Cuiabá

Memória de Dante de Oliveira segue viva e acessível na Praça Rachid Jaudy

Publicado em

Cuiabá

O legado político e histórico do ex-governador de Mato Grosso, Dante Martins de Oliveira, segue preservado, valorizado e plenamente acessível à população no Instituto que leva seu nome, localizado na Praça Rachid Jaudy, no Centro de Cuiabá. Após passar por um processo de revitalização, limpeza técnica e reorganização do espaço, o memorial reafirma seu papel como guardião de uma das trajetórias mais relevantes da história democrática brasileira.

Reconhecido nacionalmente como um dos principais símbolos do movimento Diretas Já, Dante de Oliveira ocupa lugar de destaque na memória política do país. Preservar sua história é, antes de tudo, preservar os valores democráticos, a cidadania e o compromisso com a verdade histórica, princípios que norteiam as ações da atual gestão municipal.

Acervo preservado e reorganizado com responsabilidade técnica

Diante de críticas e informações falsas que circularam recentemente, sugerindo de forma equivocada um suposto desrespeito ou desmonte do acervo, a Prefeitura de Cuiabá esclarece que nenhum item foi descartado, perdido ou retirado de forma definitiva. Todo o material passou apenas por remoção temporária, necessária para procedimentos emergenciais de limpeza, conservação e reorganização do espaço físico.

Em menos de 24 horas, as peças foram reinstaladas no mesmo local, agora em um ambiente climatizado, mais seguro e adequado à preservação de documentos, quadros, fotografias, objetos pessoais, comendas e registros que contam a trajetória pública do ex-governador.

A revitalização do prédio devolveu vida ao espaço, garantindo melhores condições de visitação, acessibilidade e conservação, sem qualquer prejuízo à memória de Dante de Oliveira. Pelo contrário: o processo reforçou o cuidado institucional com seu legado.

Visitação aberta ao público

O Memorial Dante de Oliveira está aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, em horário comercial, permitindo que estudantes, pesquisadores e a população em geral tenham acesso direto à história política de Mato Grosso e do Brasil.

A orientação da Secretaria Municipal de Comunicação é clara: a exposição está aberta, organizada e disponível para todos que desejam conhecer ou revisitar a trajetória de um dos maiores líderes mato-grossenses.

História, cidadania e serviços públicos no mesmo espaço

Com a instalação da Secretaria Municipal de Trabalho no prédio do Instituto Dante de Oliveira, o espaço passou a cumprir também uma função social ampliada. A presença permanente de serviços públicos trouxe maior fluxo de pessoas, mais segurança e ocupação qualificada do local, fortalecendo a preservação do patrimônio histórico.

Quem procura emprego, qualificação profissional ou orientação para empreender acaba encontrando, no mesmo ambiente, a história de Dante de Oliveira, criando uma conexão direta entre memória, cidadania e desenvolvimento humano.

Segundo o secretário municipal de Trabalho, Willian Campos, a nova sede representa uma mudança de conceito no atendimento à população. “A Secretaria não pode ser apenas um local de cadastro de vagas. Nosso objetivo é cuidar das pessoas, preparar o trabalhador e criar oportunidades reais de emprego e geração de renda. Este espaço simboliza um poder público mais próximo e mais eficiente”, destacou.

Atendimento humanizado e impacto social

O novo modelo de atendimento reúne, em um único local, intermediação de mão de obra, qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Profissional (NAAP), considerado o coração da política pública implementada.

A microempreendedora Eulália da Guia Amorim, atendida no espaço, elogiou a estrutura e o serviço prestado. “Procurei o posto do Sine para regularizar meu MEI e fiquei muito satisfeita. O atendimento é rápido, de qualidade, e a localização é excelente. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Exposição itinerante amplia alcance do legado

Além da manutenção do acervo na Praça Rachid Jaudy, a Prefeitura de Cuiabá já planeja uma exposição temporária no Museu do Morro da Caixa d’Água Velha, um dos mais importantes pontos turísticos e culturais da capital. A iniciativa tem como objetivo ampliar o alcance do material histórico, levando a trajetória de Dante de Oliveira a novos públicos e fortalecendo o turismo cultural.

A curadoria será realizada em parceria com o Instituto Dante de Oliveira, com critérios técnicos e históricos que asseguram respeito, contextualização e preservação das peças.

Compromisso com a memória e com a verdade

A gestão municipal reforça que preservar o legado de Dante de Oliveira é um compromisso institucional permanente, pautado pela responsabilidade, transparência e respeito à história. Não houve apagamento, desmonte ou descaso, houve cuidado, planejamento e valorização de um patrimônio que pertence a toda a sociedade.

Manter o acervo preservado, acessível e integrado à vida cotidiana da cidade é garantir que as atuais e futuras gerações tenham contato com um dos capítulos mais importantes da democracia brasileira, com verdade, dignidade e alcance cada vez maior.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Luisa Mel é coroada Rainha da 58ª Expoagro e representará Cuiabá

Concurso reuniu mais de 100 candidatas e escolheu as representantes da maior feira agropecuária de Mato Grosso.

Publicados

em

Foto: Reprodução

A beleza, a elegância e a tradição marcaram a grande final do concurso Rainha da 58ª Expoagro 2026, realizada na última sexta-feira (29), no Barones Lounge Bar, em Cuiabá. O evento reuniu candidatas, familiares, convidados e representantes da sociedade mato-grossense em uma noite de glamour e emoção que definiu as representantes oficiais da maior feira agropecuária do Estado.

Organizado pelo jornalista e apresentador João Oliveira, responsável pelo Podcast Caximboco e pelo Programa Variedades, o concurso consolidou mais uma vez sua importância no calendário de eventos da capital. Além da Rainha da Expoagro, João também promove o tradicional concurso Rainha da ExpoVG, fortalecendo os concursos de beleza e a valorização da cultura regional.

A disputa deste ano contou com mais de 100 candidatas inscritas. Após duas etapas eliminatórias, apenas 12 finalistas garantiram vaga na grande decisão. O alto nível das participantes chamou a atenção do público e dos jurados, que avaliaram critérios como postura, comunicação, desenvoltura, presença de palco, carisma e representatividade.

Segundo a organização, as candidatas demonstraram não apenas beleza, mas também simpatia, inteligência e segurança durante todas as fases da competição, tornando a escolha das vencedoras uma das mais difíceis das últimas edições.

Ao final da cerimônia, Giovanna conquistou o título de Segunda Princesa da 58ª Expoagro 2026, sendo reconhecida pelo excelente desempenho apresentado ao longo do concurso. A faixa de Primeira Princesa ficou com Maria Luisa, que também se destacou entre as candidatas mais bem avaliadas da noite.

A grande vencedora foi Luisa Mel, coroada Rainha da 58ª Expoagro 2026. Com o título, ela passa a representar oficialmente Cuiabá durante as festividades da tradicional exposição agropecuária e também terá a responsabilidade de levar o nome da capital mato-grossense ao concurso nacional Miss Rodeio Brasil.

O evento nacional será realizado entre os dias 2 e 4 de agosto, em Barretos, cidade reconhecida como um dos maiores símbolos do rodeio brasileiro. A participação de Luisa Mel reforça a presença de Mato Grosso em um dos concursos mais importantes do segmento country e agropecuário do país.

A escolha da Rainha da 58ª Expoagro reafirma a tradição do evento em valorizar a cultura sertaneja, o universo agro e o protagonismo feminino, mantendo viva uma das mais tradicionais celebrações ligadas ao setor agropecuário mato-grossense.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA