Rondonópolis

Prefeitura abre Semana de Valorização da Enfermagem com homenagem inédita​

Publicado em

Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um grande encontro entre profissionais da enfermagem que atuam na rede municipal, marcando a abertura da Semana de Valorização da Enfermagem. Foi a primeira vez que o Município prestou uma homenagem desse tipo a esses profissionais.

Presente no encontro, o prefeito Cláudio Ferreira lembrou que outros setores do município realizam com frequência eventos para promover a união das equipes de trabalho, mas que a saúde, com suas complexidades, sempre acabou ficando de lado, o que deve mudar em sua gestão.

“Ninguém faz nada sozinho, sabemos muito bem a importância de ter uma equipe entrosada. Tenho certeza que será mais uma iniciativa que vai colaborar com o atendimento lá na ponta, com a saúde que a gente quer ter em Rondonópolis. É um momento de muita alegria”, disse o prefeito.

Profissionais da enfermagem durante o encontro. Foto – Marcos Miraglia

Rondonópolis tem mais de 600 profissionais de enfermagem atuando na Atenção Primária, Atenção Especializada, Rede Hospitalar, Samu e em demais setores da SMS. Considerados a linha de frente da saúde, eles oferecem assistência e acolhimento, além de contribuírem diretamente para a qualidade de vida da população.

“São profissionais que dão a vida pela vida. Eles se dedicam arduamente, muitos possuem carga horária extensa, mas estão sempre firmes servindo a população. Nada mais justo que reconhecer esses profissionais e a atuação deles em prol da sociedade”, reforçou o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.

Secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino. Foto – Marcos Miraglia

O secretário lembrou que nunca na história de Rondonópolis foram realizadas tantas capacitações e treinamentos para a categoria, e que a gestão está comprometida em melhorar os espaços de trabalho desses profissionais, mesmo diante do baixo financiamento do SUS, um problema nacional.

A Semana de Valorização da Enfermagem vai de 12 a 20 de maio, sendo que no dia 12 é celebrado o Dia Internacional do Enfermeiro e no dia 20 o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Aproveitando o encontro, a SMS promoveu ainda um café da manhã em comemoração e também o sorteio de brindes aos presentes.

Foto – Marcos Miraglia


Foto – Marcos Miraglia


Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Prefeitura abre espaço para população participar do Plano de Mobilidade Urbana de Rondonópolis

Publicados

em

Agora a população pode fazer parte da construção do sistema viário e de transportes de Rondonópolis, respondendo ao questionário virtual da Pesquisa de Mobilidade Urbana. Os cidadãos podem opinar, por meio de um questionário simples, sobre temas como bairro de moradia, meios de transporte utilizados, frequência e motivos dos deslocamentos, condições das calçadas e ciclovias, condições das vias usadas, avaliação do transporte coletivo, entre outros.

Essa escuta da população está sendo possível dentro da atual fase do Plano de Mobilidade Urbana, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Rondonópolis e que atenderá a demanda da cidade para os próximos 10 anos. Seu objetivo é melhorar a acessibilidade aos equipamentos públicos, ao espaço urbano e à segurança nos deslocamentos dentro do município, bem como outros fatores que visem à redução de tempo de deslocamento e à eficiência na utilização dos diferentes meios de transporte.

A previsão é que o plano seja concluído entre o final de 2026 e o início de 2027. A atual fase de elaboração do plano envolve o diagnóstico da mobilidade urbana de Rondonópolis, compreendendo a realização de levantamentos de campo, do diagnóstico participativo, incluindo entrevistas e oficinas comunitárias, a caracterização do sistema de mobilidade, e a consolidação do diagnóstico.

Além do formulário online, a fase de escuta da população contempla a realização de oficinas comunitárias. Segundo o líder de projetos da Houer Consultoria, empresa que atua na elaboração do plano, Ricardo Fonseca Machado Costa, essa etapa é importante para conhecer as principais “dores” dos munícipes a respeito dos problemas de mobilidade, com as respectivas percepções relacionadas à temática.

Ricardo explica que, conhecendo os principais problemas de mobilidade de forma efetiva, pode-se construir um plano com diretrizes direcionadas à devida resolução deles.

O questionário online vai ficar disponível aos cidadãos de Rondonópolis por 30 dias, podendo ser preenchido por qualquer pessoa e, para a sua validação, deve ser respondido em sua totalidade.

Ajude na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana preenchendo aqui o questionário.

Foto – Ednilson Aguiar

Prefeitura de Rondonópolis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA