Cultura

Museu de Arte do Rio celebra 112 anos de Vinicius de Moraes

Publicado em

Cultura

Para celebrar a vida e o legado do poeta Vinícius de Moraes, que neste domingo, dia 19 de outubro, completaria 112 anos, o Museu de Arte do Rio (MAR) abre neste sábado a exposição Vinicius de Moraes – por toda a minha vida.

A mostra reúne mais de 300 itens entre manuscritos, fotografias, vídeos, livros e obras de arte de artistas e amigos de Vinicius. O objetivo é oferecer ao público um retrato mais abrangente de um dos maiores poetas e compositores brasileiros.

Entre os destaques da mostra está a obra “Retrato de Vinícius”, feita por Cândido Portinari, que será exibida pela primeira vez no Rio de Janeiro. Outro destaque é o núcleo dedicado à Arca de Noé, livro de poemas infantis escrito por Vinicius de Moraes, com ilustrações de Elifas Andreato.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza comemora 300 anos com homenagem da Caixa Cultural

Publicados

em

A capital cearense completa 300 anos com uma homenagem para lá de especial. A Caixa Cultural Fortaleza recebe, até o fim do ano, uma instalação interativa com imagens marcantes, que carregam afetos e memórias da cidade.

Ao todo, a instalação “Fortaleza Somos Nós” é composta por 11 aquarelas, que retratam uma cidade vibrante e em constante transformação, não apenas em sua faixa litorânea, mas também nos bairros centrais e nos mais distantes.

Por meio das pinturas apresentadas, o público é chamado a conhecer esses espaços, e dialogar com eles, deixando desejos e mensagens para o futuro.

O ilustrador paraense Laércio Cubas Junior, que mora em Fortaleza há quase 10 anos e adotou a cidade como sua segunda terra, é o responsável pelo projeto. Ele conta sobre a origem do seu interesse pela capital do Ceará e sobre a relação afetiva entre Fortaleza e Belém.

“Eu sou um paraense que desde criança frequenta Fortaleza e apaixonado por Fortaleza, como tanta gente do Brasil inteiro, do mundo inteiro, que adora  Fortaleza. E desde 2018, eu mudei para cá. E Belém e Fortaleza são cidades irmãs, na verdade, em afetuosidade. Todo mundo adora um camarão, o cearense adora um carimbó, o paraense adora um forró”.

Conhecida por belas atrações naturais, como praias e dunas, Fortaleza também abriga uma rica cultura, arquitetura histórica, culinária típica e artesanato diversificado, que combina tradições como a indígena, africana e sertaneja.

Laércio reforça que o objetivo do projeto é mostrar um pouco desses diferentes ângulos da cidade, e reconhecer principalmente o morador da capital.

“Nosso trabalho também busca mostrar a beleza nos atos mais prosaicos do dia a dia, do cotidiano, da vivência das pessoas. Por se tratar dos 300 anos da cidade, entendemos que não era só uma data para celebrar o turismo, mas para celebrar justamente a identidade local de quem mora aqui”.

O artista destaca ainda a boa receptividade da instalação por parte de quem visita a Caixa Cultural.

“Tem sido fantástico, porque é um lugar belíssimo de circulação de pessoas, num dos cenários mais lindos de Fortaleza, especialmente no final da tarde, pôr do sol. E estou muito grato mesmo com a receptividade, com a repercussão”.

Além de reconhecida por seus atrativos turísticos, Fortaleza foi declarada Cidade Criativa do Design pela UNESCO, devido a seu planejamento urbano e à produção artística. Alguns destaques são as ciclovias, que se tornaram marca registrada do local.

A instalação “Fortaleza Somos Nós” segue até o fim do ano na Caixa Cultural, com entrada franca!


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA