Cuiabá
2º Encontro sobre Inclusão e Neurodiversidade reúne profissionais da Assistência Social em Cuiabá
Cuiabá
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão promoveu, na manhã de sexta-feira (22), o 2º Encontro sobre Inclusão e Neurodiversidade, realizado no auditório da sede da pasta. O evento foi aberto pela secretária Hélida Vilela e contou com a participação dos secretários-adjuntos Paolla Reis e Andrico Xavier.
A iniciativa tem como principal objetivo oferecer subsídios técnicos para que as equipes que atuam no sistema socioassistencial de Cuiabá estejam cada vez mais preparadas para acolher pessoas autistas, com deficiência ou outras condições neurodivergentes de forma adequada, acessível e inclusiva. A proposta se soma às ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos em toda a capital.
Durante a abertura, a secretária Hélida Vilela destacou o caráter contínuo da capacitação. “Esses encontros são cíclicos e constantes, pensados para o aperfeiçoamento do atendimento à população neurodivergente. É uma preocupação essencial da gestão garantir que ninguém fique à margem do acesso às políticas públicas”, afirmou.
O encontro reuniu cerca de 60 servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e técnicos de diversas áreas, que diariamente acompanham mais de 2 mil usuários vinculados à rede municipal. Com palestras, trocas de experiências e oficinas, o evento reforçou a importância de práticas inclusivas e do fortalecimento dos vínculos comunitários.
A Prefeitura de Cuiabá reafirma, com a iniciativa, o compromisso em garantir que as políticas de assistência social sejam aplicadas de maneira cada vez mais humana, acolhedora e alinhada às necessidades da população neurodiversa.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande3 dias atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Mato Grosso2 dias atrásRainha da Expoagro 2026 recebe apoio de Max Russi para representar Mato Grosso em Barretos
-
Entretenimento7 dias atrásLore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
-
Polícia4 dias atrásCavalaria da Polícia Militar detém integrantes de facção com drogas em Barra do Bugres
-
Agricultura4 dias atrásExportações de carne de frango avançam, enquanto suínos perdem força
-
Esportes4 dias atrásLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Polícia Federal4 dias atrásFICCO/Ilhéus deflagra operação contra organização criminosa no Baixo Sul da Bahia
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados em MT contra grupo investigado por golpes em Paraná
