Polícia
Detran entrega 30 etilômetros ao Batalhão de Trânsito para reforço na fiscalização
Polícia
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) entregou 30 aparelhos de etilômetros, nesta terça-feira (10.3), ao Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) da Polícia Militar, um investimento de R$ 435 mil para o reforço nas operações de fiscalização de trânsito no Estado.
Os aparelhos serão utilizados nas operações Lei Seca nos municípios do interior que ainda não contam com etilômetros, bem como nos municípios com maior registro de ocorrências de trânsito envolvendo alcoolemia.
O comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, tenente-coronel PM Fábio Ricas, destacou a relevância dos equipamentos no desempenho das atividades fiscalizatórias.
“Agradecemos essa parceria com o Detran. Esses etilômetros serão fundamentais para a garantia da fiscalização de trânsito realizada pela Polícia Militar. Atualmente muitas unidades no interior não possuem o equipamento e vamos fazer o levantamento desses locais para que possamos distribuir os etilômetros da melhor forma”, disse.
Durante a entrega dos equipamentos, a coordenadora de Fiscalização de Trânsito do Detran, Kelli Lopes Felix, destacou que os novos aparelhos vão reforçar e intensificar as operações da Polícia Militar no combate aos crimes e às irregularidades que são cometidas no trânsito envolvendo a combinação de bebida e direção.
“Nossa meta é trabalhar para termos aparelhos de etilômetro disponíveis e em funcionamento em cada município do Estado para a realização com eficácia da fiscalização e promoção da segurança no trânsito”, falou.

Segundo a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, a entrega dos 30 novos equipamentos amplia a capacidade operacional das equipes nas ruas.
“Com isso alcançamos mais municípios, mais rodovias e mais cidadãos, reforçando a presença do Estado e a efetividade das políticas públicas de segurança no trânsito”, enfatizou.
Atualmente a Polícia Militar conta com 129 aparelhos de etilômetro. Com a entrega desta terça, serão 159 equipamentos para uso nas operações.
Confira aqui como foi a entrega.
Polícia
Especialistas debatem desafios e estratégias para redução dos acidentes de trânsito durante o Conesv
Especialistas de diferentes áreas participaram dos painéis técnicos do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado nesta quarta e quinta-feira (24 e 25.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. As discussões abordaram temas relacionados à prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito, inovação tecnológica e fortalecimento das ações integradas de resposta às emergências.
A programação reuniu representantes de órgãos públicos, instituições de segurança, concessionárias, profissionais da saúde e especialistas que atuam diretamente na formulação de políticas públicas e no atendimento às ocorrências de trânsito. Ao longo dos debates, foram apresentadas experiências, estudos e estratégias voltadas ao aperfeiçoamento da segurança viária e à redução dos impactos causados pelos acidentes.

Entre os temas discutidos estiveram a integração operacional entre instituições que atuam nas rodovias brasileiras, os desafios impostos pelas novas tecnologias automotivas, como veículos elétricos e híbridos, o panorama da mortalidade no trânsito e os caminhos para o fortalecimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
O coordenador técnico do Conesv, major BM Rivaldo Miranda de Andrade, destacou que os painéis promovem discussões entre gestores e representantes de diferentes instituições sobre temas relevantes para a segurança viária e a resposta às emergências.
“Os acidentes de trânsito representam hoje a segunda principal causa de mortes por causas externas no Brasil. Por isso, este evento tem a finalidade de reunir as instituições e os profissionais que atuam na linha de frente da resposta às emergências nas vias brasileiras. Temos painéis de discussão que reúnem gestores e representantes de diferentes instituições para debater temas relevantes relacionados ao trânsito. A programação também conta com simulados operacionais, desafios técnicos e cursos de capacitação voltados à temática das emergências e da segurança no trânsito brasileiro”, destacou.

Um dos painelistas do congresso, o diretor de Assuntos Regulatórios da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Gilberto Martins, falou sobre os avanços tecnológicos da indústria automotiva e os desafios relacionados à regulamentação e à segurança veicular.
“Estamos passando por um momento de grandes transformações, principalmente quando falamos da transição da motorização para a eletrificação. A Anfavea tem trabalhado junto ao governo para avançar na regulamentação, seja em relação aos itens obrigatórios nos veículos, seja nos programas automotivos e nas regras de comercialização. Também temos avançado nas tecnologias de segurança, cada vez mais voltadas à automação e à inteligência artificial”, explicou.
Entre os participantes internacionais do congresso, o argentino Marcelo Radrizzani destacou a importância da cooperação entre os países e da troca de experiências para o fortalecimento das ações voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências.
“A cooperação internacional é muito importante para a segurança viária e para fortalecer a união entre os países. Iniciativas como esta permitem o intercâmbio de experiências e conhecimentos, principalmente entre os países latino-americanos. Viemos da Argentina com três bombeiros especializados em resgate veicular para aprender com as experiências dos outros participantes e também compartilhar os conhecimentos e os casos reais que vivenciamos em nosso país”, afirmou.
O Conesv segue até esta sexta-feira (26) com palestras, cursos, treinamentos práticos, simulados e competições técnicas, reunindo profissionais de diferentes regiões do país para o compartilhamento de experiências e o aperfeiçoamento das ações voltadas à preservação da vida no trânsito.

-
Mato Grosso11 horas atrásRainha da Expoagro 2026 recebe apoio de Max Russi para representar Mato Grosso em Barretos
-
Várzea Grande1 dia atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Cultura7 dias atrásFórum Rio terá debates, cultura e participação popular na Zona Norte
-
Entretenimento6 dias atrásGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor
-
Polícia6 dias atrásCorpo de Bombeiros de MT tem projeto de inteligência geoespacial para combate aos incêndios florestais destacado em prêmio nacional
-
Polícia6 dias atrásServidores podem se inscrever em capacitação da CGE sobre transferências voluntárias
