Mato Grosso
SES implementa projeto para monitoramento de sintomas em Sorriso
Mato Grosso
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-MT) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apresentou, em Sorriso, os avanços do projeto para a implantação da Vigilância Sindrômica por meio de dados relativos aos sintomas registrados em prontuários médicos.
A iniciativa usa técnicas inovadoras de mineração de dados, um processo que analisa grandes quantidades de informações para encontrar padrões e anomalias, e contribui para decisões mais rápidas e eficientes, fortalecendo a vigilância em saúde da população.
A apresentação ocorreu durante uma reunião, nesta quarta-feira (20.8), com o secretário de Saúde do município, Vanio Jordani, coordenadores de Atenção Primária e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de servidores do Cievs Sorriso.
Segundo o responsável técnico pelo Cievs do Estado, Menandes Alves de Souza Neto, o encontro teve o objetivo de detalhar o funcionamento do sistema e explicar os benefícios para a gestão da Saúde Pública na região.
“O sistema busca os sintomas como, por exemplo, febre, coriza e tosse, e os classifica como síndrome respiratória, contabilizando os atendimentos diários para esta e outras possíveis doenças. A grande vantagem é a possibilidade de detecção precoce de alterações no perfil epidemiológico e a automação de alertas. Esta antecipação será primordial para a realização de ações de resposta, com possibilidade de redução no número de casos”, afirmou.
A ferramenta pode ser utilizada para o monitoramento de diversas situações em saúde, como o consumo de medicamentos e previsão de necessidade de leitos.
O projeto está em fase de validação e, assim que validado, deverá ser expandido para os demais municípios do Estado. “A ideia é que, quando o sistema identificar uma alteração no perfil epidemiológico, como aumento nos atendimentos por doenças respiratórias, ele encaminhe automaticamente um alerta para os gestores para que eles possam se mobilizar, minimizando impactos nos serviços de saúde. No momento, aproximadamente 30 síndromes podem ser relacionadas aos sintomas”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.
O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.
“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.
Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.
A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.
Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.
“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.
Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cultura7 dias atrásÚltimos dias de inscrições do Viva Usina Criativa, na Paraíba
-
Polícia6 dias atrásForça Tática prende dois homens com 78 porções de drogas em Tangará da Serra
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Cultura5 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura7 dias atrásFortaleza celebra cinema nacional com exibição no Centro Dragão do Mar
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Polícia7 dias atrásVigia mais MT auxilia na recuperação de motocicleta furtada após condutor sofrer acidente em Várzea Grande
-
Cultura5 dias atrásFórum Rio terá debates, cultura e participação popular na Zona Norte
