Polícia
Polícia Civil prende faccionado alvo de operação em Guarantã do Norte
Polícia
Uma integrante de facção criminosa, alvo da operação Joia Rara e que estava foragida da Justiça, foi presa pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (14.7), em ação realizada pelos policiais civis da Delegacia de Guarantã do Norte.
A criminosa, considerada de alta periculosidade, estava com mandado de prisão em aberto pela 5ª Vara Criminal de Sinop, pelo crime de integrar organização criminosa.
A operação Joia Rara foi deflagrada pela Delegacia de Guarantã do Norte, no dia 17 de junho, para cumprimento de 280 ordens judiciais com foco na desarticulação das atividades de uma facção criminosa envolvida em crimes em diversas cidades de Mato Grosso.
A prisão da foragida ocorreu depois dos policiais da Delegacia de Guarantã do Norte receberem informações de que ela estava ficando na casa de parentes no município. Com base nas informações, foi realizado monitoramento em alguns endereços, sendo descoberto que a procurada estava se escondendo na casa da irmã, no bairro Cidade Nova, onde foi dado cumprimento à ordem judicial.
Após a prisão, a suspeita foi conduzida à Delegacia de Guarantã do Norte para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocada à disposição da Justiça.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Polícia
Especialistas debatem desafios e estratégias para redução dos acidentes de trânsito durante o Conesv
Especialistas de diferentes áreas participaram dos painéis técnicos do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado nesta quarta e quinta-feira (24 e 25.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. As discussões abordaram temas relacionados à prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito, inovação tecnológica e fortalecimento das ações integradas de resposta às emergências.
A programação reuniu representantes de órgãos públicos, instituições de segurança, concessionárias, profissionais da saúde e especialistas que atuam diretamente na formulação de políticas públicas e no atendimento às ocorrências de trânsito. Ao longo dos debates, foram apresentadas experiências, estudos e estratégias voltadas ao aperfeiçoamento da segurança viária e à redução dos impactos causados pelos acidentes.

Entre os temas discutidos estiveram a integração operacional entre instituições que atuam nas rodovias brasileiras, os desafios impostos pelas novas tecnologias automotivas, como veículos elétricos e híbridos, o panorama da mortalidade no trânsito e os caminhos para o fortalecimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
O coordenador técnico do Conesv, major BM Rivaldo Miranda de Andrade, destacou que os painéis promovem discussões entre gestores e representantes de diferentes instituições sobre temas relevantes para a segurança viária e a resposta às emergências.
“Os acidentes de trânsito representam hoje a segunda principal causa de mortes por causas externas no Brasil. Por isso, este evento tem a finalidade de reunir as instituições e os profissionais que atuam na linha de frente da resposta às emergências nas vias brasileiras. Temos painéis de discussão que reúnem gestores e representantes de diferentes instituições para debater temas relevantes relacionados ao trânsito. A programação também conta com simulados operacionais, desafios técnicos e cursos de capacitação voltados à temática das emergências e da segurança no trânsito brasileiro”, destacou.

Um dos painelistas do congresso, o diretor de Assuntos Regulatórios da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Gilberto Martins, falou sobre os avanços tecnológicos da indústria automotiva e os desafios relacionados à regulamentação e à segurança veicular.
“Estamos passando por um momento de grandes transformações, principalmente quando falamos da transição da motorização para a eletrificação. A Anfavea tem trabalhado junto ao governo para avançar na regulamentação, seja em relação aos itens obrigatórios nos veículos, seja nos programas automotivos e nas regras de comercialização. Também temos avançado nas tecnologias de segurança, cada vez mais voltadas à automação e à inteligência artificial”, explicou.
Entre os participantes internacionais do congresso, o argentino Marcelo Radrizzani destacou a importância da cooperação entre os países e da troca de experiências para o fortalecimento das ações voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências.
“A cooperação internacional é muito importante para a segurança viária e para fortalecer a união entre os países. Iniciativas como esta permitem o intercâmbio de experiências e conhecimentos, principalmente entre os países latino-americanos. Viemos da Argentina com três bombeiros especializados em resgate veicular para aprender com as experiências dos outros participantes e também compartilhar os conhecimentos e os casos reais que vivenciamos em nosso país”, afirmou.
O Conesv segue até esta sexta-feira (26) com palestras, cursos, treinamentos práticos, simulados e competições técnicas, reunindo profissionais de diferentes regiões do país para o compartilhamento de experiências e o aperfeiçoamento das ações voltadas à preservação da vida no trânsito.

-
Mato Grosso15 horas atrásRainha da Expoagro 2026 recebe apoio de Max Russi para representar Mato Grosso em Barretos
-
Várzea Grande2 dias atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Cultura7 dias atrásFórum Rio terá debates, cultura e participação popular na Zona Norte
-
Polícia6 dias atrásCorpo de Bombeiros de MT tem projeto de inteligência geoespacial para combate aos incêndios florestais destacado em prêmio nacional
-
Polícia6 dias atrásServidores podem se inscrever em capacitação da CGE sobre transferências voluntárias
-
Entretenimento6 dias atrásGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor
