Sorriso

Com alta no número de pombos, Prefeitura reforça serviços de poda de árvores

Publicado em

Sorriso

Passou pelas praças da Juventude e das Fontes e percebeu um aumento no número de pombos nos dois locais? Pois é, não é só nesses pontos. A equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra) também tem notado aumento desses animais. “Há uma grande concentração de pombos nessas duas praças e em vários outros pontos, por estamos realizando o trabalho de poda drástica das árvores desses locais”, explica o gestor da Sintra, Milton Geller.

Geller frisa que essa proliferação de pombos não é um problema exclusivo de Sorriso. “Encontramos pombos na maioria das cidades brasileiras, aqui não é diferente. O ambiente das praças é acolhedor, propício a eles, e muitos visitantes acabam ofertando alimentos aos animais, o que acaba atraindo mais aves para as praças”, explica.

Contudo, lembra o secretário, apesar de bonitos e fazer parte do dia-a-dia das praças espalhadas pelo país, é preciso ficar de olho, pois os pombos, por meio das fezes, são vetores de várias doenças para os seres humanos como a salmonelose que provoca febre, dor de cabeça, cólica e diarreia, entre outros sintomas; a histoplasmose que ataca o sistema respiratório e a criptococose que pode atingir o sistema neurológico e causar meningite.

“Claro que todos nós gostamos dos pássaros, mas precisamos garantir a saúde pública da nossa população; por isso, diante das enfermidades que os pombos podem chegar a transmitir e como nas duas praças tem grande circulação de pessoas, inclusive de crianças, optamos pela poda drástica”, reforça. Geller ressalta que com a poda haverá uma “debandada” natural das aves, “esperamos que elas se mudem para outras áreas verdes em que não haja grande concentração de pessoas”, frisa.

E de quebra, com a poda, a fiação que está em risco com o crescimento das copas das árvores, será preservada. “Evitando inclusive possíveis acidentes”, diz. “Esse também é um processo de regeneração das próprias árvores” completa o gestor.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Parque Ecológico recebe alunos da Escola Bela Vista para aula prática

Publicados

em

Os alunos da Escola Municipal Bela Vista tiveram uma aula diferente nesta terça-feira, 02 de junho. No lugar das tarefas tradicionais em sala, as crianças visitaram o Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, em uma atividade que proporcionou novas descobertas sobre a fauna e a flora do Município.

Entre árvores, cantos de pássaros e o contato direto com a natureza, os estudantes participaram de uma trilha ecológica acompanhados por professores e pela especialista em Educação Ambiental, Jucinéia Silva.

A cada passo, surgiam novas descobertas e curiosidades sobre as espécies típicas da região. “Eles passearam com outro olhar, identificando as espécies e também tiveram a oportunidade de conhecer o nosso Banco de Sementes”, detalha Jucinéia.

“Eles aprenderam na prática um pouquinho mais sobre Sorriso em um ambiente que tem muito da nossa terra; o Parque reflete o bioma e a fauna da nossa cidade”, frisa o vice-prefeito Acácio Ambrosini.

De forma leve, interativa e divertida, as crianças aprenderam mais sobre a vegetação do cerrado mato-grossense, conhecendo de perto árvores características do bioma, como o pinho-do-cerrado, além da importância da preservação ambiental.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho e a secretária da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, acompanharam de perto a visita. “Tirar da sala de aula e trazer para a prática é muito enriquecedor”, frisa Mara. “Nossa equipe está à disposição para vivermos mais momentos assim”, completa o gestor da Sama, Clóvis Picolo Filho.

A ação, integra as atividades da Semana do Meio Ambiente que conta inclusive com um evento nesta terça-feira, dia 02, a partir das 19 horas no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso. O tema geral do evento trata dos “Impactos do Amanhã”, com duas palestras com foco em debater soluções ambientais sustentáveis que une a Prefeitura de Sorriso, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA