Mato Grosso

Seduc lança concurso artístico para selecionar capas dos materiais didáticos de 2026 da rede estadual

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou o Edital nº 025/2025/GS/SEDUC/MT, que regulamenta o Concurso Artístico responsável por selecionar as artes das capas dos materiais didáticos do Sistema Estruturado de Ensino (SEE/MT) para o ano letivo de 2026/2027. A iniciativa valoriza a expressão artística dos estudantes e incentiva o protagonismo juvenil nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

O concurso é destinado a estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), devidamente matriculados em 2026. Cada participante poderá concorrer com uma produção inédita, individual e alinhada ao segmento em que estiver matriculado. As inscrições vão até 30 de novembro.

O objetivo é fortalecer o sentimento de pertencimento, incentivar a valorização da cultura mato-grossense nas escolas e estimular a arte como linguagem de expressão e comunicação, promovendo a produção autoral e criativa integrada às práticas pedagógicas e à recomposição das aprendizagens.

As produções devem dialogar diretamente com o tema central “Raízes que inovam: ciência, arte e tecnologia em Mato Grosso”. A proposta integra identidade cultural, saberes locais, natureza e diversidade mato-grossense com elementos de inovação, tecnologia e ciência, incluindo abordagens STEAM. Serão desclassificadas obras que não apresentarem relação explícita com o tema.

O edital permite inscrições em diversas linguagens das Artes Visuais, como desenho, pintura, fotografia, arte digital, colagem, ilustração, gravura, grafite, mosaico e técnicas mistas.

O concurso será desenvolvido em três etapas sucessivas, envolvendo escolas, Diretorias Regionais de Educação (DREs) e equipe técnica da Seduc: Etapa Escolar, Etapa Regional e Etapa Estadual.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela equipe gestora, por meio de formulário eletrônico. A inscrição é gratuita e a participação é voluntária.

Ao todo, 156 produções do Ensino Regular e 65 da EJA seguirão para a etapa estadual. As submissões poderão ocorrer em formato físico e/ou digital, conforme normas do edital.

A Comissão Julgadora escolherá 3 produções por ano/etapa do Ensino Fundamental e Médio; 4 produções por segmento/ano da EJA (Ensino Fundamental) e 4 produções por semestre/ano da EJA (Ensino Médio). As obras selecionadas vão compor as capas dos materiais pedagógicos impressos e digitais do SEE/MT para 2026/2027.

O edital tem vigência de um ano a partir da publicação oficial e estabelece todas as orientações sobre participação, critérios de avaliação e prazos.

Mais informações no edital anexo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT firma convênios com municípios do Alto Rio Paraguai: “parceria faz diferença na ponta”, afirma prefeito de Tangará da Serra

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90 milhões com 10 municípios da região do Alto Rio Paraguai. As assinaturas ocorreram durante reunião com prefeitos no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Os recursos contemplam obras de asfalto urbano, asfalto novo em estradas, recuperação viária, construção e reforma de unidades escolares, habitação e equipamentos públicos.

O governador Otaviano Pivetta destacou o modelo de gestão e a ampliação dos repasses aos municípios.

“De 2019 para cá, nós mudamos o jeito de governar e implantamos um novo modelo de gestão. Os recursos passaram a ser aplicados a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e parlamentares, atendendo às necessidades de cada município. Vamos ampliar esse trabalho porque entendemos que o melhor que o Estado pode fazer é levar os recursos diretamente aos municípios para que as obras e os serviços cheguem com mais rapidez à população”, afirmou.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a parceria com o Governo do Estado.

“Somos muito gratos pela parceria que o Governo do Estado tem tido com os municípios de Mato Grosso ao longo desses sete anos. Os convênios vêm trazendo melhorias importantes de infraestrutura urbana, atendendo bairros que ainda não têm asfalto e regiões produtoras. São obras de microrrevestimento e recuperação da malha viária que dão mais vida útil às estradas e ruas. Então, é uma parceria que, além de Tangará, alcança vários outros municípios e tem feito diferença na ponta”, disse.

Convênios firmados

Em Alto Paraguai, o convênio prevê microrrevestimento asfáltico e sinalização viária em diversas vias da sede e do distrito de Capão Verde, com investimento de R$ 1,6 milhão.

Em Arenápolis, o investimento é de R$ 2,4 milhões para reforma da Escola Municipal 25 de Outubro.

Em Campo Novo do Parecis, os recursos somam R$ 25,4 milhões, sendo R$ 10,2 milhões para construção de escola de educação infantil e R$ 15,2 milhões para subsídio habitacional do programa SER Família Habitação.

Em Diamantino, os investimentos somam R$ 17,3 milhões, sendo R$ 15,8 milhões para construção de escola com 12 salas e R$ 1,4 milhão para reforma da Escola Municipal Décio Furigo.

Em Nortelândia, os convênios somam R$ 7,6 milhões para asfalto urbano e canalização de cursos d’água.

Em Nova Marilândia, o investimento é de R$ 1,4 milhão para construção da Praça Primavera.

Em Nova Maringá, serão aplicados R$ 3,3 milhões para asfalto novo na Estrada Boa Sorte.

Em Nova Olímpia, o valor é de R$ 3 milhões para microrrevestimento e sinalização viária em vias urbanas.

Em Porto Estrela, os investimentos somam R$ 4,5 milhões para construção de complexo poliesportivo e asfalto urbano.

Em Tangará da Serra, os investimentos ultrapassam R$ 23 milhões em asfalto urbano, recuperação viária e drenagem urbana.

Participaram da agenda os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Paulo Araújo; o presidente da AMM, Emerson Máximo (Maninho); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle de Souza Soares; o presidente da MTPar, Wenner Santos; além de prefeitos da região do Alto Rio Paraguai.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA