Sorriso

Município amplia medidas preventivas contra arboviroses

Publicado em

Sorriso

O enfrentamento às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, continua sendo um dos principais desafios de saúde pública em Sorriso. Embora as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, sejam contínuas e estratégicas, o sucesso no controle do mosquito transmissor depende diretamente do engajamento da população.

Entre as medidas adotadas está a aplicação da técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes), que está sendo realizada em escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), locais considerados estratégicos por concentrarem grande circulação de pessoas. Mesmo durante o período de recesso escolar, as equipes mantiveram o trabalho ativo, aproveitando a ausência de alunos para intensificar as ações preventivas. Até o momento, mais de 25 espaços públicos já receberam a aplicação.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, a técnica utiliza inseticida de longa duração aplicado em superfícies internas como paredes, rodapés e áreas embaixo dos móveis. “O produto permanece ativo por até quatro meses, formando uma barreira química. Quando o mosquito entra em contato com essas superfícies, acaba morrendo, o que reduz significativamente a circulação do vetor nas chamadas áreas quentes do município”, explica.

A borrifação será executada em três ciclos, com reaplicações a cada quatro meses, seguindo protocolos rigorosos de segurança, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ferramentas devidamente calibradas para garantir eficácia e cobertura uniforme. Em uma segunda etapa, o cronograma prevê a inclusão das escolas estaduais e, posteriormente, outros locais com grande fluxo de pessoas, como praças e locais públicos.

Claudete ressalta ainda que, apesar da redução no número de notificações neste início de ano após um fechamento considerado preocupante no ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que o cenário ainda exige atenção constante e intensificação das ações preventivas.

“Estamos investindo em tecnologias e estratégias eficazes para proteger a população, mas nenhuma ação do poder público é suficiente se não houver a participação ativa da comunidade. Cada morador precisa fazer a sua parte, eliminando focos de água parada e cuidando do seu espaço. A prevenção começa dentro de casa!”, frisa Claudete.

A Vigilância Ambiental destaca ainda que o combate ao mosquito deve ser diário e integrado, envolvendo setores como saúde, educação, saneamento e limpeza urbana. A orientação à população segue como parte fundamental do trabalho de prevenção de enfrentamento às arboviroses em Sorriso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Parque Ecológico recebe alunos da Escola Bela Vista para aula prática

Publicados

em

Os alunos da Escola Municipal Bela Vista tiveram uma aula diferente nesta terça-feira, 02 de junho. No lugar das tarefas tradicionais em sala, as crianças visitaram o Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, em uma atividade que proporcionou novas descobertas sobre a fauna e a flora do Município.

Entre árvores, cantos de pássaros e o contato direto com a natureza, os estudantes participaram de uma trilha ecológica acompanhados por professores e pela especialista em Educação Ambiental, Jucinéia Silva.

A cada passo, surgiam novas descobertas e curiosidades sobre as espécies típicas da região. “Eles passearam com outro olhar, identificando as espécies e também tiveram a oportunidade de conhecer o nosso Banco de Sementes”, detalha Jucinéia.

“Eles aprenderam na prática um pouquinho mais sobre Sorriso em um ambiente que tem muito da nossa terra; o Parque reflete o bioma e a fauna da nossa cidade”, frisa o vice-prefeito Acácio Ambrosini.

De forma leve, interativa e divertida, as crianças aprenderam mais sobre a vegetação do cerrado mato-grossense, conhecendo de perto árvores características do bioma, como o pinho-do-cerrado, além da importância da preservação ambiental.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho e a secretária da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, acompanharam de perto a visita. “Tirar da sala de aula e trazer para a prática é muito enriquecedor”, frisa Mara. “Nossa equipe está à disposição para vivermos mais momentos assim”, completa o gestor da Sama, Clóvis Picolo Filho.

A ação, integra as atividades da Semana do Meio Ambiente que conta inclusive com um evento nesta terça-feira, dia 02, a partir das 19 horas no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso. O tema geral do evento trata dos “Impactos do Amanhã”, com duas palestras com foco em debater soluções ambientais sustentáveis que une a Prefeitura de Sorriso, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA