Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá apoia acadêmicos indígenas em ação emergencial
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realizou, neste fim de semana, uma ação humanitária pontual e imediata em apoio a quase 100 acadêmicos indígenas de Mato Grosso que estavam na capital para atividades presenciais intensivas de cursos técnicos e de graduação. A iniciativa garantiu um jantar no sábado (17) e um almoço no domingo (18), assegurando condições adequadas para que os estudantes retornassem com tranquilidade e segurança às suas aldeias de origem.
A mobilização foi conduzida por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, após o poder público tomar conhecimento de uma necessidade emergencial enfrentada pelo grupo, formado por estudantes de 27 etnias diferentes. Os acadêmicos permanecem em Cuiabá por períodos específicos, geralmente de 15 dias, para cumprir etapas presenciais obrigatórias de sua formação, retornando posteriormente às aldeias, onde vivem e atuam junto às suas comunidades.
Diferentemente de informações equivocadas que circularam nas redes sociais, os estudantes não se encontravam em situação de rua nem de abandono. Trata-se de acadêmicos regularmente matriculados, que custeiam sua formação com recursos próprios e com apoio de associações indígenas, mas que, de forma pontual, ficaram sem recursos financeiros para alimentação nos dias que antecederam o retorno às aldeias.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que a atuação da Prefeitura ocorreu de forma responsável, técnica e humanitária. “Ao tomarmos conhecimento da situação, nossa equipe foi até o local para compreender a realidade e identificou estudantes indígenas em plena atividade acadêmica, comprometidos com sua formação e com o retorno às suas comunidades. Diante de uma necessidade pontual, a Prefeitura de Cuiabá agiu prontamente para garantir alimentação e preservar a dignidade dessas pessoas, sempre com respeito às culturas, às etnias e ao contexto em que estão inseridas”, afirmou a secretária.
Formação acadêmica com compromisso social
Os cursos são oferecidos pela Faculdade do Centro Educacional Interdisciplinar do Brasil (Faceib), instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e integrante do Grupo Educacional Uniceib. O projeto educacional voltado aos povos originários atende atualmente 92 estudantes, com foco nas áreas de Saúde, Direito, Pedagogia e Administração, em um ciclo de formação de quatro anos.
Segundo o coordenador do projeto e diretor da Faceib, professor doutor José Olímpio dos Santos, os acadêmicos que participaram da ação já estão na fase final do curso. “Os indígenas que participaram deste jantar e do almoço já estão retornando para suas respectivas aldeias. Eles permaneceram em Cuiabá por quinze dias para concluir a penúltima etapa do programa, cuja fase final ocorrerá em julho, com os preparativos para a formatura. Ao todo, serão quatro anos de formação”, destacou.
O professor, que possui mais de 33 anos de experiência na educação básica e superior, ressaltou ainda o caráter inédito do apoio institucional. “Esta é a primeira vez que o poder público municipal oferece um suporte desse porte ao projeto. É um reconhecimento à disciplina, ao comprometimento e à seriedade desses estudantes ao longo da formação”, afirmou.
Educação que respeita cultura, identidade e território
O modelo educacional adotado respeita integralmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao mesmo tempo em que preserva as particularidades culturais, religiosas e linguísticas de cada etnia. As aulas são ministradas em língua portuguesa, com respeito às línguas maternas e aos dialetos tradicionais, utilizados como apoio pedagógico sempre que necessário.
Os estudantes vêm de regiões como Juína, Gaúcha do Norte, Parque Nacional do Xingu e território Panará. Durante a permanência em Cuiabá, ficam alojados em um espaço cedido pela Associação de Moradores local, próximo à faculdade, com estrutura pensada para proporcionar acolhimento e respeito cultural.
Vozes dos acadêmicos indígenas
Representantes dos estudantes destacaram a importância do apoio recebido. Akalo Kalapalo, acadêmico de Pedagogia da etnia Kalapalo, ressaltou o significado da iniciativa. “Gostaria de agradecer à Prefeitura de Cuiabá pelo apoio com as refeições que estão sendo oferecidas. É uma ajuda muito importante para nós. Meu plano é retornar à minha aldeia e trabalhar lá, levando o conhecimento que estou adquirindo”, afirmou.
Marco Wandala Palã, líder da turma de Pedagogia, também registrou agradecimento. “Em nome de todos os acadêmicos, agradecemos à Prefeitura de Cuiabá pelo apoio prestado”, disse.
Já o professor e liderança indígena Mato Lakalapalo destacou o caráter coletivo da ação. “Essa doação de alimento é uma iniciativa muito importante e demonstra respeito com nosso povo”, pontuou.
Para Abacatu Kayabi, conhecido como Cristiano, acadêmico da licenciatura em Pedagogia, a parceria simboliza inclusão. “Ingressar no ensino superior é uma conquista muito grande para nós. Somos todos povo brasileiro, e esse apoio da gestão municipal fortalece nossa caminhada”, afirmou.
Ação humanitária e responsabilidade institucional
O coordenador técnico de políticas sociais da secretaria, Joelton de Souza, explicou que a equipe foi ao local após questionamentos da comunidade sobre a presença do grupo. “No local, identificamos estudantes indígenas de cursos como Direito, Administração e Enfermagem, que relataram uma dificuldade financeira pontual. Sensibilizada, a secretaria providenciou imediatamente as refeições para este sábado e domingo”, explicou.
A atuação reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a dignidade humana, o diálogo intercultural e a responsabilidade social, adotando uma postura ética e humanitária diante de uma necessidade emergencial, sem estigmatização ou exposição indevida dos envolvidos.
Ao garantir apoio pontual aos acadêmicos indígenas, o Município contribui para que esses estudantes retornem às suas aldeias fortalecidos, levando conhecimento, formação e esperança, valores que reafirmam o papel do poder público como agente de inclusão, respeito e transformação social.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Luisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
Concurso reuniu mais de 100 candidatas e escolheu as representantes da maior feira agropecuária de Mato Grosso.
A beleza, a elegância e a tradição marcaram a grande final do concurso Rainha da 58ª Expoagro 2026, realizada na última sexta-feira (29), no Barones Lounge Bar, em Cuiabá. O evento reuniu candidatas, familiares, convidados e representantes da sociedade mato-grossense em uma noite de glamour e emoção que definiu as representantes oficiais da maior feira agropecuária do Estado.
Organizado pelo jornalista e apresentador João Oliveira, responsável pelo Podcast Caximboco e pelo Programa Variedades, o concurso consolidou mais uma vez sua importância no calendário de eventos da capital. Além da Rainha da Expoagro, João também promove o tradicional concurso Rainha da ExpoVG, fortalecendo os concursos de beleza e a valorização da cultura regional.
A disputa deste ano contou com mais de 100 candidatas inscritas. Após duas etapas eliminatórias, apenas 12 finalistas garantiram vaga na grande decisão. O alto nível das participantes chamou a atenção do público e dos jurados, que avaliaram critérios como postura, comunicação, desenvoltura, presença de palco, carisma e representatividade.
Segundo a organização, as candidatas demonstraram não apenas beleza, mas também simpatia, inteligência e segurança durante todas as fases da competição, tornando a escolha das vencedoras uma das mais difíceis das últimas edições.
Ao final da cerimônia, Giovanna conquistou o título de Segunda Princesa da 58ª Expoagro 2026, sendo reconhecida pelo excelente desempenho apresentado ao longo do concurso. A faixa de Primeira Princesa ficou com Maria Luisa, que também se destacou entre as candidatas mais bem avaliadas da noite.
A grande vencedora foi Luisa Mel, coroada Rainha da 58ª Expoagro 2026. Com o título, ela passa a representar oficialmente Cuiabá durante as festividades da tradicional exposição agropecuária e também terá a responsabilidade de levar o nome da capital mato-grossense ao concurso nacional Miss Rodeio Brasil.
O evento nacional será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, em Barretos, cidade reconhecida como um dos maiores símbolos do rodeio brasileiro. A participação de Luisa Mel reforça a presença de Mato Grosso em um dos concursos mais importantes do segmento country e agropecuário do país.
A escolha da Rainha da 58ª Expoagro reafirma a tradição do evento em valorizar a cultura sertaneja, o universo agro e o protagonismo feminino, mantendo viva uma das mais tradicionais celebrações ligadas ao setor agropecuário mato-grossense.
-
Cuiabá7 dias atrásLuisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
-
Entretenimento4 dias atrásZezé Di Camargo e Luciano ganham especial do Circuito Sertanejo neste domingo
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura de Rondonólpolis entrega 2.500 kits de materiais de apoio para professores
-
Polícia2 dias atrásCorpo de Bombeiros socorre seis vítimas de acidente entre dois veículos na MT-140 em Sinop
-
Várzea Grande4 dias atrásMegaFeirão da RSJ Veículos segue até domingo e movimenta a economia de Várzea Grande
-
Entretenimento16 horas atrásLuan Santana lota o Beira-Rio com mais de 45 mil pessoas e grava duas inéditas
-
Polícia2 dias atrásSesp entrega mais 66 câmeras do Vigia Mais e envia equipes do Bope para Cáceres
-
Cultura6 dias atrásComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
