Sorriso

Treinamento integra ACS e ACE em protocolos de Urgência e Emergência

Publicado em

Sorriso

Em uma iniciativa para fortalecer a atenção primária e a atuação integrada no Município, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), participaram de uma formação intensiva nesta quarta-feira (13). O evento, que ocorreu durante todo o dia, foi desenvolvido em parceria estratégica entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), com o apoio da Faculdade Anhanguera.

A formação foi estruturada em duas etapas distintas para garantir um aprendizado completo. Durante o período da manhã, os participantes se reuniram no Conselho Municipal de Saúde para a parte teórica do curso. Os instrutores ministraram o conteúdo de forma interativa, abordando protocolos, novas diretrizes e a importância da integração entre as diferentes frentes da saúde pública. Ao final do módulo teórico, cada profissional passou por uma avaliação individual para consolidar o conhecimento adquirido.

À tarde, a capacitação foi voltada a prática, na Faculdade Anhanguera, onde os profissionais tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em um laboratório realístico. Utilizando bonecos de simulação avançada, os agentes puderam treinar procedimentos, aprimorar técnicas de abordagem e vivenciar cenários de atendimento de urgência e emergência.

Marisa Antunes Lauermann, coordenadora da Base Descentralizada do SAMU em Sorriso, ressaltou que a capacitação é essencial para que os agentes atuem com mais segurança e sintonia com as práticas recomendadas, além de estarem capaz de identificar riscos e agir com precisão antes que se tornem emergências complexas.

“A padronização e o treinamento contínuo são os pilares para a excelência e refletem diretamente na agilidade e na qualidade do atendimento à população, garantindo que esses profissionais estejam sempre preparados para agir nas mais diversas situações “, afirmou Marisa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Parque Ecológico recebe alunos da Escola Bela Vista para aula prática

Publicados

em

Os alunos da Escola Municipal Bela Vista tiveram uma aula diferente nesta terça-feira, 02 de junho. No lugar das tarefas tradicionais em sala, as crianças visitaram o Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, em uma atividade que proporcionou novas descobertas sobre a fauna e a flora do Município.

Entre árvores, cantos de pássaros e o contato direto com a natureza, os estudantes participaram de uma trilha ecológica acompanhados por professores e pela especialista em Educação Ambiental, Jucinéia Silva.

A cada passo, surgiam novas descobertas e curiosidades sobre as espécies típicas da região. “Eles passearam com outro olhar, identificando as espécies e também tiveram a oportunidade de conhecer o nosso Banco de Sementes”, detalha Jucinéia.

“Eles aprenderam na prática um pouquinho mais sobre Sorriso em um ambiente que tem muito da nossa terra; o Parque reflete o bioma e a fauna da nossa cidade”, frisa o vice-prefeito Acácio Ambrosini.

De forma leve, interativa e divertida, as crianças aprenderam mais sobre a vegetação do cerrado mato-grossense, conhecendo de perto árvores características do bioma, como o pinho-do-cerrado, além da importância da preservação ambiental.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho e a secretária da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, acompanharam de perto a visita. “Tirar da sala de aula e trazer para a prática é muito enriquecedor”, frisa Mara. “Nossa equipe está à disposição para vivermos mais momentos assim”, completa o gestor da Sama, Clóvis Picolo Filho.

A ação, integra as atividades da Semana do Meio Ambiente que conta inclusive com um evento nesta terça-feira, dia 02, a partir das 19 horas no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso. O tema geral do evento trata dos “Impactos do Amanhã”, com duas palestras com foco em debater soluções ambientais sustentáveis que une a Prefeitura de Sorriso, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA