Mato Grosso

SES implementa projeto para monitoramento de sintomas em Sorriso

Publicado em

Mato Grosso

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-MT) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apresentou, em Sorriso, os avanços do projeto para a implantação da Vigilância Sindrômica por meio de dados relativos aos sintomas registrados em prontuários médicos.

A iniciativa usa técnicas inovadoras de mineração de dados, um processo que analisa grandes quantidades de informações para encontrar padrões e anomalias, e contribui para decisões mais rápidas e eficientes, fortalecendo a vigilância em saúde da população.

A apresentação ocorreu durante uma reunião, nesta quarta-feira (20.8), com o secretário de Saúde do município, Vanio Jordani, coordenadores de Atenção Primária e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de servidores do Cievs Sorriso.

Segundo o responsável técnico pelo Cievs do Estado, Menandes Alves de Souza Neto, o encontro teve o objetivo de detalhar o funcionamento do sistema e explicar os benefícios para a gestão da Saúde Pública na região.

“O sistema busca os sintomas como, por exemplo, febre, coriza e tosse, e os classifica como síndrome respiratória, contabilizando os atendimentos diários para esta e outras possíveis doenças. A grande vantagem é a possibilidade de detecção precoce de alterações no perfil epidemiológico e a automação de alertas. Esta antecipação será primordial para a realização de ações de resposta, com possibilidade de redução no número de casos”, afirmou.

A ferramenta pode ser utilizada para o monitoramento de diversas situações em saúde, como o consumo de medicamentos e previsão de necessidade de leitos.

O projeto está em fase de validação e, assim que validado, deverá ser expandido para os demais municípios do Estado. “A ideia é que, quando o sistema identificar uma alteração no perfil epidemiológico, como aumento nos atendimentos por doenças respiratórias, ele encaminhe automaticamente um alerta para os gestores para que eles possam se mobilizar, minimizando impactos nos serviços de saúde. No momento, aproximadamente 30 síndromes podem ser relacionadas aos sintomas”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Mostra Estudantil mobiliza jovens no combate à violência contra a mulher

Publicados

em

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia realizou, na terça-feira (23), a cerimônia virtual de premiação da Mostra Estudantil de Arte 2026. Com o tema “Cores que Gritam: Dignidade, Respeito e Voz”, a iniciativa mobilizou estudantes na promoção dos direitos das mulheres e na prevenção da violência de gênero por meio da expressão artística.A edição deste ano reuniu 32 escolas dos dois municípios e contabilizou 217 obras inscritas, além de registrar expressiva participação da comunidade, com 9.205 votos populares por meio da plataforma digital do projeto. A mostra estimulou estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio a expressarem, por meio da arte, reflexões sobre os direitos das mulheres e a prevenção da violência. Com mensagens voltadas ao respeito, à igualdade e ao fortalecimento feminino, as obras destacaram valores como sororidade, resiliência e valorização das trajetórias das mulheres. Durante a cerimônia, a promotora de Justiça Luciana Rocha Abrão David, integrante do júri técnico e apoiadora da iniciativa, destacou o alto nível dos trabalhos apresentados e o impacto social do projeto. “Hoje celebramos não apenas os vencedores, mas todos que participaram deste processo, que atingiu seu principal objetivo: engajar a comunidade escolar na reflexão sobre esse tema tão importante”, ressaltou.Foram premiadas as obras “Mulheres que Renascem” (Categoria Especial/Apae), “Stop Violence” (6º ano), “Memórias de uma Lei” (7º ano), “Força Ancestral, Denuncie 180” (8º ano), “Florescer” (9º ano), “Verdadeira Essência” (1º ano do Ensino Médio), “Peso do Amor” (2º ano do Ensino Médio) e “Incontáveis Dias de Luta” (3º ano do Ensino Médio).Também receberam reconhecimento pelo engajamento as instituições que alcançaram 100% de participação das turmas: CMEB Jardim Araguaia, Colégio Cathedral, Escola Interativa Coopema, Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, Escola Estadual Francisco Dourado, Escola Estadual Heronides Araújo e Escola Estadual Waldiza Rego Flores Lopes.A obra “Peso do Amor”, produzida pela turma do 2º Ano A do Instituto Madre Marta Cerutti, obteve a maior nota técnica da mostra e será transformada em um mural externo na unidade escolar. A pintura será executada pelo artista plástico Dupé Ferreira no mês de agosto.A programação incluiu ainda o sorteio de brindes para os estudantes participantes, entre eles um notebook e um smartphone. A comissão organizadora informou que haverá uma exposição presencial das obras, em data a ser divulgada, ampliando o alcance das mensagens construídas pelos estudantes em defesa da dignidade, do respeito e dos direitos das mulheres.Confira o resultado completo aqui.Assista abaixo à live de premiação.

(Com informações da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia).

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA