Cultura
Cresce número de consumidores de livros em 2025 no Brasil
Cultura
“Eu me chamo Maria Clara, tenho 18 anos. Desde os meus 8 anos ou até menos, eu comecei a ler por influência dos meus pais. E depois de eu ter lido um livro específico que despertou meu interesse, realmente, em livros de histórias fictícias.”
A Maria Clara não é apenas uma leitora, ela faz parte de uma outra estatística que tem mais a ver com o mercado editorial: é uma consumidora de livros. O número de consumidores de livros cresceu em 2025 no Brasil, de acordo com a pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Nielsen BookData.
Os dados mostram que 18% da população acima de 18 anos comprou ao menos um livro, impresso ou digital, no ano passado. O número representa o aumento de dois pontos percentuais — 3 milhões de novos consumidores em relação a 2024. E, apesar do livro digital ocupar cada vez mais espaço na preferência dos leitores, com a Maria Clara é diferente.
“Eu prefiro comprar livro físico porque os livros digitais geralmente me deixam com dor de cabeça de ficar lendo por muito tempo. E acho que prefiro a sensação de realmente estar com o livro na minha mão, dobrar as páginas e marcar elas com marca-texto… enfim, eu acho mais proveitoso.
O estudo ‘Panorama do Consumo de Livros’ contou com 16 mil entrevistas realizadas em outubro de 2025, incluindo pessoas que compraram livros ou não no último ano. Das 35 milhões de pessoas que não compraram, 28% disseram que foram desmotivadas por falta de livraria ou loja por perto.
Para 35% dos não compradores, os livros são caros. Segundo o levantamento, as mulheres representam 61% do total de consumidores de livros. Considerando o recorte de raça, classe e gênero, a pesquisa indicou que mulheres negras da classe C são o maior grupo consumidor de livros do país, alcançando 15% do total.
O crescimento deste segmento também indica um maior número de comunidades virtuais criadas em torno da leitura, como observa o bibliotecário Pedro Castro.
“Há uma comunidade virtual muito forte engajando as pessoas. Elas criaram vínculos. A gente recebe DMs, por exemplo, de pessoas que nunca tinham lido um livro clássico e que, por conta do clube, estão lendo e estão gostando. Acho que a leitura deixa de ser algo solitário para ser algo compartilhado, sabe? A leitura se enriquece muito quando você está discutindo com outra pessoa sobre aquele mesmo livro.”
A pesquisa apontou também que o maior crescimento ocorreu entre jovens na faixa de 18 a 34 anos, com aumento de 3,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Cultura
Emílio Goeldi: programação focada no meio ambiente vai até dia 28
As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente continuam no Museu Paraense Emílio Goeldi. A programação reúne atividades presenciais e virtuais voltadas para diferentes públicos e segue até o dia 28 de junho. Segundo o coordenador de museologia do museu, Emanuel Júnior, a proposta deste ano foi ampliar as ações para além da data oficial celebrada no dia 5 de junho.

“O Goeldi pensou numa agenda que extrapola essa única data e deve se estender então até o final do mês de junho. A gente vai ter trilhas, gente vai ter debates…”
Entre as atividades previstas está uma oficina de história em quadrinhos marcada para o dia 27 de junho.
“uma oficina super legal, super divertida, voltada para o público infantil”.
O desenhista Luís Cláudio Martins Negrão é o responsável pela atividade.
“Não precisa saber desenhar. Basta a própria habilidade de cada um. Mostrar o que é o quadrinho, como se constrói o personagem, como criar personagens com referências aos mitos, às lendas, à natureza”.
A programação também inclui o lançamento do PaleoAmazon, projeto voltado para divulgação de pesquisas sobre a história natural da Amazônia. A pesquisadora Maria Inês Feijó destaca a importância da iniciativa para aproximar a ciência da população.
“O site PaleoAmazon foi criado na intenção de divulgar o acervo de paleontologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. As atividades que a gente desenvolve dentro deste acervo mas, principalmente, o trabalho que estamos fazendo com os fósseis em 3D da coleção de tipos do acervo”.
As atividades do Ciclo Especial do Meio Ambiente do Museu Emílio Goeldi seguem até o próximo dia 28 de junho, com ações gratuitas voltadas para educação, ciência e preservação ambiental.
-
Mato Grosso11 horas atrásRainha da Expoagro 2026 recebe apoio de Max Russi para representar Mato Grosso em Barretos
-
Várzea Grande1 dia atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura7 dias atrásFórum Rio terá debates, cultura e participação popular na Zona Norte
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Entretenimento6 dias atrásGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor
-
Polícia6 dias atrásCorpo de Bombeiros de MT tem projeto de inteligência geoespacial para combate aos incêndios florestais destacado em prêmio nacional
-
Polícia6 dias atrásServidores podem se inscrever em capacitação da CGE sobre transferências voluntárias


