Cultura

Grupo Olodum confirma presença na Lavagem de Madeleine, na França

Publicado em

Cultura

A maior festa afro-brasileira da Europa, a Lavagem de Madeleine, que acontece em Paris, chega a sua edição de número 24 este ano. O evento acontece entre os dias 9 e 14 de setembro e, em 2025, integra a programação do Ano do Brasil na França. 

O grupo Olodum, um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira em todo o mundo, foi confirmado como principal atração musical que irá comandar a festa em 2025, fazendo a trilha do cortejo no dia 14 de setembro, a partir das 10h.

Quem conduzirá a cerimônia, de acordo com a organização do evento, será o babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê, de Santo Amaro da Purificação. A Lavagem de Madeleine reúne brasileiros, franceses e turistas, que saem, em cortejo, da Praça da República e seguem até a Igreja de Madeleine, onde são lavadas as escadarias da igreja. Após o ritual, a festa continua com shows, DJs e apresentações de dança. A cerimônia é inspirada na Lavagem do Bonfim de Salvador.

A versão francesa da Lavagem foi idealizada pelo multiartista Roberto Chaves, o Robertinho, e teve sua primeira edição em 2002. Artistas como Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury já participaram em edições anteriores do festejo. 

A expectativa da organização é que, neste ano, o número de participantes supere os mais de 60 mil da edição do ano passado. O calendário completo dos 6 dias do Festival Cultural está disponível em francês e português no site oficial do evento, lavagedelamadeleine.com.

*Com informações da Agência Brasil


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Fortaleza comemora 300 anos com homenagem da Caixa Cultural

Publicados

em

A capital cearense completa 300 anos com uma homenagem para lá de especial. A Caixa Cultural Fortaleza recebe, até o fim do ano, uma instalação interativa com imagens marcantes, que carregam afetos e memórias da cidade.

Ao todo, a instalação “Fortaleza Somos Nós” é composta por 11 aquarelas, que retratam uma cidade vibrante e em constante transformação, não apenas em sua faixa litorânea, mas também nos bairros centrais e nos mais distantes.

Por meio das pinturas apresentadas, o público é chamado a conhecer esses espaços, e dialogar com eles, deixando desejos e mensagens para o futuro.

O ilustrador paraense Laércio Cubas Junior, que mora em Fortaleza há quase 10 anos e adotou a cidade como sua segunda terra, é o responsável pelo projeto. Ele conta sobre a origem do seu interesse pela capital do Ceará e sobre a relação afetiva entre Fortaleza e Belém.

“Eu sou um paraense que desde criança frequenta Fortaleza e apaixonado por Fortaleza, como tanta gente do Brasil inteiro, do mundo inteiro, que adora  Fortaleza. E desde 2018, eu mudei para cá. E Belém e Fortaleza são cidades irmãs, na verdade, em afetuosidade. Todo mundo adora um camarão, o cearense adora um carimbó, o paraense adora um forró”.

Conhecida por belas atrações naturais, como praias e dunas, Fortaleza também abriga uma rica cultura, arquitetura histórica, culinária típica e artesanato diversificado, que combina tradições como a indígena, africana e sertaneja.

Laércio reforça que o objetivo do projeto é mostrar um pouco desses diferentes ângulos da cidade, e reconhecer principalmente o morador da capital.

“Nosso trabalho também busca mostrar a beleza nos atos mais prosaicos do dia a dia, do cotidiano, da vivência das pessoas. Por se tratar dos 300 anos da cidade, entendemos que não era só uma data para celebrar o turismo, mas para celebrar justamente a identidade local de quem mora aqui”.

O artista destaca ainda a boa receptividade da instalação por parte de quem visita a Caixa Cultural.

“Tem sido fantástico, porque é um lugar belíssimo de circulação de pessoas, num dos cenários mais lindos de Fortaleza, especialmente no final da tarde, pôr do sol. E estou muito grato mesmo com a receptividade, com a repercussão”.

Além de reconhecida por seus atrativos turísticos, Fortaleza foi declarada Cidade Criativa do Design pela UNESCO, devido a seu planejamento urbano e à produção artística. Alguns destaques são as ciclovias, que se tornaram marca registrada do local.

A instalação “Fortaleza Somos Nós” segue até o fim do ano na Caixa Cultural, com entrada franca!


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA