Sorriso
Treinamento integra ACS e ACE em protocolos de Urgência e Emergência
Sorriso
Em uma iniciativa para fortalecer a atenção primária e a atuação integrada no Município, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), participaram de uma formação intensiva nesta quarta-feira (13). O evento, que ocorreu durante todo o dia, foi desenvolvido em parceria estratégica entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), com o apoio da Faculdade Anhanguera.
A formação foi estruturada em duas etapas distintas para garantir um aprendizado completo. Durante o período da manhã, os participantes se reuniram no Conselho Municipal de Saúde para a parte teórica do curso. Os instrutores ministraram o conteúdo de forma interativa, abordando protocolos, novas diretrizes e a importância da integração entre as diferentes frentes da saúde pública. Ao final do módulo teórico, cada profissional passou por uma avaliação individual para consolidar o conhecimento adquirido.
À tarde, a capacitação foi voltada a prática, na Faculdade Anhanguera, onde os profissionais tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em um laboratório realístico. Utilizando bonecos de simulação avançada, os agentes puderam treinar procedimentos, aprimorar técnicas de abordagem e vivenciar cenários de atendimento de urgência e emergência.
Marisa Antunes Lauermann, coordenadora da Base Descentralizada do SAMU em Sorriso, ressaltou que a capacitação é essencial para que os agentes atuem com mais segurança e sintonia com as práticas recomendadas, além de estarem capaz de identificar riscos e agir com precisão antes que se tornem emergências complexas.
“A padronização e o treinamento contínuo são os pilares para a excelência e refletem diretamente na agilidade e na qualidade do atendimento à população, garantindo que esses profissionais estejam sempre preparados para agir nas mais diversas situações “, afirmou Marisa.
Sorriso
Parque Ecológico recebe alunos da Escola Bela Vista para aula prática
Os alunos da Escola Municipal Bela Vista tiveram uma aula diferente nesta terça-feira, 02 de junho. No lugar das tarefas tradicionais em sala, as crianças visitaram o Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, em uma atividade que proporcionou novas descobertas sobre a fauna e a flora do Município.
Entre árvores, cantos de pássaros e o contato direto com a natureza, os estudantes participaram de uma trilha ecológica acompanhados por professores e pela especialista em Educação Ambiental, Jucinéia Silva.
A cada passo, surgiam novas descobertas e curiosidades sobre as espécies típicas da região. “Eles passearam com outro olhar, identificando as espécies e também tiveram a oportunidade de conhecer o nosso Banco de Sementes”, detalha Jucinéia.
“Eles aprenderam na prática um pouquinho mais sobre Sorriso em um ambiente que tem muito da nossa terra; o Parque reflete o bioma e a fauna da nossa cidade”, frisa o vice-prefeito Acácio Ambrosini.
De forma leve, interativa e divertida, as crianças aprenderam mais sobre a vegetação do cerrado mato-grossense, conhecendo de perto árvores características do bioma, como o pinho-do-cerrado, além da importância da preservação ambiental.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho e a secretária da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, acompanharam de perto a visita. “Tirar da sala de aula e trazer para a prática é muito enriquecedor”, frisa Mara. “Nossa equipe está à disposição para vivermos mais momentos assim”, completa o gestor da Sama, Clóvis Picolo Filho.
A ação, integra as atividades da Semana do Meio Ambiente que conta inclusive com um evento nesta terça-feira, dia 02, a partir das 19 horas no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso. O tema geral do evento trata dos “Impactos do Amanhã”, com duas palestras com foco em debater soluções ambientais sustentáveis que une a Prefeitura de Sorriso, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
-
Cuiabá7 dias atrásLuisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá
-
Entretenimento4 dias atrásZezé Di Camargo e Luciano ganham especial do Circuito Sertanejo neste domingo
-
Rondonópolis6 dias atrásPrefeitura de Rondonólpolis entrega 2.500 kits de materiais de apoio para professores
-
Várzea Grande4 dias atrásMegaFeirão da RSJ Veículos segue até domingo e movimenta a economia de Várzea Grande
-
Polícia2 dias atrásCorpo de Bombeiros socorre seis vítimas de acidente entre dois veículos na MT-140 em Sinop
-
Entretenimento15 horas atrásLuan Santana lota o Beira-Rio com mais de 45 mil pessoas e grava duas inéditas
-
Polícia2 dias atrásSesp entrega mais 66 câmeras do Vigia Mais e envia equipes do Bope para Cáceres
-
Cultura6 dias atrásComeçam hoje os arraiás juninos no Maranhão
