Cuiabá
Campanha “Bullyng – Acabou Aqui” é lançada nas escolas de Cuiabá
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, em ação da Secretaria Municipal de Educação, deu início na quinta-feira (21) a campanha “Bullyng – Acabou Aqui”. A ação é pautada pela conscientização às crianças dos riscos sociais do Bullyng e Cyberbulling e será estendida, até o final deste ano, a cada uma das 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) da capital.
Haverá palestras no dia 26 e 28 deste mês nas escolas Celina Fialho Bezerra e Cel Octayde Jorge da Silva, respectivamente. No dia 27 de agosto, o tema Bullyng e Cyberbulling será discutido com os pais dos alunos na Escola Municipal de Educação Básica Agostinho Simplicio de Figueiredo, localizada no bairro Poção.
Em setembro, já estão agendadas para os dias 1º e 5 palestras nas escolas Esmeralda de Campos Fontes e Professora Udeney Gonçalves de Amorim.
“É um programa de prevenção, conscientização e proteção das nossas crianças. Professores e servidores estão engajados nesta ação e contamos com o apoio da família. O amor e a união é o que deve prevalecer nas escolas”, afirma o secretário municipal de Educação, Amauri Monge.
No primeiro dia de atividade, 256 crianças com idades de 4 anos, matriculadas na Escola Municipal de Educação Básica Agostinho Simplicio de Figueiredo, participaram, no período de dois turnos, de uma palestra destinada a estimular atitudes de paz, respeito às diferenças e a empatia de incentivo ao resgate de valores éticos e morais para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna.
O palestrante foi o assessor pedagógico Edmilson Marques de Moraes, servidor de carreira. Ele é professor de História da Prefeitura de Cuiabá há 25 anos.
“Quando a gente fala de respeito, significa aceitar o outro dentro das suas características físicas e intelectuais. Quando o respeito é mútuo, o ambiente é mais harmonioso, tornando mais fácil o desenvolvimento das nossas habilidades. Seja na escola, família, Igreja e ambiente de trabalho”, afirma.
Ao longo da palestra, foi levada a mensagem da importância de cada aluno respeitar profissionais que trabalham nas escolas, independente do exercício da função, diante do interesse coletivo de que todas as crianças estão cercadas de pessoas preocupadas com o melhor desenvolvimento de cada um.
“O pai e a mãe se desdobram para dar o melhor a vocês. Aqui na escola, a diretora, coordenadora, secretária, a responsável pela merenda e limpeza da escola, também querem o melhor para cada um de vocês. A melhor devolução disso é o respeito, fazer as atividades de Português e Matemática corretamente, colaborando. Não devemos ofender, provocar. Não devemos ofender ninguém em busca de aprovação de uma plateia presencial ou virtual”, pontuou.
O palestrante Edmilson Marques de Moraes ainda ressaltou a importância da família incentivar os filhos a construírem relações saudáveis em casa, com os pais transmitindo a mensagem aos filhos de que a harmonia deve prevalecer em todos os círculos sociais.
“Quando a gente fala em um ambiente escolar, além de preocupar com os conteúdos ensinados, devemos nos preocupar também com a prática da boa vivência. E, cabe aos professores esse estímulo, mas, é um trabalho em parceria com a família. O conteúdo em sala de aula, as ações diversificadas a respeito do Bullyng, são importantes para que essa prática de dizer não ao Bullyng aconteça dentro do ambiente escolar”.
Acompanharam a palestra, nos dois turnos, a pedagoga Maria Aparecida Ribeiro, que é diretora da EMEB Agostinho Simplicio de Figueiredo, a coordenadora pedagógica Daniela Jesus Fialho e a secretária escolar, Marinete Guimarães.
Entenda
Bullying é um comportamento agressivo, repetitivo e intencional, que envolve um desequilíbrio de poder, usado para intimidar, humilhar ou envergonhar uma vítima.
O Cyberbullying é o mesmo tipo de agressão, mas praticado através de meios digitais, como redes sociais, mensagens de texto e jogos online, e pode ser ainda mais invasivo por não ter limites de tempo ou espaço
Quais os efeitos causados sobre a criança?
A depressão, baixa autoestima, ansiedade, abandono dos estudos, essas são algumas das características mais usuais das vítimas. De certa forma, o bullying é uma prática de exclusão social cujos principais alvos costumam ser pessoas mais retraídas, inseguras. Essas características acabam fazendo com que elas não peçam ajuda e, em geral, elas se sentem desamparadas, com medo, intimidadas e dificuldades em encontrar um adulto que possam ouví-las sem julgamentos, ampará-las nos cuidados e tomar as providências necessárias.
Além dos traços psicológicos, as vítimas desse tipo de agressão apresentam particularidades, como problemas com obesidade, estatura, deficiência física. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos. Também pode acontecer com um novato, uma pessoa inteligente, pessoas neurodiversas ou com uma menina bonita, que acaba sendo perseguida pelas colegas.
Como os pais percebem que seu filho está sofrendo bullying?
Crianças e adolescentes que sofrem humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem ter queda do rendimento escolar, somatizar o sofrimento em doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Observa-se também uma mudança de comportamento. As vítimas ficam isoladas, se tornam agressivas, reclamam de alguma dor física justamente na hora de ir para escola.
Qual é o perfil de quem pratica o bullying?
Os agressores são geralmente os líderes da turma, os mais populares, aqueles que gostam de colocar apelidos nos mais frágeis. Assim como a vítima, os agressores também precisam de ajuda psicológica. No futuro, esta criança ou jovem quando adulto pode ter um comportamento de assediador moral no trabalho e, pior, utilizar da violência, adotar atitudes delinquentes ou criminosas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Luisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
Concurso reuniu mais de 100 candidatas e escolheu as representantes da maior feira agropecuária de Mato Grosso.
A beleza, a elegância e a tradição marcaram a grande final do concurso Rainha da 58ª Expoagro 2026, realizada na última sexta-feira (29), no Barones Lounge Bar, em Cuiabá. O evento reuniu candidatas, familiares, convidados e representantes da sociedade mato-grossense em uma noite de glamour e emoção que definiu as representantes oficiais da maior feira agropecuária do Estado.
Organizado pelo jornalista e apresentador João Oliveira, responsável pelo Podcast Caximboco e pelo Programa Variedades, o concurso consolidou mais uma vez sua importância no calendário de eventos da capital. Além da Rainha da Expoagro, João também promove o tradicional concurso Rainha da ExpoVG, fortalecendo os concursos de beleza e a valorização da cultura regional.
A disputa deste ano contou com mais de 100 candidatas inscritas. Após duas etapas eliminatórias, apenas 12 finalistas garantiram vaga na grande decisão. O alto nível das participantes chamou a atenção do público e dos jurados, que avaliaram critérios como postura, comunicação, desenvoltura, presença de palco, carisma e representatividade.
Segundo a organização, as candidatas demonstraram não apenas beleza, mas também simpatia, inteligência e segurança durante todas as fases da competição, tornando a escolha das vencedoras uma das mais difíceis das últimas edições.
Ao final da cerimônia, Giovanna conquistou o título de Segunda Princesa da 58ª Expoagro 2026, sendo reconhecida pelo excelente desempenho apresentado ao longo do concurso. A faixa de Primeira Princesa ficou com Maria Luisa, que também se destacou entre as candidatas mais bem avaliadas da noite.
A grande vencedora foi Luisa Mel, coroada Rainha da 58ª Expoagro 2026. Com o título, ela passa a representar oficialmente Cuiabá durante as festividades da tradicional exposição agropecuária e também terá a responsabilidade de levar o nome da capital mato-grossense ao concurso nacional Miss Rodeio Brasil.
O evento nacional será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, em Barretos, cidade reconhecida como um dos maiores símbolos do rodeio brasileiro. A participação de Luisa Mel reforça a presença de Mato Grosso em um dos concursos mais importantes do segmento country e agropecuário do país.
A escolha da Rainha da 58ª Expoagro reafirma a tradição do evento em valorizar a cultura sertaneja, o universo agro e o protagonismo feminino, mantendo viva uma das mais tradicionais celebrações ligadas ao setor agropecuário mato-grossense.
-
Cuiabá7 dias atrásLuisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
-
Entretenimento4 dias atrásZezé Di Camargo e Luciano ganham especial do Circuito Sertanejo neste domingo
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura de Rondonólpolis entrega 2.500 kits de materiais de apoio para professores
-
Polícia2 dias atrásCorpo de Bombeiros socorre seis vítimas de acidente entre dois veículos na MT-140 em Sinop
-
Várzea Grande4 dias atrásMegaFeirão da RSJ Veículos segue até domingo e movimenta a economia de Várzea Grande
-
Entretenimento16 horas atrásLuan Santana lota o Beira-Rio com mais de 45 mil pessoas e grava duas inéditas
-
Polícia2 dias atrásSesp entrega mais 66 câmeras do Vigia Mais e envia equipes do Bope para Cáceres
-
Cultura6 dias atrásComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
