Cultura

Devotos participam de celebração na Igreja do Bonfim, em Salvador

Publicado em

Cultura

Milhares de turistas e baianos participam, neste dia 26 de dezembro, das celebrações religiosas da Basílica do Santuário da Igreja do Bonfim, em Salvador, durante a tradicional Sexta-feira da Gratidão.

Desde 5h desta sexta-feira, devotos sobem a Colina Sagrada para as missas que acontecem de hora em hora, com a última delas acontecendo às 18h. Apenas às 13h não está previsto culto, mas as portas do Santuário permanecem abertas. 

Pelas redes sociais, o Padre Edson Menezes, reitor do Santuário, reforça o pedido de doações para quem comparecer às missas.

“Todos subiremos a Colina Sagrada para agradecer ao Senhor do Bonfim. Agradecimento se faz com gesto concreto. Portanto, vindo ao Bonfim, traga a sua doação de gêneros alimentícios, de material de limpeza, material de higiene pessoal, para que nós possamos atender as pessoas carentes que procuram, aqui na Basílica, encontrar o alimento que precisa para matar a sua fome”.

O Santuário também já divulgou a programação da Festa do Senhor do Bonfim do ano que vem, que acontece entre os dias 08 e 18 de janeiro e tem como tema “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”. O festejo católico completará 281 anos em 2026.

A tradicional Lavagem do Bonfim acontecerá no dia 15 de janeiro, a partir de 7h. Já a celebração em si, que acontece historicamente no segundo domingo após a Festa de Reis, será no dia 18 de janeiro.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Emílio Goeldi: programação focada no meio ambiente vai até dia 28

Publicados

em

As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente continuam no Museu Paraense Emílio Goeldi. A programação reúne atividades presenciais e virtuais voltadas para diferentes públicos e segue até o dia 28 de junho. Segundo o coordenador de museologia do museu, Emanuel Júnior, a proposta deste ano foi ampliar as ações para além da data oficial celebrada no dia 5 de junho.

“O Goeldi pensou numa agenda que extrapola essa única data e deve se estender então até o final do mês de junho. A gente vai ter trilhas, gente vai ter debates…”

Entre as atividades previstas está uma oficina de história em quadrinhos marcada para o dia 27 de junho.

“uma oficina super legal, super divertida, voltada para o público infantil”. 

O desenhista Luís Cláudio Martins Negrão é o responsável pela atividade.

“Não precisa saber desenhar.  Basta a própria habilidade de cada um. Mostrar o que é o quadrinho, como se constrói o personagem, como criar personagens com referências aos mitos, às lendas, à natureza”.

A programação também inclui o lançamento do PaleoAmazon, projeto voltado para divulgação de pesquisas sobre a história natural da Amazônia. A pesquisadora Maria Inês Feijó destaca a importância da iniciativa para aproximar a ciência da população.

“O site PaleoAmazon foi criado na intenção de divulgar o acervo de paleontologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. As atividades que a gente desenvolve dentro deste acervo mas, principalmente, o trabalho que estamos fazendo com os fósseis em 3D da coleção de tipos do acervo”.

As atividades do Ciclo Especial do Meio Ambiente do Museu Emílio Goeldi seguem até o próximo dia 28 de junho, com ações gratuitas voltadas para educação, ciência e preservação ambiental.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA