Cultura

Cultura e sustentabilidade marcam início da COP 30 em Belém

Publicado em

Cultura

Além da extensa pauta ambiental, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que começou nesta segunda-feira, em Belém, no Pará, também apresenta programação cultural que une história, arte e sustentabilidade.

Um dos destaques é a programação do espaço Freezone Cultural Action, localizado na Praça da Bandeira, que, até o próximo dia 21 de novembro, abrigará shows, cinema, gastronomia, exposições, apresentações culturais, painéis e experiências imersivas sobre justiça climática, bioeconomia e protagonismo jovem.

As apresentações desta segunda-feira incluem o espetáculo CronoEcoLógico, o Grupo Folclórico Frutos do Pará e pelo menos cinco shows de artistas paraenses, entre eles Gabriel Pompeu e Nega Lora. A programação diária começa a partir das oito da manhã, seguindo sempre até por volta da meia-noite.

Já o centenário Theatro da Paz apresenta, de hoje até quarta-feira, o espetáculo I-Juca Pirama, que encerra a 24ª edição do seu Festival de Ópera. Entre os dias 13 e 21 de novembro, os cantores Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Toquinho, Lenine e o músico Leo Gandelman, acompanhado da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, realizam shows em prol de entidades ambientais como os institutos SOS Pantanal e SOS Amazônia.

Para saber os locais e espaços históricos onde acontecerão os shows, exposições, instalações, passeios e demais atrações, basta acessar o site oficial do evento, cop30.br, na aba “Programação Cultural COP 30”.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza comemora 300 anos com homenagem da Caixa Cultural

Publicados

em

A capital cearense completa 300 anos com uma homenagem para lá de especial. A Caixa Cultural Fortaleza recebe, até o fim do ano, uma instalação interativa com imagens marcantes, que carregam afetos e memórias da cidade.

Ao todo, a instalação “Fortaleza Somos Nós” é composta por 11 aquarelas, que retratam uma cidade vibrante e em constante transformação, não apenas em sua faixa litorânea, mas também nos bairros centrais e nos mais distantes.

Por meio das pinturas apresentadas, o público é chamado a conhecer esses espaços, e dialogar com eles, deixando desejos e mensagens para o futuro.

O ilustrador paraense Laércio Cubas Junior, que mora em Fortaleza há quase 10 anos e adotou a cidade como sua segunda terra, é o responsável pelo projeto. Ele conta sobre a origem do seu interesse pela capital do Ceará e sobre a relação afetiva entre Fortaleza e Belém.

“Eu sou um paraense que desde criança frequenta Fortaleza e apaixonado por Fortaleza, como tanta gente do Brasil inteiro, do mundo inteiro, que adora  Fortaleza. E desde 2018, eu mudei para cá. E Belém e Fortaleza são cidades irmãs, na verdade, em afetuosidade. Todo mundo adora um camarão, o cearense adora um carimbó, o paraense adora um forró”.

Conhecida por belas atrações naturais, como praias e dunas, Fortaleza também abriga uma rica cultura, arquitetura histórica, culinária típica e artesanato diversificado, que combina tradições como a indígena, africana e sertaneja.

Laércio reforça que o objetivo do projeto é mostrar um pouco desses diferentes ângulos da cidade, e reconhecer principalmente o morador da capital.

“Nosso trabalho também busca mostrar a beleza nos atos mais prosaicos do dia a dia, do cotidiano, da vivência das pessoas. Por se tratar dos 300 anos da cidade, entendemos que não era só uma data para celebrar o turismo, mas para celebrar justamente a identidade local de quem mora aqui”.

O artista destaca ainda a boa receptividade da instalação por parte de quem visita a Caixa Cultural.

“Tem sido fantástico, porque é um lugar belíssimo de circulação de pessoas, num dos cenários mais lindos de Fortaleza, especialmente no final da tarde, pôr do sol. E estou muito grato mesmo com a receptividade, com a repercussão”.

Além de reconhecida por seus atrativos turísticos, Fortaleza foi declarada Cidade Criativa do Design pela UNESCO, devido a seu planejamento urbano e à produção artística. Alguns destaques são as ciclovias, que se tornaram marca registrada do local.

A instalação “Fortaleza Somos Nós” segue até o fim do ano na Caixa Cultural, com entrada franca!


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA