Cultura
Fest Aruanda: Festival Audiovisual da Paraíba celebra 20ª edição
Cultura
Nos cinemas e nas areias das praias de João Pessoa, na Paraíba, o Festival do Audiovisual Internacional da Paraíba, Fest Aruanda, celebra, até o dia 10 de dezembro, a sua 20ª edição.

Com programação gratuita e sessões ao longo de toda a semana, o festival recebeu mais de mil inscrições de filmes pela mostra competitiva, que inclui produções da Alemanha, da França, de Portugal e da China.
O evento conta ainda com nomes nacionais do audiovisual, como os atores Caco Ciocler e Bruno Gagliasso, além do escritor e biógrafo Fernando Morais.
“O Fest Aruanda está se transformando em um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil. E não é por acaso que o cinema brasileiro que faz sucesso hoje no mundo inteiro é o cinema nordestino”.
Entre as exibições de longas desta edição está o filme Honestino, que revisita a história do estudante da Universidade de Brasília (UNB) morto pela ditadura militar, além do filme A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero, sobre o universo do escritor Ariano Suassuna.
E nas areias de João Pessoa, O Aruanda Praia promove shows gratuitos de Sidney Magal e Vivi Seixas, que se apresenta em um tributo à obra de Raul Seixas.
A iniciativa leva o festival para um espaço de circulação popular e reforça o caráter democrático da programação.
Homenagens
Os homenageados desta edição são os cineastas Silvio Tendler e Jean-Claude Bernardet, além do cantor Geraldo Vandré e a deputada Jandira Feghali, por sua participação na criação da lei Aldir Blanc.
Quem explica e celebra o espírito de expansão e democratização cultural é o diretor do festival, Lúcio Vilar.
“É uma edição comemorativa de duas décadas, então nós procuramos montar uma programação que fizesse jus a esses 20 anos. Então a gente está apostando muito numa postura ainda mais democrática do que o festival já tem nesse tempo todo”.
Do céu ensolarado das praias de João Pessoa ao escurinho do cinema, o bom momento do cinema nordestino é celebrado na 20ª edição do Fest Aruanda.
Cultura
Projeto Tela Brasil chega a Salvador e Belo Horizonte
Depois de passar por Brasília e Goiânia, o projeto do Ministério da Cultura (MinC), que leva uma série de experiências imersivas para apresentar a plataforma Tela Brasil, chega nesta quinta-feira a Salvador e Belo Horizonte (BH).

O Tela Brasil é o serviço gratuito de streaming lançado em maio e dedicado à difusão da produção audiovisual nacional.
As atividades de imersão ocorrem em duas frentes, em horários distintos: na Estação Mapeada e na Estação Tela Brasil.
Tanto em Salvador quanto em BH, a estrutura da Estação Tela Brasil já está funcionando no Terminal Rodoviário das duas capitais, entre as dez e meia da manhã e as seis e meia da tarde.
Nela, o público pode assistir a curtas-metragens, trailers e conteúdos especiais disponíveis na plataforma, além de conhecer o catálogo completo por meio de QR codes distribuídos durante as atividades.
A programação inclui ainda experiências interativas como a estação “Pipoca & Cena”, que permite aos participantes serem inseridos em cenários inspirados em filmes brasileiros e receberem uma imagem personalizada para compartilhar nas redes sociais. Já a ativação “Match com o Cinema Brasileiro” utiliza um sistema de recomendação para sugerir produções da Tela Brasil de acordo com o perfil e as preferências de cada visitante.
No caso da Estação Mapeada, onde serão realizadas projeções com cenas de filmes brasileiros, as imagens serão veiculadas entre as seis e meia da tarde e as dez e meia da noite. Em Salvador, o telão ao ar livre será a fachada da antiga igrejinha de Santana, no Rio Vermelho; em Belo Horizonte, acontecerá na Rua da Bahia, no Centro. Tanto na capital baiana quanto na capital mineira, as Estações irão funcionar até o próximo sábado.
Entre os dias dois e quatro de julho, o projeto chega a Porto Alegre e a São Paulo. Na capital paulista, as projeções mapeadas ocorrerão na Rua Augusta e o espaço para interações, no Terminal Rodoviário do Tietê, enquanto na capital gaúcha, a parede do Palácio da Justiça, no Largo de Santana, receberá as projeções no período noturno e a Estação Tela Brasil irá funcionar ao longo dos três dias no Terminal Rodoviário da cidade.
A plataforma, que pode ser acessada pelo endereço telabrasil.cultura.gov.br, tem mais de 550 filmes nacionais produzidos entre 1910 e 2025, incluindo obras premiadas, documentários históricos, produções infantis, obras ligadas à música brasileira e títulos reconhecidos em festivais nacionais e internacionais.
-
Várzea Grande1 dia atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Mato Grosso2 horas atrásRainha da Expoagro 2026 recebe apoio de Max Russi para representar Mato Grosso em Barretos
-
Polícia7 dias atrásForça Tática prende dois homens com 78 porções de drogas em Tangará da Serra
-
Rondonópolis7 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Entretenimento6 dias atrásGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor
-
Cultura6 dias atrásFórum Rio terá debates, cultura e participação popular na Zona Norte
