Sorriso
Auditório Farroupilha recebe encontro voltado à Segurança Médica
Sorriso
Evento reuniu autoridades e especialistas para discutir a Resolução CFM nº 2.444/2025
Na noite desta quarta-feira (08), o Auditório Farroupilha foi palco de um importante encontro dedicado à Segurança Médica, reunindo profissionais da saúde, estudantes e representantes de entidades médicas. O evento trouxe à pauta os desafios e as medidas necessárias para garantir ambientes de trabalho mais seguros aos médicos em todo o país, a partir da Resolução CFM n.º 2.444/2025.
Promovido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Associação Médica de Sorriso (AMS), o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Instituto Tupã, o evento marcou um espaço de reflexão sobre o cuidado com quem dedica a vida a cuidar do outro.
O encontro teve como propósito fortalecer a valorização e a proteção dos médicos e discutir as condições éticas, jurídicas e institucionais que envolvem o exercício da profissão. A proposta também abriu espaço para o diálogo entre profissionais e acadêmicos, estimulando a troca de experiências e a reflexão sobre o cotidiano da Medicina, uma prática que exige preparo, empatia e respaldo institucional.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Vânio Jordani, destacou que garantir segurança é também cuidar de quem cuida e que o enfrentamento à violência contra médicos não é uma tarefa isolada, depende da união entre o poder público, as entidades de classe, as forças de segurança e a comunidade.
“Cuidar de vidas também significa garantir que o próprio médico esteja protegido, amparado e respeitado em sua missão. Promover segurança aos profissionais é assegurar o direito à saúde em sua totalidade — um princípio essencial para a qualidade do atendimento à população.”
Publicada em 2 de setembro de 2025, a Resolução CFM n.º 2.444/2025 estabelece diretrizes de segurança para os médicos em todas as unidades de saúde do país. O texto define um prazo de 180 dias para adequação, passando a vigorar a partir de 1º de março de 2026.
Entre as medidas previstas estão:
– Protocolos de resposta imediata a situações de violência;
– Controle de acesso e videomonitoramento em áreas comuns;
– Estacionamentos seguros e acessos independentes para médicos e pacientes;
– Salas de repouso com comunicação externa;
– Instalação de botões de pânico e sistemas de alarme.
Durante o encontro, foram apresentados dados que demonstram a gravidade da violência contra médicos no Brasil. Entre 2013 e 2024, Mato Grosso registrou 815 casos, de acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina. No país, o número ultrapassa 38 mil ocorrências, sendo 4.562 apenas em 2024, o maior índice já registrado.
Casos marcantes foram relembrados, como o da médica grávida esfaqueada em Primavera do Leste (2022) e o médico baleado em sua clínica em Confresa (2025), episódios que evidenciam o risco crescente e a necessidade de medidas efetivas de segurança.
A programação contou também com a participação do Dr. Diogo Sampaio Leite, presidente do CRM-MT e conselheiro federal do CFM, que apresentou os principais pontos técnicos da resolução, e da Dra. Juliana Siqueira, que palestrou sobre o tema “Cuidando de quem cuida”.
Também estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Saúde de Boa Esperança e Nova Mutum, da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso e da Secretaria de Saúde da região Vale do Teles Pires.
Segundo a Dra. Thaíssa Roveri, uma das organizadoras do evento, a nova resolução representa um marco histórico para a categoria e um passo fundamental na construção de ambientes de trabalho mais humanos e seguros.
“O respeito à vida começa pelo respeito a quem cuida dela. Sem dúvidas, a realização desse evento em Sorriso representa um marco para a valorização e a segurança dos profissionais médicos da nossa região. Mais do que um debate técnico, o evento simbolizou o compromisso de Sorriso em promover valorização, proteção e respeito aos profissionais de saúde.
Sorriso
Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos
Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.
Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.
Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.
Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.
Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.
Arquivo digital
Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.
Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:
O que é recolhido?
Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.
Confira aqui como funciona cada coleta:
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Dúvidas
Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.
-
Várzea Grande24 horas atrásVG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
-
Polícia7 dias atrásForça Tática prende dois homens com 78 porções de drogas em Tangará da Serra
-
Rondonópolis7 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Entretenimento6 dias atrásGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor
-
Cultura6 dias atrásFórum Rio terá debates, cultura e participação popular na Zona Norte
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Entretenimento7 dias atrásSusana Werner inicia transformação física e compartilha nova rotina de saúde com fãs
