Cuiabá

Controladoria em Ação chegará a todas as Secretarias e órgãos municipais

Publicado em

Cuiabá

A Controladoria Geral do Município (CGM) iniciou o projeto Controladoria em Ação, com o objetivo de apresentar detalhadamente o novo Guia Prático de Fiscalização Contratual. A iniciativa chegará a todas as secretarias e órgãos municipais, fortalecendo a aproximação com a CGM, que tem a função de prestar orientações técnicas e recomendações preventivas. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão (SMSocial) foi a primeira a ser contemplada com a visita, liderada pelo controlador Wesley Bucco, na tarde de terça-feira (5). A próxima será a Secretaria Municipal de Habitação.

O Guia Prático de Fiscalização Contratual é um documento elaborado para padronizar e aperfeiçoar os procedimentos de acompanhamento e fiscalização dos contratos e convênios celebrados pela SMSocial, fortalecendo a governança, a transparência e a eficiência administrativa.

“O projeto Controladoria em Ação visa aproximar a Controladoria Geral dos órgãos, principalmente para oferecer apoio técnico com orientações e recomendações preventivas. O que a controladoria busca é antecipar situações de desafios e dificuldades, para que haja uma resolução no âmbito de cada secretaria, em relação a pagamentos de despesas, contratos administrativos, licitações, folha de pagamento. A ideia é aproximar e demonstrar que a controladoria está junto dos órgãos para dar esse apoio. Quando a gente se reúne, o bate-papo e o compartilhamento de desafios ajudam a sanar muitas dúvidas e encontrar soluções”, frisou Wesley.

Segundo ele, a CGM quer construir uma administração em conformidade legal, uma administração transparente, que evite qualquer tipo de desvio ou erro, o que, consequentemente, se refletirá na prestação de um serviço mais eficiente.

Mais que isso, a Controladoria quer conhecer a realidade de cada órgão. Para isso, estará indo in loco. Considerando que cada órgão tem atuação diferente, o objetivo é entender essas realidades e ajudar a superar desafios.

“O Guia de Fiscalização de Contratos é nosso foco e precisa chegar ao conhecimento de todos. É um manual que contempla as atribuições e competências de gestores e fiscais de contratos, que são agentes fundamentais, essenciais para que os contratos administrativos ocorram de forma legal, eficiente e dentro dos padrões aceitos pela administração pública”, pontuou.

Durante a explanação, dúvidas levantadas pela equipe gestora da SMSocial foram esclarecidas, promovendo maior segurança e padronização na condução dos processos internos.

“É uma excelente parceria. As secretarias têm que caminhar junto com a Controladoria, com a finalidade de demonstrar que os recursos públicos estão sendo bem aplicados, com uma gestão acertada, afinada tanto com a Controladoria quanto com o Tribunal de Contas”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela de Oliveira.

O controlador-geral Wesley Emerich Bucco abriu os trabalhos ressaltando a importância do controle interno e do rigor nos procedimentos administrativos relacionados à formalização, execução e prestação de contas dos contratos e convênios da secretaria, entre outros assuntos.

Na sequência, o diretor de Controle Interno, Wanderson Arruda Oliveira, detalhou o conteúdo do guia, esclarecendo metodologias, fluxos operacionais e rotinas recomendadas para a fiscalização contratual.

O ouvidor-geral, Jeidson Rodrigo de Campos, orientou sobre o funcionamento do Sistema Municipal de Ouvidoria, destacando o arcabouço normativo aplicável e a relevância da implantação e fortalecimento da Ouvidoria Setorial no âmbito da SMSocial.

A Diretoria Geral de Transparência, representada pela assessora técnica Joilce Botelho Acosta, apresentou as diretrizes e ferramentas relativas à transparência pública, enfatizando a importância do Portal da Transparência, da publicidade ativa dos atos administrativos, da correta alimentação dos sistemas oficiais e do cumprimento das obrigações legais relacionadas à prestação de contas.

Também participaram o diretor especial da Controladoria Geral, Willian Adorno, a secretária adjunta de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Paola Reis, e toda a equipe técnica da secretaria.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Luisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá

Concurso reuniu mais de 100 candidatas e escolheu as representantes da maior feira agropecuária de Mato Grosso.

Publicados

em

Foto: Reprodução

A beleza, a elegância e a tradição marcaram a grande final do concurso Rainha da 58ª Expoagro 2026, realizada na última sexta-feira (29), no Barones Lounge Bar, em Cuiabá. O evento reuniu candidatas, familiares, convidados e representantes da sociedade mato-grossense em uma noite de glamour e emoção que definiu as representantes oficiais da maior feira agropecuária do Estado.

Organizado pelo jornalista e apresentador João Oliveira, responsável pelo Podcast Caximboco e pelo Programa Variedades, o concurso consolidou mais uma vez sua importância no calendário de eventos da capital. Além da Rainha da Expoagro, João também promove o tradicional concurso Rainha da ExpoVG, fortalecendo os concursos de beleza e a valorização da cultura regional.

A disputa deste ano contou com mais de 100 candidatas inscritas. Após duas etapas eliminatórias, apenas 12 finalistas garantiram vaga na grande decisão. O alto nível das participantes chamou a atenção do público e dos jurados, que avaliaram critérios como postura, comunicação, desenvoltura, presença de palco, carisma e representatividade.

Segundo a organização, as candidatas demonstraram não apenas beleza, mas também simpatia, inteligência e segurança durante todas as fases da competição, tornando a escolha das vencedoras uma das mais difíceis das últimas edições.

Ao final da cerimônia, Giovanna conquistou o título de Segunda Princesa da 58ª Expoagro 2026, sendo reconhecida pelo excelente desempenho apresentado ao longo do concurso. A faixa de Primeira Princesa ficou com Maria Luisa, que também se destacou entre as candidatas mais bem avaliadas da noite.

A grande vencedora foi Luisa Mel, coroada Rainha da 58ª Expoagro 2026. Com o título, ela passa a representar oficialmente Cuiabá durante as festividades da tradicional exposição agropecuária e também terá a responsabilidade de levar o nome da capital mato-grossense ao concurso nacional Miss Rodeio Brasil.

O evento nacional será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, em Barretos, cidade reconhecida como um dos maiores símbolos do rodeio brasileiro. A participação de Luisa Mel reforça a presença de Mato Grosso em um dos concursos mais importantes do segmento country e agropecuário do país.

A escolha da Rainha da 58ª Expoagro reafirma a tradição do evento em valorizar a cultura sertaneja, o universo agro e o protagonismo feminino, mantendo viva uma das mais tradicionais celebrações ligadas ao setor agropecuário mato-grossense.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA