Política

Mauro cobra que Lula esqueça eleição e negocie com EUA: “Está cometendo erros gigantescos”

Publicado em

Política

Durante reunião entre nove governadores da direita e centro-direita, em Brasília, o governador Mauro Mendes defendeu que o grupo cobre o presidente Lula para esquecer as eleições de 2026 e negociar o “tarifaço” com o presidente dos EUA, Donald Trump.

A reunião, organizada por Mauro, ocorreu na tarde desta quinta-feira (7/8) e contou com a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Junior (PR), Jorginho Mello (SC), Romeu Zema (MG), Wilson Lima (AM) e Ibaneis Rocha (DF).

“Nós temos que cobrar do presidente Lula que ele assuma o protagonismo dessa negociação. Ele é o presidente desse país, concordemos ou não, e ele não pode abrir mão de dialogar com os americanos. O Xi Jinping, presidente da China, que é a segunda maior potência do mundo, falou mais de uma dezena de vezes com o presidente americano. O Lula não pode ficar aqui oferecendo jabuticaba, falando algumas coisas, como se estivesse jogando para o time eleitoral que ele representa, deixando de lado os interesses do povo brasileiro”, pontuou.

Mauro ressaltou que a falta de diálogo poderá causar graves consequências para a população de todos os estados.

“O presidente Trump está errado, mas é o presidente da maior economia do planeta. Não adianta nós aqui, na dimensão que nós temos, querer peitar o cara. Olha o que aconteceu com a Venezuela, com o Irã. Não podemos de maneira alguma permitir que essa crise possa escalar e levar o Brasil a uma das piores crises da sua história. Não dá pra agir do jeito que o Lula está agindo, cometendo esses erros crassos e gigantescos de diplomacia internacional. Isso pode custar caro a todos nós brasileiros”, afirmou.

Para Mauro, caso Lula insista no erro, os presidentes da Câmara e do Senado precisam “ter a coragem” de assumirem essas negociações.

“Se houver omissão, o presidente da Câmara e do Senado precisam assumir esse protagonismo, bater no peito e procurar o governo americano. Porque nós governadores representamos nossos respectivos estados, mas o Congresso Nacional representa a nação brasileira e é o maior Poder que existe nesse país”, opinou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

“Não vamos fechar as portas para ninguém”, diz Max sobre alianças para 2026

Publicados

em

O presidente do Podemos em Mato Grosso, Max Russi, afirmou que o partido “não irá fechar as portas para ninguém” e segue em conversações sobre a formação de alianças para a composição das chapas majoritárias nas eleições de 2026.

Em entrevista à imprensa, na manhã desta quinta-feira (25), o também presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) revelou que já recebeu diversas lideranças em seu gabinete e afirmou buscar, junto ao grupo político, um consenso em torno das melhores opções para o estado.

Entre os nomes com quem se reuniu, Max citou os pré-candidatos ao Palácio Paiaguás: o governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o senador Wellington Fagundes (PL) e, mais recentemente, o senador Jayme Campos (União).

“Agora começaram as conversas, né? O Jayme esteve aqui no gabinete falando que vai ser candidato, pedindo como é que está o Podemos, a gente foi procurado também pelo pessoal do Pivetta, o pessoal do Wellington também através do Ananias [presidente do Partido Liberal em Mato Grosso], agora eu vou encaminhar”, contou.

O grupo liderado por Max, que reúne 25 pré-candidatos a deputado estadual, nove a deputado federal, pretende eleger até seis deputados estaduais e dois federais. Embora o partido ainda não tenha definido apoio a candidatos da chapa majoritária, a força da nominata proporcional tem colocado o Podemos no centro das articulações políticas, tornando a sigla peça importante nas negociações.

Max também revelou que tem mantido diálogo com pré-candidatos ao Senado, entre eles a deputada estadual Janaina Riva (MDB), o deputado federal José Medeiros (PL), o ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso Antônio Galvan (Avante), a empresária Margareth Buzetti (PSD) e o ex-governador Mauro Mendes (União), a quem já sinalizou apoio.

“A Janaina nos procurou e nós não estamos fechando portas para ninguém. Medeiros esteve aqui também, o Mauro. Galvan também esteve aqui e nós temos conversado. A Margareth também. Vamos conversar, eu vou apresentar o que o pessoal está trazendo e o grupo todo vai decidir o encaminhamento”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA