Cultura

Festival em PE celebra intercâmbio cultural entre Brasil e África

Publicado em

Cultura

Começa nesta terça-feira (10), em Pernambuco, o 18º Festival Canavial – Celebração das Matas e Quilombos, que tem como marca principal o intercâmbio cultural entre Brasil e África. O evento vai passar por 3 cidades pernambucanas até o próximo dia 15 de março: Aliança, Condado e Olinda.

Nesta edição, o festival homenageia Rainha Marivalda, liderança do Maracatu Estrela Brilhantes, de Recife; Mestre Matinho, importante figura na valorização e difusão das tradições dos povos originários; Mestra Jucedi, da Tribo Indígena Tabajaras, de Goiana; e o Grupo Bata-Kossô, de Olinda, coletivo cultural que atua na transmissão de saberes ancestrais, entre eles, os ritmos afro-brasileiros.

Na programação distribuída nas três cidades estão previstas oficinas, cortejos, shows e manifestações culturais de vários estados brasileiros com raízes na cultura negra, além de cirandas, tribos indígenas, cavalo marinho, maracatus, afoxé, coco, orquestras de frevo e mamulengos.

Quarta (11) e quinta-feira (12), a Galeria 2 do Mercado Eufrásio, em Olinda, recebe o 2º Encontro de Mulheres Negras da Cultura Popular. Artistas, pesquisadoras, lideranças sociais e uma matriarca da cultura africana participam de um diálogo sobre ancestralidade, cultura popular, carnaval e feminismo negro.

Este ano, o Festival Canavial integra as celebrações dos 491 anos de Olinda, celebrado no próximo dia 12 de março. A cidade festeja seus quase 500 anos de fundação com dois cortejos:o Bata-Kossô, saindo do largo da Ribeira a partir das 16h; e o Cortejo da Troça Cariri Olindense, saindo de sua sede no bairro Guadalupe, a partir de 17h.

Em seguida, no palco montado na Praça do Carmo, acontecem apresentações do Coco das Artes, Elba Ramalho, Orquestra do Avesso, Quinteto Violado e Sambadeiras. A programação completa está disponível no instagram do festival.
 




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Emílio Goeldi: programação focada no meio ambiente vai até dia 28

Publicados

em

As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente continuam no Museu Paraense Emílio Goeldi. A programação reúne atividades presenciais e virtuais voltadas para diferentes públicos e segue até o dia 28 de junho. Segundo o coordenador de museologia do museu, Emanuel Júnior, a proposta deste ano foi ampliar as ações para além da data oficial celebrada no dia 5 de junho.

“O Goeldi pensou numa agenda que extrapola essa única data e deve se estender então até o final do mês de junho. A gente vai ter trilhas, gente vai ter debates…”

Entre as atividades previstas está uma oficina de história em quadrinhos marcada para o dia 27 de junho.

“uma oficina super legal, super divertida, voltada para o público infantil”. 

O desenhista Luís Cláudio Martins Negrão é o responsável pela atividade.

“Não precisa saber desenhar.  Basta a própria habilidade de cada um. Mostrar o que é o quadrinho, como se constrói o personagem, como criar personagens com referências aos mitos, às lendas, à natureza”.

A programação também inclui o lançamento do PaleoAmazon, projeto voltado para divulgação de pesquisas sobre a história natural da Amazônia. A pesquisadora Maria Inês Feijó destaca a importância da iniciativa para aproximar a ciência da população.

“O site PaleoAmazon foi criado na intenção de divulgar o acervo de paleontologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. As atividades que a gente desenvolve dentro deste acervo mas, principalmente, o trabalho que estamos fazendo com os fósseis em 3D da coleção de tipos do acervo”.

As atividades do Ciclo Especial do Meio Ambiente do Museu Emílio Goeldi seguem até o próximo dia 28 de junho, com ações gratuitas voltadas para educação, ciência e preservação ambiental.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA