Cuiabá
UPAs de Cuiabá zeram internações nas salas de medicação
Cuiabá
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá alcançou, nesta sexta-feira (09), um marco importante na rede de urgência e emergência: todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital estão sem pacientes internados nas salas de medicação por falta de vagas em enfermarias hospitalares. O resultado é fruto de uma força-tarefa entre as equipes da atenção secundária, terciária, regulação estadual e os hospitais da rede municipal.
A ação, articulada pela secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, envolveu alinhamentos diretos com os gestores das UPAs, do Hospital São Benedito, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal e a Central de Regulação Estadual, visando destravar os fluxos de transferências e garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado no tempo certo.
“Foi um trabalho coordenado entre todas as frentes da rede municipal, com articulação direta com a regulação estadual. Conseguimos construir esse resultado graças ao compromisso dos nossos profissionais, das equipes de gestão das UPAs e dos hospitais, que entenderam a urgência e a importância de acelerar as transferências. Isso representa um avanço real para a saúde de Cuiabá”, destacou Carmona.
Conforme o secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, o cenário era crítico até poucos dias atrás, com média diária de até 15 pacientes internados por dia nas salas de medicação de cada UPA, aguardando leitos hospitalares.
“Conseguimos, de ontem para hoje, realizar 7 transferências para UTIs e 21 para leitos de enfermarias hospitalares, o que permitiu zerar as internações nas salas de medicação. Esse tem sido o ritmo da força-tarefa. Estamos priorizando os pacientes com maior tempo de internação, inclusive já transferimos casos de pacientes que estavam há quase 30 dias aguardando procedimentos como vascular e urologia”, explicou Odair.
Ele reforça ainda que, apesar de os leitos de enfermaria dos hospitais estarem com ocupação máxima, o trabalho conjunto tem garantido o giro necessário para que os pacientes das UPAs não fiquem represados. “Hoje, a média é de três pacientes internados por box de emergência, um número bem mais controlado do que o que víamos nas últimas semanas”, acrescentou.
A força-tarefa, que continua ao longo dos próximos dias, envolve atualizações constantes das equipes sobre as altas hospitalares, com liberação imediata das vagas para os pacientes das UPAs. Os coordenadores das unidades também têm atuado de forma intensa, buscando reduzir ao máximo o tempo de permanência dos pacientes nos locais de pronto atendimento.
“Esse resultado não é apenas estatístico. Ele representa mais dignidade, mais conforto e mais chance de recuperação para os nossos pacientes. Vamos continuar firmes para manter esse fluxo funcionando e garantir que nenhuma pessoa fique desassistida ou internada em condições inadequadas”, finalizou a secretária Danielle Carmona.
A Secretaria de Saúde continuará monitorando a ocupação dos leitos hospitalares e ampliando a articulação com os hospitais da rede para manter o bom funcionamento do sistema, com foco na resolutividade do atendimento.
#PraCegoVer
A imagem mostra a fachada da UPA Leblon. O prédio possui as cores branca e verde. Na imagem, aparecem algumas pessoas em frente à unidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Luisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
Concurso reuniu mais de 100 candidatas e escolheu as representantes da maior feira agropecuária de Mato Grosso.
A beleza, a elegância e a tradição marcaram a grande final do concurso Rainha da 58ª Expoagro 2026, realizada na última sexta-feira (29), no Barones Lounge Bar, em Cuiabá. O evento reuniu candidatas, familiares, convidados e representantes da sociedade mato-grossense em uma noite de glamour e emoção que definiu as representantes oficiais da maior feira agropecuária do Estado.
Organizado pelo jornalista e apresentador João Oliveira, responsável pelo Podcast Caximboco e pelo Programa Variedades, o concurso consolidou mais uma vez sua importância no calendário de eventos da capital. Além da Rainha da Expoagro, João também promove o tradicional concurso Rainha da ExpoVG, fortalecendo os concursos de beleza e a valorização da cultura regional.
A disputa deste ano contou com mais de 100 candidatas inscritas. Após duas etapas eliminatórias, apenas 12 finalistas garantiram vaga na grande decisão. O alto nível das participantes chamou a atenção do público e dos jurados, que avaliaram critérios como postura, comunicação, desenvoltura, presença de palco, carisma e representatividade.
Segundo a organização, as candidatas demonstraram não apenas beleza, mas também simpatia, inteligência e segurança durante todas as fases da competição, tornando a escolha das vencedoras uma das mais difíceis das últimas edições.
Ao final da cerimônia, Giovanna conquistou o título de Segunda Princesa da 58ª Expoagro 2026, sendo reconhecida pelo excelente desempenho apresentado ao longo do concurso. A faixa de Primeira Princesa ficou com Maria Luisa, que também se destacou entre as candidatas mais bem avaliadas da noite.
A grande vencedora foi Luisa Mel, coroada Rainha da 58ª Expoagro 2026. Com o título, ela passa a representar oficialmente Cuiabá durante as festividades da tradicional exposição agropecuária e também terá a responsabilidade de levar o nome da capital mato-grossense ao concurso nacional Miss Rodeio Brasil.
O evento nacional será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, em Barretos, cidade reconhecida como um dos maiores símbolos do rodeio brasileiro. A participação de Luisa Mel reforça a presença de Mato Grosso em um dos concursos mais importantes do segmento country e agropecuário do país.
A escolha da Rainha da 58ª Expoagro reafirma a tradição do evento em valorizar a cultura sertaneja, o universo agro e o protagonismo feminino, mantendo viva uma das mais tradicionais celebrações ligadas ao setor agropecuário mato-grossense.
-
Cuiabá7 dias atrásLuisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
-
Entretenimento4 dias atrásZezé Di Camargo e Luciano ganham especial do Circuito Sertanejo neste domingo
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura de Rondonólpolis entrega 2.500 kits de materiais de apoio para professores
-
Várzea Grande4 dias atrásMegaFeirão da RSJ Veículos segue até domingo e movimenta a economia de Várzea Grande
-
Polícia2 dias atrásCorpo de Bombeiros socorre seis vítimas de acidente entre dois veículos na MT-140 em Sinop
-
Entretenimento15 horas atrásLuan Santana lota o Beira-Rio com mais de 45 mil pessoas e grava duas inéditas
-
Polícia2 dias atrásSesp entrega mais 66 câmeras do Vigia Mais e envia equipes do Bope para Cáceres
-
Cultura6 dias atrásComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
