Cuiabá

Alunos da UFMT visitam Palácio Alencastro e exploram marco da arquitetura

Publicado em

Cuiabá

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, recepcionou nesta segunda-feira (25) um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para uma visita técnica ao Palácio Alencastro, sede do Poder Executivo municipal. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes da história da arquitetura cuiabana e destacar a relevância de um dos prédios mais emblemáticos da capital.

“Uma visita programada pela turma de Arquitetura da UFMT. O prédio da Prefeitura é icônico, tem uma representatividade muito grande da arquitetura moderna brasileira. Por isso o interesse na visita guiada. O prefeito abriu as portas e todos puderam contemplar esse prédio histórico”, afirmou o secretário José Afonso.

O professor Ricardo Castor, que acompanhou a turma, destacou a experiência como fundamental para a formação acadêmica. “Hoje trago os alunos da UFMT ao Palácio Alencastro porque esse edifício é um marco importante da história da arquitetura cuiabana, moderna do Estado e do país. Foi concebido dentro de uma linguagem modernista, influenciado pela arquitetura carioca, arrojada para a época, no final dos anos 50. Uma experiência imprescindível, em que eles vão sentir o que há de especial nesse prédio”, pontuou.

Construído em 1959 sobre os escombros do antigo Palácio do Governo, demolido em meio ao ciclo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, o Palácio Alencastro marcou a introdução da arquitetura modernista em Cuiabá. Inspirado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, o projeto seguiu os preceitos de Le Corbusier, com pilotis, terraço-jardim e janelas em fita. Para adequar-se ao clima quente, recebeu brise-soleils basculantes que garantem conforto térmico.

Com suas linhas ousadas e importância simbólica, o Palácio Alencastro consolidou-se como referência histórica e arquitetônica, permanecendo até hoje como cartão-postal da capital mato-grossense.

#PraCegoVer

Na imagem principal, a turma com vários alunos da Universidade posa para uma fotografia em grupo no terraço do Palácio Alencastro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA