Cuiabá
Controladoria em Ação chegará a todas as Secretarias e órgãos municipais
Cuiabá
A Controladoria Geral do Município (CGM) iniciou o projeto Controladoria em Ação, com o objetivo de apresentar detalhadamente o novo Guia Prático de Fiscalização Contratual. A iniciativa chegará a todas as secretarias e órgãos municipais, fortalecendo a aproximação com a CGM, que tem a função de prestar orientações técnicas e recomendações preventivas. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão (SMSocial) foi a primeira a ser contemplada com a visita, liderada pelo controlador Wesley Bucco, na tarde de terça-feira (5). A próxima será a Secretaria Municipal de Habitação.
O Guia Prático de Fiscalização Contratual é um documento elaborado para padronizar e aperfeiçoar os procedimentos de acompanhamento e fiscalização dos contratos e convênios celebrados pela SMSocial, fortalecendo a governança, a transparência e a eficiência administrativa.
“O projeto Controladoria em Ação visa aproximar a Controladoria Geral dos órgãos, principalmente para oferecer apoio técnico com orientações e recomendações preventivas. O que a controladoria busca é antecipar situações de desafios e dificuldades, para que haja uma resolução no âmbito de cada secretaria, em relação a pagamentos de despesas, contratos administrativos, licitações, folha de pagamento. A ideia é aproximar e demonstrar que a controladoria está junto dos órgãos para dar esse apoio. Quando a gente se reúne, o bate-papo e o compartilhamento de desafios ajudam a sanar muitas dúvidas e encontrar soluções”, frisou Wesley.
Segundo ele, a CGM quer construir uma administração em conformidade legal, uma administração transparente, que evite qualquer tipo de desvio ou erro, o que, consequentemente, se refletirá na prestação de um serviço mais eficiente.
Mais que isso, a Controladoria quer conhecer a realidade de cada órgão. Para isso, estará indo in loco. Considerando que cada órgão tem atuação diferente, o objetivo é entender essas realidades e ajudar a superar desafios.
“O Guia de Fiscalização de Contratos é nosso foco e precisa chegar ao conhecimento de todos. É um manual que contempla as atribuições e competências de gestores e fiscais de contratos, que são agentes fundamentais, essenciais para que os contratos administrativos ocorram de forma legal, eficiente e dentro dos padrões aceitos pela administração pública”, pontuou.
Durante a explanação, dúvidas levantadas pela equipe gestora da SMSocial foram esclarecidas, promovendo maior segurança e padronização na condução dos processos internos.
“É uma excelente parceria. As secretarias têm que caminhar junto com a Controladoria, com a finalidade de demonstrar que os recursos públicos estão sendo bem aplicados, com uma gestão acertada, afinada tanto com a Controladoria quanto com o Tribunal de Contas”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela de Oliveira.
O controlador-geral Wesley Emerich Bucco abriu os trabalhos ressaltando a importância do controle interno e do rigor nos procedimentos administrativos relacionados à formalização, execução e prestação de contas dos contratos e convênios da secretaria, entre outros assuntos.
Na sequência, o diretor de Controle Interno, Wanderson Arruda Oliveira, detalhou o conteúdo do guia, esclarecendo metodologias, fluxos operacionais e rotinas recomendadas para a fiscalização contratual.
O ouvidor-geral, Jeidson Rodrigo de Campos, orientou sobre o funcionamento do Sistema Municipal de Ouvidoria, destacando o arcabouço normativo aplicável e a relevância da implantação e fortalecimento da Ouvidoria Setorial no âmbito da SMSocial.
A Diretoria Geral de Transparência, representada pela assessora técnica Joilce Botelho Acosta, apresentou as diretrizes e ferramentas relativas à transparência pública, enfatizando a importância do Portal da Transparência, da publicidade ativa dos atos administrativos, da correta alimentação dos sistemas oficiais e do cumprimento das obrigações legais relacionadas à prestação de contas.
Também participaram o diretor especial da Controladoria Geral, Willian Adorno, a secretária adjunta de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Paola Reis, e toda a equipe técnica da secretaria.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Luisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
Concurso reuniu mais de 100 candidatas e escolheu as representantes da maior feira agropecuária de Mato Grosso.
A beleza, a elegância e a tradição marcaram a grande final do concurso Rainha da 58ª Expoagro 2026, realizada na última sexta-feira (29), no Barones Lounge Bar, em Cuiabá. O evento reuniu candidatas, familiares, convidados e representantes da sociedade mato-grossense em uma noite de glamour e emoção que definiu as representantes oficiais da maior feira agropecuária do Estado.
Organizado pelo jornalista e apresentador João Oliveira, responsável pelo Podcast Caximboco e pelo Programa Variedades, o concurso consolidou mais uma vez sua importância no calendário de eventos da capital. Além da Rainha da Expoagro, João também promove o tradicional concurso Rainha da ExpoVG, fortalecendo os concursos de beleza e a valorização da cultura regional.
A disputa deste ano contou com mais de 100 candidatas inscritas. Após duas etapas eliminatórias, apenas 12 finalistas garantiram vaga na grande decisão. O alto nível das participantes chamou a atenção do público e dos jurados, que avaliaram critérios como postura, comunicação, desenvoltura, presença de palco, carisma e representatividade.
Segundo a organização, as candidatas demonstraram não apenas beleza, mas também simpatia, inteligência e segurança durante todas as fases da competição, tornando a escolha das vencedoras uma das mais difíceis das últimas edições.
Ao final da cerimônia, Giovanna conquistou o título de Segunda Princesa da 58ª Expoagro 2026, sendo reconhecida pelo excelente desempenho apresentado ao longo do concurso. A faixa de Primeira Princesa ficou com Maria Luisa, que também se destacou entre as candidatas mais bem avaliadas da noite.
A grande vencedora foi Luisa Mel, coroada Rainha da 58ª Expoagro 2026. Com o título, ela passa a representar oficialmente Cuiabá durante as festividades da tradicional exposição agropecuária e também terá a responsabilidade de levar o nome da capital mato-grossense ao concurso nacional Miss Rodeio Brasil.
O evento nacional será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, em Barretos, cidade reconhecida como um dos maiores símbolos do rodeio brasileiro. A participação de Luisa Mel reforça a presença de Mato Grosso em um dos concursos mais importantes do segmento country e agropecuário do país.
A escolha da Rainha da 58ª Expoagro reafirma a tradição do evento em valorizar a cultura sertaneja, o universo agro e o protagonismo feminino, mantendo viva uma das mais tradicionais celebrações ligadas ao setor agropecuário mato-grossense.
-
Entretenimento6 dias atrásZezé Di Camargo e Luciano ganham especial do Circuito Sertanejo neste domingo
-
Entretenimento4 dias atrásLuan Santana lota o Beira-Rio com mais de 45 mil pessoas e grava duas inéditas
-
Várzea Grande6 dias atrásMegaFeirão da RSJ Veículos segue até domingo e movimenta a economia de Várzea Grande
-
Polícia5 dias atrásCorpo de Bombeiros socorre seis vítimas de acidente entre dois veículos na MT-140 em Sinop
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis mantém liderança em MT com U$ 1,2 bilhão exportado em 5 meses
-
Entretenimento5 dias atrásLuma Cesar mostra presentes trazidos do Japão pelos pais e se declara: ‘Amo vocês’
-
Polícia5 dias atrásSesp entrega mais 66 câmeras do Vigia Mais e envia equipes do Bope para Cáceres
-
Entretenimento4 dias atrásMonique Amin celebra reta final da gravidez com pintura especial na barriga: ‘Demais’
