Mato Grosso

Governo de MT leva R$ 92,7 milhões em asfalto, pontes e escolas indígenas para Rondolândia

Publicado em

Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso contemplou Rondolândia, município no extremo da região noroeste do Estado, com um pacote de R$ 92,7 milhões em novos investimentos neste domingo (29.3), levando principalmente mais asfalto, pontes e escolas para os moradores.

“Ao longo dessa trajetória de sete anos, o governo conseguiu mudar muito a realidade de Mato Grosso, até aqui em Rondolândia. O Estado esteve presente durante todo este tempo com obras e ações para melhorar a vida das pessoas, como, por exemplo, o asfalto, que trouxe mais qualidade no deslocamento e garantiu aos jovens uma boa escola. Esse é o papel do poder público”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O prefeito de Rondolândia, José Guedes, destacou os avanços promovidos pelo Estado no município. “A voz do Governo é grande dentro do nosso Mato Grosso. Os avanços que o Estado levou para Rondolândia mostram o compromisso com a nossa população. Temos hoje uma escola de primeiro mundo, e o asfalto chegou até nós nesse cantinho. O governo merece toda a nossa gratidão por tudo o que foi feito e está fazendo por Rondolândia”, afirmou.

O pacote inclui a autorização da licitação para a construção de duas pontes na MT-313, sobre os rios Igarapé Azul (75 metros) e Roosevelt (330 metros), com investimento de R$ 70,8 milhões.

Na educação, o Governo autorizou a construção da Escola Estadual Indígena Zarup Wej, na Aldeia Zoró, com investimento de R$ 6,2 milhões do Estado e R$ 16,5 mil de contrapartida da prefeitura, além da construção da Escola Municipal Indígena na Aldeia Guwa Puxurej, com aporte de R$ 6,1 milhões em recursos estaduais.

“A educação está presente nos 142 municípios de Mato Grosso e, aqui em Rondolândia, não é diferente. Em todos os cantos, há melhoria na infraestrutura, tecnologia e qualidade de ensino. Cada pai e mãe pode ter a certeza de que, na rede estadual e municipal, seu filho está recebendo um dos melhores ensinos do país”, pontuou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Também foram entregues uma retroescavadeira e um caminhão baú para a agricultura familiar, no valor de R$ 684,1 mil, além de quatro ônibus escolares, com investimento de R$ 1,7 milhão.

O que o governo já fez em Rondolândia

Desde 2019, o Governo de MT já investiu R$ 208,8 milhões em obras e ações para Rondolândia, como, por exemplo, a construção de 23,53 quilômetros de asfalto novo da MT-313, a construção da Escola Estadual Indígena Tamali-Syn e a entrega de 10.700 cestas básicas pelo programa SER Família Solidário.

Dispositivo

Participaram da agenda em Rondolândia os deputados estaduais Chico Guarnieri, Paulo Araújo e Carlos Avallone; os secretários estaduais Fábio Garcia (Casa Civil) e coronel PM César Roveri (Segurança Pública), além de autoridades e políticos do município.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Publicados

em

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA