Polícia

Policiais Militares iniciam formação em Ações Táticas Especiais promovida pelo Bope

Publicado em

Polícia

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso iniciou, no final da tarde desta segunda-feira (19.1), o 7º Curso de Ações Táticas Especiais (Cate) da PMMT. A aula inaugural foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral.

O curso que acontece até março e visa prover a capacitação e aprimoramento técnico dos agentes de segurança para o desempenho de missões que exijam especializações relativas às Ações Táticas Especiais. Nesta edição participam 24 policiais militares vindos de várias regiões do Estado.

O comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, discursou para os alunos participantes e definiu o curso como uma importante ferramenta de se aprender técnicas que irão proteger a sociedade mato-grossense em cenários e situações de risco.

“Um compromisso com a excelência operacional, com a disciplina inegociável, com o sacrifício consciente e com a missão constitucional de proteger a sociedade mato-grossense nos cenários mais críticos e hostis, em um processo que não tem como finalidade apenas ensinar técnicas, mas sim, forjar combatentes especializados, operadores capazes de agir sob estresse extremo, tomar decisões em frações de segundo e sustentar condutas éticas mesmo quando submetidos ao limite físico e psicológico”, afirmou o comandante.

O subchefe de Estado-Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Anderson Luiz do Prado, destacou a importância do curso trazendo exemplos de situações de alta complexidade onde os operadores do Bope conseguiram combater criminosos e executarem ações de segurança.

“Felizmente temos obtido grandes êxitos em ocorrências complexas, no enfrentamento às facções criminosas e tentativas de novo-cangaço, mostrando para esses criminosos que não há lugar para isso aqui em Mato Grosso. Esses resultados são possíveis porque temos cada vez mais capacitado nossos policiais militares com eficiência e também com investimentos e a confiança que o Governo do Estado tem na nossa PM e nos nossos militares”, enfatizou o coronel.

A aula inaugural contou ainda com uma palestra do coronel Ronaldo Roque da Silva, comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que falou sobre: “Gerenciamento da Operação Canguçu”, que aconteceu no ano de 2024, no Norte do Estado.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Mato Grosso cumpre 70% das metas estaduais de plano para enfrentar o trabalho escravo

Publicados

em

A Comissão Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (Coetrae), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), cumpriu 70% das metas do 3º Plano Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso em dois anos e meio após o lançamento.

O plano foi lançado em 2024, prevendo 151 metas nos seguintes eixos: Ações de Atenção e Assistência às Vítimas, Ações de Prevenção, Ações de Repressão, Ações de Gestão e Conhecimento e Ações de Governança, para cumprimento até 2030.

No monitoramento e na atualização do plano, a Coetrae identificou que cerca de 70% das metas já haviam sido realizadas ou estavam em andamento. As demais não dependem exclusivamente da Comissão, como medidas decorrentes de políticas públicas e de interferências governamentais e sociais.

Dentro dos eixos de repressão, atenção e assistência, somente em 2025 foram resgatados 627 trabalhadores em condições análogas à escravidão em todo o Estado. As vítimas foram resgatadas pela equipe de fiscalização e amparadas pela rede de apoio.


 

Ainda no eixo de apoio, prevenção e gestão, 150 policiais civis passaram por treinamento promovido pela Coetrae na metodologia “Escravo, Nem Pensar!”, para atuação em denúncias e qualificação do atendimento aos resgatados.

No contexto da prevenção, 100% das escolas estaduais de todos os municípios mato-grossenses receberam capacitação para os professores também na metodologia “Escravo, Nem Pensar!”, tornando-os multiplicadores na comunidade escolar.

Em parceria com a Coetrae, o Projeto Ação Integrada (PAI) capacitou 370 profissionais, entre assistentes sociais e psicólogos da rede das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, que trabalham na ponta do atendimento. O treinamento apresentou o Fluxo de Atendimento às Vítimas do Trabalho Escravo e Resgate na política pública de combate ao trabalho escravo.

Além disso, 60 lideranças, incluindo indígenas, retireiros, quilombolas e trabalhadores que militam na área de direitos humanos, foram capacitadas para se tornarem multiplicadoras de conhecimento na região do Araguaia mato-grossense.


 

Para a presidente da Coetrae, Márcia Ourives, o alcance das metas foi possível a partir do comprometimento das instituições que compõem a Comissão e da autonomia conferida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Sesp.

“Todo esse resultado atribuímos à união das 24 instituições que compõem a Coetrae, ao planejamento condizente com nossa realidade e propositivo, além da autonomia e da confiança que o Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública têm demonstrado ao reconhecer a necessidade de enfrentamento desse problema em Mato Grosso”, ponderou.

No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso assinou a Carta de Compromisso de Repactuação das Políticas Nacionais de Combate ao Trabalho Escravo, reconhecendo a necessidade de investimento em ações de enfrentamento a esse tipo de crime em todo o território mato-grossense.

“A Sesp é a única secretaria do país que tem em seu organograma uma Comissão Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, onde as ações realmente funcionam. Mato Grosso virou referência nacional desde a criação da Coetrae, em 2007”, finalizou.


 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA