Mato Grosso

Escola de Governo oferece curso para desenvolvimento sustentável na Gestão Pública Estadual

Publicado em

Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo (EG-MT), iniciou nesta segunda-feira (14.7) as inscrições para o curso “ESG e Políticas Públicas”. A capacitação vai abordar aspectos ambiental, social e governamental (sigla em inglês ESG), problematizando o papel das políticas públicas nas ações do Poder Executivo Estadual.

Foram disponibilizadas 40 vagas presenciais para servidores públicos. Os participantes irão refletir sobre o desenvolvimento sustentável como eixo estratégico da gestão pública.

A servidora do Núcleo de Acompanhamento da Qualificação Profissional da EG-MT, Rejane Gelinski, destaca a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no cotidiano do serviço público e da classificação das atividades governamentais tendo como base as 169 metas dos ODS.

“Durante a aula, será possível compreender como os princípios de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança se relacionam com a formulação e execução de políticas públicas”, explica Gelinski, que também vai ministrar a capacitação. O encontro será no dia 1º de agosto, das 8h às 12h, no prédio da EG-MT, localizado no Complexo Seplag-MT.

O curso possui quatro módulos. Entre os assuntos previstos a serem abordados estão os conceitos de ESG e a aplicação deles na administração pública, além do debate sobre a importância da relação do desenvolvimento sustentável com as políticas públicas.

Os participantes receberão certificado de 4 horas-aula. Para se inscrever, clique neste link.

Mais informações: [email protected]

*Com supervisão de Inácio de Paula

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.

O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.

“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.

Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.

A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.

Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.

Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA