Cultura
Espetáculo “Ganga” homenageia vítimas de Brumadinho em São Paulo
Cultura
O programa Viva Maria, apresentado por Mara Régia, destacou a apresentação do espetáculo “Ganga”, do coletivo teatral A Terra, que presta homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho.

A montagem será encenada no dia 28 de janeiro, em São Paulo, e dialoga com os ecos das manifestações pelos 472 anos da capital paulista, evocando os “tambores” de resistência contra a injustiça e a impunidade.
Em entrevista ao programa, o produtor Danni Vianna explicou que o coletivo A Terra atua desde 2022 na articulação entre teatro e ativismo ambiental. O grupo investiga a relação entre corpo, território e memória, trazendo à cena crimes socioambientais como os de Mariana e Brumadinho, a partir de saberes ancestrais das religiões de matriz africana.
O espetáculo será apresentado às 20 horas, no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, com entrada gratuita. Acompanhe no player acima.
Cultura
Emílio Goeldi: programação focada no meio ambiente vai até dia 28
As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente continuam no Museu Paraense Emílio Goeldi. A programação reúne atividades presenciais e virtuais voltadas para diferentes públicos e segue até o dia 28 de junho. Segundo o coordenador de museologia do museu, Emanuel Júnior, a proposta deste ano foi ampliar as ações para além da data oficial celebrada no dia 5 de junho.

“O Goeldi pensou numa agenda que extrapola essa única data e deve se estender então até o final do mês de junho. A gente vai ter trilhas, gente vai ter debates…”
Entre as atividades previstas está uma oficina de história em quadrinhos marcada para o dia 27 de junho.
“uma oficina super legal, super divertida, voltada para o público infantil”.
O desenhista Luís Cláudio Martins Negrão é o responsável pela atividade.
“Não precisa saber desenhar. Basta a própria habilidade de cada um. Mostrar o que é o quadrinho, como se constrói o personagem, como criar personagens com referências aos mitos, às lendas, à natureza”.
A programação também inclui o lançamento do PaleoAmazon, projeto voltado para divulgação de pesquisas sobre a história natural da Amazônia. A pesquisadora Maria Inês Feijó destaca a importância da iniciativa para aproximar a ciência da população.
“O site PaleoAmazon foi criado na intenção de divulgar o acervo de paleontologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. As atividades que a gente desenvolve dentro deste acervo mas, principalmente, o trabalho que estamos fazendo com os fósseis em 3D da coleção de tipos do acervo”.
As atividades do Ciclo Especial do Meio Ambiente do Museu Emílio Goeldi seguem até o próximo dia 28 de junho, com ações gratuitas voltadas para educação, ciência e preservação ambiental.
-
Várzea Grande2 dias atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Mato Grosso19 horas atrásRainha da Expoagro 2026 recebe apoio de Max Russi para representar Mato Grosso em Barretos
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura7 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Cultura7 dias atrásFórum Rio terá debates, cultura e participação popular na Zona Norte
-
Polícia7 dias atrásServidores podem se inscrever em capacitação da CGE sobre transferências voluntárias
-
Entretenimento7 dias atrásGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor
-
Polícia7 dias atrásCorpo de Bombeiros de MT tem projeto de inteligência geoespacial para combate aos incêndios florestais destacado em prêmio nacional
