Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá terá expediente especial na Saúde nesta segunda-feira
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que as unidades administrativas e ambulatoriais da rede municipal terão expediente especial nesta segunda-feira, com atendimento ao público até as 12h, em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde do dia do jogo da Seleção Brasileira contra o Japão, válido pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026. A medida vale para o dia 29 de junho.
Desta vez, além dos setores administrativos e das unidades especializadas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) que funcionarão até às 11h e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) também funcionarão em regime especial, encerrando o atendimento ao meio-dia.
Pacientes com consultas ou procedimentos eletivos agendados para o período da tarde terão os atendimentos remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade de saúde. As equipes entrarão em contato com os usuários para informar a nova data e o horário.
A medida segue decreto municipal que estabelece horário especial de expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito da capital e contribuir para a mobilidade urbana.
Atendimento normal
Os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente, sem qualquer alteração. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que necessitar de atendimento de urgência e emergência a procurar uma das unidades 24 horas da rede municipal, que permanecerão em pleno funcionamento durante todo o período.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola
A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).
Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.
Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.
O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”
Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”
Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.
“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.
O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.
O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.
Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande2 dias atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Mato Grosso1 dia atrásRainha da Expoagro 2026 recebe apoio de Max Russi para representar Mato Grosso em Barretos
-
Cultura7 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura7 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Rondonópolis7 dias atrásReforma do Hospital da Lions segue com intervenções em diferentes setores
-
Polícia3 dias atrásCavalaria da Polícia Militar detém integrantes de facção com drogas em Barra do Bugres
-
Entretenimento7 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento6 dias atrásClássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
