Cultura

Espetáculo “Ganga” homenageia vítimas de Brumadinho em São Paulo

Publicado em

Cultura

O programa Viva Maria, apresentado por Mara Régia, destacou a apresentação do espetáculo “Ganga”, do coletivo teatral A Terra, que presta homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho.

A montagem será encenada no dia 28 de janeiro, em São Paulo, e dialoga com os ecos das manifestações pelos 472 anos da capital paulista, evocando os “tambores” de resistência contra a injustiça e a impunidade.

Em entrevista ao programa, o produtor Danni Vianna  explicou que o coletivo A Terra atua desde 2022 na articulação entre teatro e ativismo ambiental. O grupo investiga a relação entre corpo, território e memória, trazendo à cena crimes socioambientais como os de Mariana e Brumadinho, a partir de saberes ancestrais das religiões de matriz africana.

O espetáculo será apresentado às 20 horas, no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, com entrada gratuita. Acompanhe no player acima.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Emílio Goeldi: programação focada no meio ambiente vai até dia 28

Publicados

em

As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente continuam no Museu Paraense Emílio Goeldi. A programação reúne atividades presenciais e virtuais voltadas para diferentes públicos e segue até o dia 28 de junho. Segundo o coordenador de museologia do museu, Emanuel Júnior, a proposta deste ano foi ampliar as ações para além da data oficial celebrada no dia 5 de junho.

“O Goeldi pensou numa agenda que extrapola essa única data e deve se estender então até o final do mês de junho. A gente vai ter trilhas, gente vai ter debates…”

Entre as atividades previstas está uma oficina de história em quadrinhos marcada para o dia 27 de junho.

“uma oficina super legal, super divertida, voltada para o público infantil”. 

O desenhista Luís Cláudio Martins Negrão é o responsável pela atividade.

“Não precisa saber desenhar.  Basta a própria habilidade de cada um. Mostrar o que é o quadrinho, como se constrói o personagem, como criar personagens com referências aos mitos, às lendas, à natureza”.

A programação também inclui o lançamento do PaleoAmazon, projeto voltado para divulgação de pesquisas sobre a história natural da Amazônia. A pesquisadora Maria Inês Feijó destaca a importância da iniciativa para aproximar a ciência da população.

“O site PaleoAmazon foi criado na intenção de divulgar o acervo de paleontologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. As atividades que a gente desenvolve dentro deste acervo mas, principalmente, o trabalho que estamos fazendo com os fósseis em 3D da coleção de tipos do acervo”.

As atividades do Ciclo Especial do Meio Ambiente do Museu Emílio Goeldi seguem até o próximo dia 28 de junho, com ações gratuitas voltadas para educação, ciência e preservação ambiental.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA