressaltou a importância da integração entre as instituições. “Foi uma visita muito produtiva, que permitiu uma valiosa troca de experiências entre as equipes técnicas. Esse intercâmbio fortalece a colaboração entre os Ministérios Públicos e contribui para o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes”, afirmou Édipo Avelino dos Santos Palha.

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA