Cultura

40º edição da Oktoberfest começa hoje em Blumenau (SC)

Publicado em

Cultura

Começa nesta quarta-feira (8), a 40ª edição da Oktoberfest de Blumenau, no Vale do Itajaí em Santa Catarina. Este ano, para garantir a segurança dos visitantes, 330 câmeras com inteligência artificial foram colocadas em pontos estratégicos, sendo 60 unidades com reconhecimento facial. Parte dessas câmeras vai monitorar o tráfego próximo ao Parque Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest. Outras câmeras foram colocadas na rua 15 de Novembro, onde ocorre o desfile de abertura nesta quarta-feira (8).

Pela primeira vez na história da festa, rainhas e princesas que representaram a realeza ao longo das últimas quatro décadas estarão reunidas no desfile. As participantes estarão vestidas com trajes típicos, com faixas e coroas, para reviverem juntas as memórias que marcaram gerações. Essa é a maior festa alemã das Américas. O desfile sai do pavilhão do Parque Vila Germânica e toma conta da Rua 15 de Novembro, considerada um dos cartões postais de Blumenau. São esperadas 5 mil pessoas para o desfile, por isso a questão de segurança se tornou um fator preponderante.

A Oktoberfest terá 19 dias de festas, com 7 atrações internacionais. Este ano, a novidade é que todas as câmeras estarão vinculadas a um sistema de inteligência artificial. Esse sistema permite que, ao identificar uma atitude suspeita, seja possível acessar todas as imagens da pessoa desde a sua entrada no evento. Além disso, a tecnologia também será usada para localizar pessoas perdidas, como crianças e idosos. A Oktoberfest vai até o dia 26 de outubro.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza comemora 300 anos com homenagem da Caixa Cultural

Publicados

em

A capital cearense completa 300 anos com uma homenagem para lá de especial. A Caixa Cultural Fortaleza recebe, até o fim do ano, uma instalação interativa com imagens marcantes, que carregam afetos e memórias da cidade.

Ao todo, a instalação “Fortaleza Somos Nós” é composta por 11 aquarelas, que retratam uma cidade vibrante e em constante transformação, não apenas em sua faixa litorânea, mas também nos bairros centrais e nos mais distantes.

Por meio das pinturas apresentadas, o público é chamado a conhecer esses espaços, e dialogar com eles, deixando desejos e mensagens para o futuro.

O ilustrador paraense Laércio Cubas Junior, que mora em Fortaleza há quase 10 anos e adotou a cidade como sua segunda terra, é o responsável pelo projeto. Ele conta sobre a origem do seu interesse pela capital do Ceará e sobre a relação afetiva entre Fortaleza e Belém.

“Eu sou um paraense que desde criança frequenta Fortaleza e apaixonado por Fortaleza, como tanta gente do Brasil inteiro, do mundo inteiro, que adora  Fortaleza. E desde 2018, eu mudei para cá. E Belém e Fortaleza são cidades irmãs, na verdade, em afetuosidade. Todo mundo adora um camarão, o cearense adora um carimbó, o paraense adora um forró”.

Conhecida por belas atrações naturais, como praias e dunas, Fortaleza também abriga uma rica cultura, arquitetura histórica, culinária típica e artesanato diversificado, que combina tradições como a indígena, africana e sertaneja.

Laércio reforça que o objetivo do projeto é mostrar um pouco desses diferentes ângulos da cidade, e reconhecer principalmente o morador da capital.

“Nosso trabalho também busca mostrar a beleza nos atos mais prosaicos do dia a dia, do cotidiano, da vivência das pessoas. Por se tratar dos 300 anos da cidade, entendemos que não era só uma data para celebrar o turismo, mas para celebrar justamente a identidade local de quem mora aqui”.

O artista destaca ainda a boa receptividade da instalação por parte de quem visita a Caixa Cultural.

“Tem sido fantástico, porque é um lugar belíssimo de circulação de pessoas, num dos cenários mais lindos de Fortaleza, especialmente no final da tarde, pôr do sol. E estou muito grato mesmo com a receptividade, com a repercussão”.

Além de reconhecida por seus atrativos turísticos, Fortaleza foi declarada Cidade Criativa do Design pela UNESCO, devido a seu planejamento urbano e à produção artística. Alguns destaques são as ciclovias, que se tornaram marca registrada do local.

A instalação “Fortaleza Somos Nós” segue até o fim do ano na Caixa Cultural, com entrada franca!


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA