Várzea Grande
Várzea Grande salta em transparência e mira selo de excelência
Várzea Grande
Em poucos meses de gestão, a Prefeitura de Várzea Grande avançou de forma expressiva nos índices de transparência exigidos pelos órgãos de controle. O município saiu de 69,19% para 96,54% na avaliação validada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), preenchendo 100% dos itens essenciais avaliados. O desempenho coloca a cidade na disputa pelo selo ouro — e até pelo diamante — de transparência pública nacional.
A controladora-geral do município, Elizangela Batista de Oliveira, explica que o selo será resultado de um processo de avaliação e certificação conduzido pelos Tribunais de Contas, com base em critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) utilizando a plataforma Radar da Transparência Pública. O mesmo avalia o cumprimento das obrigações legais de divulgação de dados sobre a gestão pública. São analisadas informações como receitas, despesas, licitações, folha de pagamento, contratos, convênios e outros dados de interesse do cidadão.
Elizangela acrescenta que os bons resultados são frutos de compromisso político e técnico. “O slogan da nova gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice Tião da Zaeli é ‘Transparência, Trabalho e Progresso’. Esse avanço mostra que não se trata apenas de discurso, mas de uma prática efetiva. Transparência é obrigação, mas também é respeito à população e à boa gestão dos recursos públicos”.
Segundo a auditora Aracelly Ferreira de Campos, responsável por coordenar e supervisionar o trabalho, a mudança só foi possível com o engajamento integral das secretarias municipais. Cada secretaria indicou um servidor responsável pela atualização das informações. “Há quatro anos tentávamos atingir esse nível, mas ainda precisávamos de um comprometimento maior. Desta vez, foi possível alcançar o resultado de forma eficiente e dentro do prazo estipulado. Eu acompanho e oriento detalhadamente cada passo para garantir que tudo seja feito dentro das exigências técnicas”, pontuou.
A auditora também detalha que para disputar o selo de excelência, é obrigatório atingir 100% dos requisitos essenciais, por exemplo. “O levantamento inclui dados institucionais, econômicos e de toda a natureza. Não é apenas cumprir uma formalidade; é oferecer à sociedade acesso completo e atualizado às informações públicas, permitindo controle social real e efetivo”.
O resultado que ainda será chancelado pela Atricon – que é a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e pretende ser obtido por Várzea Grande, vai fortalecer a imagem de uma gestão moderna, aberta e comprometida com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).
“Mais do que uma meta cumprida, o avanço representa um passo concreto para consolidar a confiança entre administração e população — condição essencial para qualquer governo que pretenda unir progresso e responsabilidade, esse foi o pedido que a prefeita Flávia nos fez e estamos no caminho para alcançá-lo”, concluiu a auditora.
Várzea Grande
MegaFeirão da RSJ Veículos segue até domingo e movimenta a economia de Várzea Grande
Evento já recebeu mais de 5 mil visitantes e oferece mais de 125 veículos com condições especiais até domingo.
O MegaFeirão da RSJ Veículos segue movimentando a economia de Várzea Grande e continua aberto ao público até este domingo (7), às 20h. O evento já recebeu mais de 5 mil visitantes e transformou a região central da cidade em um importante polo de negócios do setor automotivo.
Com mais de 125 veículos disponíveis, o feirão reúne consumidores, empresários e profissionais do segmento, oferecendo condições especiais para quem deseja adquirir um veículo. A expectativa é de que o movimento continue intenso até o encerramento das atividades.
Durante visita ao evento, o presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (MDB), destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia local.
“Parabenizo a RSJ Veículos pela organização deste grande evento, que gera oportunidades, movimenta o comércio e fortalece a economia de Várzea Grande. Convido toda a população para visitar o feirão e aproveitar as excelentes condições oferecidas até domingo”, afirmou.
O CEO da RSJ Veículos, Roberto Júnior, comemorou a receptividade do público e o resultado alcançado nos primeiros dias do feirão.
“Estamos muito felizes com a participação da população. Nosso objetivo é oferecer oportunidades reais de negócio, aquecer a economia e proporcionar aos clientes as melhores condições para realizar o sonho do veículo próprio”, disse.
O evento também contou com a presença do empresário Daniel Ribeiro, da DSM Multimarcas, reconhecido nacionalmente por sua atuação no setor automotivo. Ele destacou a força do mercado de Mato Grosso e a importância de iniciativas que aproximam consumidores e empresas.
Com estrutura ampliada, pátio iluminado e equipe especializada para atendimento, o MegaFeirão da RSJ Veículos segue durante todo o fim de semana. A expectativa da organização é encerrar o evento com grande público e expressivo volume de negócios, reforçando o papel do setor automotivo na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico em Várzea Grande.
-
Entretenimento5 dias atrásLuan Santana lota o Beira-Rio com mais de 45 mil pessoas e grava duas inéditas
-
Polícia6 dias atrásCorpo de Bombeiros socorre seis vítimas de acidente entre dois veículos na MT-140 em Sinop
-
Rondonópolis5 dias atrásRondonópolis mantém liderança em MT com U$ 1,2 bilhão exportado em 5 meses
-
Entretenimento6 dias atrásLuma Cesar mostra presentes trazidos do Japão pelos pais e se declara: ‘Amo vocês’
-
Entretenimento5 dias atrásMonique Amin celebra reta final da gravidez com pintura especial na barriga: ‘Demais’
-
Polícia6 dias atrásSesp entrega mais 66 câmeras do Vigia Mais e envia equipes do Bope para Cáceres
-
Entretenimento6 dias atrásGustavo Marsengo e Laís Caldas anunciam nascimento da primeira filha: ‘Bem-vinda’
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil prende investigado por ao menos oito roubos em Várzea Grande
