Mato Grosso

Outubro Movimente encerra edição de 2025 reunindo mais de 950 servidores

Publicado em

Mato Grosso

Com uma programação diversificada e inspiradora, o Outubro Movimente encerrou, nesta sexta-feira (24.10), sua quinta edição, reafirmando o papel da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) como protagonista da inovação no setor público. Realizado entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, o evento reuniu mais de 950 servidores, bem como 12 especialistas e várias instituições parceiras em torno do tema “5 Anos de Conexões que Transformam: Inovação, Colaboração e Serviço Público para o Futuro”.


Crédito: Matheus Velozo | Seplag-MT

O encerramento, realizado na Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso (PGJ-MT), contou com a palestra “A Revolução da Conexão Humana”, ministrada pelo secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, destacando que a verdadeira mudança não reside nas máquinas ou nas plataformas, mas no “ser humano renovado”. Ou seja, mudar envolve um estilo de liderança e de convívio que valorize a empatia, a colaboração e a profundidade das relações interpessoais. O momento de encerramento também foi marcado pela premiação da IdeIAthon – Maratona de Inovação com Inteligência Artificial, que incentivou 45 servidores, divididos em equipes, a desenvolverem soluções criativas para desafios reais do Estado.

Crédito: Matheus Velozo | Seplag-MT

Durante toda a semana, o Outubro Movimente promoveu palestras, oficinas e atividades práticas que uniram tecnologia, criatividade e desenvolvimento humano, para mais de 600 pessoas. As oficinas abordaram desde o uso da inteligência artificial na gestão pública até ferramentas digitais como o Canva e o CapCut, bem como temas ligados à neurodiversidade, equilíbrio financeiro e inovação no ambiente de trabalho. Na abertura, realizada no Salão Nobre Clóvis Vettorato, o destaque foi a palestra “Inteligência Artificial, Governo e Tendências do Futuro para a Administração Pública”, com Bruno Rebello.

Criado em 2021, o Outubro Movimente consolidou-se como uma jornada anual de inovação e valorização do servidor público, promovendo uma mudança cultural no Governo de Mato Grosso. O projeto demonstra que inovar no setor público é possível com criatividade e colaboração.

O reconhecimento nacional veio com prêmios como o Espírito Público 2022, na categoria Gestão de Pessoas, e o Digital Transformation Awards 2025, que destacaram o projeto como referência em intraempreendedorismo e gestão colaborativa.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o sucesso do Outubro Movimente reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso com a eficiência e a transformação pública. “O Outubro Movimente simboliza a força da colaboração e o poder da inovação feita por pessoas. Ao longo desses cinco anos, conseguimos construir um ambiente em que servidores se sentem parte do processo de transformação, gerando ideias e soluções que melhoram a vida do cidadão. Esse é o legado que queremos fortalecer para o futuro”, destacou Basílio Bezerra.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, encerrar o Outubro Movimente é celebrar cinco anos de um movimento que transformou a cultura do serviço público em Mato Grosso. “Na palestra de encerramento, compartilhei a ideia de que antes de inovar, precisamos reconectar o ser humano consigo mesmo, com os outros e com o propósito de servir num mundo complexo e volátil. A inovação pública nasce dessa consciência e o Outubro Movimente representa essa mudança promovendo o despertar dos servidores públicos, colaborando para transformar o Estado com empatia e propósito em prol de um futuro venturoso”, concluiu Sandro Brandão.

O Outubro Movimente consolida-se como um movimento de inovação e aprendizado, que inspira os servidores, conecta instituições e fortalece a transformação pública em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Governador inaugura Parque Tecnológico: “Espaço para tansformar conhecimento em oportunidades e investimentos para MT”

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta inaugurou, nesta quinta-feira (25.6), o Centro de Inovação do Parque Tecnológico, em Várzea Grande, marcando mais uma entrega do Governo de Mato Grosso, que desde 2019, vem concluindo obras até então paralisadas. A construção do parque foi aguardada por mais de uma década.

Na solenidade, Otaviano Pivetta destacou que o Estado ganha um ambiente estruturado para integrar governo, universidades, centros de pesquisa, startups e setor produtivo em um ecossistema voltado à geração de conhecimento, desenvolvimento de soluções tecnológicas e atração de investimentos. Cerca de 50 empresas já manifestaram interesse em se instalar no espaço.

“O Parque Tecnológico é uma semente que estamos plantando para aproximar universidades, empresas e o setor produtivo, gerar inovação e preparar Mato Grosso para um novo ciclo de prosperidade”, afirmou.

Ele lembrou que o Estado saiu de uma realidade marcada pelo pioneirismo e pela ocupação produtiva para se tornar referência nacional na produção de alimentos. Para ele, o próximo passo é agregar tecnologia e inovação a esse desenvolvimento.

“Estamos criando um ambiente para desenvolver tecnologia, formar profissionais e transformar conhecimento em oportunidades e investimentos para Mato Grosso”, relatou.

O Centro de Inovação recebeu investimento aproximado de R$ 25 milhões e conta com 3.920 metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos, com laboratórios especializados, ambientes inteligentes e equipamentos de alta performance voltados à pesquisa, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Também participaram da inauguração a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti; o deputado estadual Fábio Tardin; o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; o secretário-chefe de Gabinete do Governador, Eduardo Manciolli; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancin; o diretor do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rafael Bastos; o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Aragão; a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Analy Polizel; o reitor em exercício do IFMT, Gilcélio Perez; o vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto; o vice-reitor da Univag, Flávio Fogel; o coordenador de Pesquisa e do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), Jackson Resende; o presidente da Fapemat, Marcos de Sá; a diretora-presidente do Parque Tecnológico de Mato Grosso do Sul, Adriana Tozetti; o diretor-superintendente do Sebrae-MT, Lélio Brun; o presidente da Fiemt, Silvio Rangel; o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Emerson Máximo (Maninho); além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA