Polícia

Mato Grosso apresenta queda de 20% no índice de roubo de veículos nos primeiros cinco meses de 2026

Publicado em

Polícia

Nos primeiros cinco meses de 2026, entre janeiro e maio, Mato Grosso alcançou redução de 20% no índice de roubos de veículos, conforme comparação com o mesmo período de 2025. De 212 ocorrências registradas ano passado, caiu para 170, este ano.

As estatísticas dos mesmos períodos dos três anos anteriores, janeiro a maio de 2023, 2024 e 2025, mostram que desde 2019 essa modalidade de crime contra o patrimônio está em queda  no estado.

Nos primeiros cinco meses de 2023, por exemplo, 504 veículos foram roubados em todo o estado de Mato Grosso, um índice que, na comparação a 2026, com 170 registros, mostra que este ano a queda foi de 66%. Já em 2024, com 370 roubos veículos, ocorreu uma redução de 54%, comparado às 170 ocorrências de 2026.

Dados anuais

A análise dos índices anuais de roubos de veículos (janeiro a dezembro) mostra que há sete anos, desde 2019, o estado de Mato Grosso apresenta redução nos índices de roubos de veículos. De 2019 para 2025, por exemplo, ocorreu uma queda de 70%. De 1.837 roubos, em 2019, caiu para 504, em 2025, conforme o monitoramento do Observatório de Segurança Pública (OBS/Sesp-MT).

No primeiro ano, 2019 para 2020, os índices já começaram a cair. De 1.837 roubos, em 2019, caiu para 1.322, em 2020, o que representa 28%, ou 515 carros a menos. Esse número de roubos prevenidos é maior que o número de veículos roubados em todo o ano de 2025, cujos registros apontaram 504 crimes dessa natureza.

 
  

“Essa redução dos índices de roubo de veículos é um importante indicador da melhoria dos serviços de segurança pública ao longo desses sete anos. Com certeza, é uma resposta aos investimentos feitos pelo Governo do Estado e do trabalho que as forças policiais estão levando à população em todos os municípios de Mato Grosso”, analisa a secretária de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho.    

“Além de investir em infraestrutura e modernização, com aquisição de armamento moderno, radiocomunicação digital, criação do Vigia Mais, programa de videomonitoramento que está levando câmeras para todos os municípios, o Governo do Estado aumentou o número de policiais nas ruas”, observa Susane Tamanho.

Na análise da secretária, coronel Susane Tamanho, os dados mostram o quanto as forças policiais avançaram em capacidade técnico-científica, investigação qualificada e no policiamento ostensivo de prevenção e repressão à criminalidade levados às ruas.  


 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto

Publicados

em

Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA