Cuiabá
Câmara de Cuiabá aprova projetos voltados à inclusão, educação e proteção animal
Cuiabá
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (07), a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em primeira fase, diversos projetos de lei voltados à inclusão social, à educação e à proteção dos direitos dos animais.
Com 23 votos, o projeto de autoria do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), que declara Patrimônio Histórico e Cultural o Siriri e o Cururu em Cuiabá, foi aprovado. Com 21 votos, outros três projetos, de autoria dos vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), Dra. Mara (Podemos) e Baixinha Giraldelli (Solidariedade), foram os únicos aprovados em segunda fase e em regime de urgência especial, e seguem para sanção do Executivo Municipal.
Entre os destaques da pauta estão propostas que visam garantir o acesso igualitário à educação, promover ações inclusivas para pessoas com deficiência e ampliar medidas de cuidado e bem-estar animal no município.
Além dos projetos de lei, os parlamentares também aprovaram projetos de resolução, projetos de decreto legislativo, requerimentos de audiências públicas, proposições para a realização de sessões solenes, moções de aplausos e indicações, que devem ocorrer nos próximos meses.
Projetos de Lei aprovados em primeira fase
O Executivo teve dois projetos de lei aprovados. O primeiro altera dispositivos da Lei Municipal nº 5.982, de 14 de setembro de 2015, a qual dispõe sobre o comércio de alimentos em vias e logradouros públicos por meio da concessão de Termo de Permissão de Uso – TPU. O outro altera a Lei Complementar nº 436, de 3 de outubro de 2017, a Lei Complementar nº 04, de 24 de dezembro de 1992, a Lei nº 6.344, de 4 de janeiro de 2019, e a Lei nº 6.512, de 17 de janeiro de 2020, que dispõem sobre as políticas de proteção animal.
O vereador Adevair Cabral (Solidariedade) também teve dois projetos aprovados. Com 19 votos favoráveis, foi aprovada a inclusão, no calendário oficial de eventos do município, da “Semana Municipal do Líder de Célula”, e o reconhecimento do segundo domingo de setembro como o “Dia Municipal do Líder de Célula”. Já a alteração do nome da via Alameda 02 para Wilmar Benedito de Carvalho, no bairro CPA 3 Setor V, foi aprovada com 21 votos pelos parlamentares.
Foi aprovada, com 21 votos, a criação do “Selo Empresa Amiga do Idoso”, destinado aos estabelecimentos comerciais que adotem política interna de valorização e inclusão da pessoa idosa, de autoria do vereador Dilemário Alencar (União Brasil).
A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) teve seu projeto aprovado com 21 votos. A proposta inclui mensagens educativas nos livros, cadernos e demais materiais didáticos fornecidos pelo poder público municipal, contendo informações e o número de denúncia para casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com 22 votos favoráveis, foi aprovado o projeto de autoria da vereadora e presidente da Casa, Paula Calil (PL), que cria um programa de incentivo ao escotismo nas escolas municipais, visando promover valores éticos, cívicos e habilidades de liderança entre os estudantes.
O vereador Ilde Taques (PSB) também teve a aprovação de seu projeto, com 21 votos, que busca conscientizar e orientar sobre o uso adequado da internet e das redes sociais nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de Cuiabá.
Com foco na proteção animal, o projeto de autoria do vereador Eduardo Magalhães, que institui a “Campanha Permanente de Cuidados e Proteção dos Animais Silvestres” e cria o “Dia do Animal Silvestre”, contou com 20 votos para sua aprovação.
O projeto que declara de utilidade pública municipal a instituição sem fins lucrativos “Unidade do Instituto de Pesquisa e Ensino – Unipec”, do vereador Cezinha Nascimento (União Brasil), recebeu 19 votos para sua aprovação. Outra instituição que foi reconhecida como de utilidade pública municipal, com 20 votos a favor, é a Associação Cultural Afro-Brasileira Filhos e Amigos de Aruanda (ACAFA), de autoria do vereador Demilson Nogueira (PP).
As matérias foram apreciadas pelos parlamentares e agora seguem os trâmites legislativos até a votação final em plenário
Cuiabá
Luisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
Concurso reuniu mais de 100 candidatas e escolheu as representantes da maior feira agropecuária de Mato Grosso.
A beleza, a elegância e a tradição marcaram a grande final do concurso Rainha da 58ª Expoagro 2026, realizada na última sexta-feira (29), no Barones Lounge Bar, em Cuiabá. O evento reuniu candidatas, familiares, convidados e representantes da sociedade mato-grossense em uma noite de glamour e emoção que definiu as representantes oficiais da maior feira agropecuária do Estado.
Organizado pelo jornalista e apresentador João Oliveira, responsável pelo Podcast Caximboco e pelo Programa Variedades, o concurso consolidou mais uma vez sua importância no calendário de eventos da capital. Além da Rainha da Expoagro, João também promove o tradicional concurso Rainha da ExpoVG, fortalecendo os concursos de beleza e a valorização da cultura regional.
A disputa deste ano contou com mais de 100 candidatas inscritas. Após duas etapas eliminatórias, apenas 12 finalistas garantiram vaga na grande decisão. O alto nível das participantes chamou a atenção do público e dos jurados, que avaliaram critérios como postura, comunicação, desenvoltura, presença de palco, carisma e representatividade.
Segundo a organização, as candidatas demonstraram não apenas beleza, mas também simpatia, inteligência e segurança durante todas as fases da competição, tornando a escolha das vencedoras uma das mais difíceis das últimas edições.
Ao final da cerimônia, Giovanna conquistou o título de Segunda Princesa da 58ª Expoagro 2026, sendo reconhecida pelo excelente desempenho apresentado ao longo do concurso. A faixa de Primeira Princesa ficou com Maria Luisa, que também se destacou entre as candidatas mais bem avaliadas da noite.
A grande vencedora foi Luisa Mel, coroada Rainha da 58ª Expoagro 2026. Com o título, ela passa a representar oficialmente Cuiabá durante as festividades da tradicional exposição agropecuária e também terá a responsabilidade de levar o nome da capital mato-grossense ao concurso nacional Miss Rodeio Brasil.
O evento nacional será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, em Barretos, cidade reconhecida como um dos maiores símbolos do rodeio brasileiro. A participação de Luisa Mel reforça a presença de Mato Grosso em um dos concursos mais importantes do segmento country e agropecuário do país.
A escolha da Rainha da 58ª Expoagro reafirma a tradição do evento em valorizar a cultura sertaneja, o universo agro e o protagonismo feminino, mantendo viva uma das mais tradicionais celebrações ligadas ao setor agropecuário mato-grossense.
-
Entretenimento5 dias atrásLuan Santana lota o Beira-Rio com mais de 45 mil pessoas e grava duas inéditas
-
Polícia6 dias atrásCorpo de Bombeiros socorre seis vítimas de acidente entre dois veículos na MT-140 em Sinop
-
Rondonópolis5 dias atrásRondonópolis mantém liderança em MT com U$ 1,2 bilhão exportado em 5 meses
-
Entretenimento6 dias atrásLuma Cesar mostra presentes trazidos do Japão pelos pais e se declara: ‘Amo vocês’
-
Entretenimento5 dias atrásMonique Amin celebra reta final da gravidez com pintura especial na barriga: ‘Demais’
-
Polícia6 dias atrásSesp entrega mais 66 câmeras do Vigia Mais e envia equipes do Bope para Cáceres
-
Entretenimento6 dias atrásGustavo Marsengo e Laís Caldas anunciam nascimento da primeira filha: ‘Bem-vinda’
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil prende investigado por ao menos oito roubos em Várzea Grande
