Polícia

Apreensão de pescado pela Dema cresce 570% nos primeiros 6 meses de 2025

Publicado em

Polícia

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) tem trabalhado para garantir o cumprimento da Lei do Transporte Zero, que visa combater a pesca predatória em Mato Grosso. Somente nos seis primeiros meses de 2025, 1.114 kg de pescado foram apreendidos, o que representa 570% de aumento, se comparado ao ano inteiro de 2024, quando foram apreendidos 200 kg de peixes.

As ações de proteção da fauna mato-grossense têm ocorrido constantemente. Somente neste semestre, foram deflagradas três operações pela Dema, realizadas com base em investigações conduzidas pela especializada.

Além disso, também foram realizadas outras 10 operações em conjunto com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), que resultaram em mais de 800 kg de pescado apreendidos e R$ 116 mil em multas aplicadas em decorrência de inquéritos policiais instaurado pela Dema.

Juntas, as operações referentes à fauna resultaram na apreensão de 1.114 toneladas de pescado, instauração de 41 inquéritos policiais, 11 autos de prisão em flagrante e aplicação de multas administrativas próximas a R$ 250 mil. Além disso, foram apreendidos quatro animais silvestres da biodiversidade do Estado.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou que, para o enfrentamento aos crimes de pesca predatória e outros contra a fauna, a unidade utiliza ferramentas de inteligência, tecnologia, capacitação constante e novos equipamentos, além de atuar de forma integrada, com apoio de órgãos parceiros, o que tem aprimorado significativamente o trabalho investigativo.

“A Delegacia Especializada do Meio Ambiente tem intensificado suas ações no combate aos crimes ambientais em todo o Estado, com destaque para o enfrentamento à pesca predatória, que tem sido alvo de operações específicas e estratégicas. Esse esforço, tanto em ações próprias quanto em trabalhos integrados, reflete o comprometimento dos nossos profissionais em proteger o meio ambiente e garantir o cumprimento da legislação”, afirmou a delegada.

Operações em repressão à pesca ilegal

Em janeiro deste ano, a Dema, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), deflagrou a Operação Malha Fina, com objetivo de reprimir práticas de pesca predatória na região de Barão de Melgaço. As ações ocorreram entre os dias 13 e 17 de janeiro.

Durante os trabalhos, um pescador profissional, de 61 anos, foi preso em flagrante e diversos materiais proibidos durante o período de defeso foram apreendidos. Além disso, foram apreendidos 83 exemplares de pescado de espécies como piau, pacupeva e aquelas restritas pela Lei do Transporte Zero (nº 12.197/2023), como dourado e piraputanga.

A pesca ilegal também foi o foco da Operação Up Punt, que cumpriu mandados de busca e apreensão em pesqueiros suspeitos de prática de pesca ilegal na região de Porto Jofre, em Poconé. O grupo criminoso investigado utilizava uma chalana e redes para captar os peixes e, depois, transportava o pescado ilegal para Cuiabá.

Em junho, a Dema deflagrou a Operação Isca Viva, com o objetivo de coibir o comércio irregular de iscas vivas na região. As investigações apontaram que criminosos estavam invadindo áreas privadas para extrair minhocas gigantes, conhecidas como “minhocuçu”, que posteriormente eram comercializadas em estabelecimentos na zona urbana de Santo Antônio do Leverger.

Foram fiscalizados seis estabelecimentos comerciais localizados tanto na Rodovia Palmiro Paes de Barros quanto na zona urbana da cidade. Cinco pessoas foram presas em flagrante, dois estabelecimentos foram autuados e embargados e a operação gerou, ainda, cinco autos de infração, que somaram R$ 22 mil em multas.

Além disso, foram apreendidos 32 kg de minhocuçu, avaliados em R$ 10 mil, dois peixes da espécie pacu, várias pacupevas, totalizando 7,271 kg, uma costela de porco-do-mato, pesando 16,553 kg, uma tarrafa branca, 200 unidades de mussum, 2 mil tuviras e 600 jejum.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Secretaria de Segurança lamenta morte de ex-comandante-geral da Polícia Militar

Publicados

em

A Secretaria de Segurança Pública(Sesp-MT) lamenta a morte de ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos, ocorrida na manhã deste sábado(27.6), em Cuiabá.

Campos Filho, que era cuiabano, ingressou na Polícia Militar em 1983 e ascendeu ao cargo de comandante geral em 2007, função que exerceu até 2012. Ele também desempenhou outras funções de comando, entre as quais o Comando Regional em Cuiabá, a Companhia de Policiamento de Trânsito e Companhia Independente de Operações Especiais.  

Além disso, também serviu ao Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), Comando Regional em Várzea Grande e Comando Regional em Barra do Garças.

A secretária de Segurança, coronel Susane Tamanho, lamenta o falecimento o ex-comandante, oficial da reserva remunera(RR), e destaca a importância do trabalho de Campos Filho tanto como oficial, atuando na área operacional em diversas unidades, quanto gestor maior da instituição militar estadual.

“Como oficial, Campos Filhos esteve nas ruas, à frente de unidades operacionais, servindo a população mato-grossense na prevenção e repressão à violência em diversas regiões do estado. Como comandante-geral, planejou e liderou as atividades da Polícia Militar levando segurança para todos os municípios”, destacou a secretária Susane Tamanho.  

A Sesp informa que o velório ocorrerá hoje, a partir das 18h, na Capela Santa Rita, sala 01. O sepultamento está marcado para este domingo (28.6), às 9 horas, na comunidade Capela do Piçarrão, em Várzea Grande.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA