Várzea Grande
Secretário de Educação inicia ciclo de visitas às escolas da rede municipal
Várzea Grande
Ação é uma das etapas de seu plano de gestão. O objetivo é conhecer e conferir de perto as demandas, e para além disso, ouvir, conversar e se aproximar da comunidade escolar
Após apresentar o Plano Estratégico para todos os gestores da rede municipal, em reunião gerencial, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, iniciou, o ciclo de visitas às escolas da rede municipal, uma etapa de seu plano de gestão que tem por objetivo conferir in loco as demandas, e para além disso, ouvir, conversar e se aproximar da comunidade escolar.
O secretário, acompanhado pelo superintendente de Gestão Escolar, professor Gilmar Mussa de Morais, e pelo superintendente de Cultura, Leandro Manduca, visitou a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘José Estejo de Campos’, no bairro Vitória Régia, onde foi recebido pela diretora Gisela Cristina Nassarden e pôde acompanhar a rotina de professores e alunos em sala de aula.
Em seguida, no bairro São Mateus, visitou a EMEB ‘Júlio Corrêa’, onde foi recebido pela diretora da unidade, Daluza Benedita de Arruda, para conhecer a estrutura e as demandas da escola que atende 716 alunos.
Outra escola visitada foi a EMEB ‘Profº Lenine de Campos Póvoas’, do bairro Jardim dos Estados. Nessa unidade, foi recebido pela diretora Maria de Fátima Santana. Além de conhecer toda a escola, acompanhar as atividades pedagógicas, o secretário ainda pôde conferir o ensaio da evolução dos alunos da Fanfarra da escola.
Na sequência, o secretário e sua equipe seguiram para a EMEB ‘Profº Demétrio de Souza’, no bairro Jd. Maringá I, onde foram recebidos pela diretora, Queila Feitosa da Silva. Visitando as dependências da escola, o secretário acompanhou as atividades dos alunos, visitando todas as salas de aula e ainda conferiu as aulas de dança e de capoeira.
De acordo com o secretário Igor, o objetivo do ciclo de visitas – que será realizado toda semana -, é conhecer in loco todas as escolas da rede municipal, dialogar com diretores, professores, servidores e alunos para ouvir as sugestões, críticas e demandas que possam subsidiar a tomada de decisões corretas, pontuais e necessárias dentro da realidade da administração pública. “Ver a realidade de perto para tomar as melhores decisões, esta é a nossa metodologia de trabalho, focado nos resultados positivos e priorizando sempre o diálogo” explicou.
Várzea Grande
Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036
Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.
Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.
A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).
“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.
A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.
A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.
“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.
Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.
“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.
A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.
“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.
A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.
“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.
Galeria de Fotos (30 fotos)
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom vg Andre luis/secom-vg
-
Cultura7 dias atrásÚltimos dias de inscrições do Viva Usina Criativa, na Paraíba
-
Polícia7 dias atrásCorpo de Bombeiros extingue incêndio em residência em Alta Floresta
-
Polícia6 dias atrásForça Tática prende dois homens com 78 porções de drogas em Tangará da Serra
-
Cultura7 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Cultura4 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura6 dias atrásFortaleza celebra cinema nacional com exibição no Centro Dragão do Mar
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
