Cuiabá

Ginásio Verdinho recebe finais do futsal dos Jogos Estudantis Cuiabanos nesta quinta e sexta-feira

Publicado em

Cuiabá

As finais da modalidade futsal dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 prometem movimentar o Ginásio Verdinho nesta quinta-feira e sexta-feira, reunindo os melhores atletas escolares da capital em confrontos decisivos que definirão os representantes de Cuiabá na etapa estadual da competição. As partidas serão realizadas nos dias 25 e 26 de junho.

Segundo o coordenador do futsal, professor Wendel Silva Pereira, a expectativa é de grande presença de público.

“Convidamos toda a torcida para prestigiar as decisões no Ginásio Verdinho, sempre a partir das 17h”, reforça.

A disputa pelos títulos começa na quinta-feira (25), com as decisões da Categoria A (15 a 17 anos):

17h | Masculino: Colégio Fato Educacional x Colégio Isaac Newton (CIN)

18h | Feminino: Colégio Coração de Jesus x Colégio Isaac Newton

Na sexta-feira (26), será a vez dos estudantes da Categoria B (12 a 14 anos) entrarem em quadra:

17h | Feminino: EECM Victorino Monteiro da Silva x Colégio Maxi

18h | Masculino: Colégio Isaac Newton x Colégio Coração de Jesus

A importância das finais vai além da conquista das medalhas. Na Categoria A, o técnico da equipe campeã será responsável por comandar a Seleção Cuiabana nos Jogos Escolares Mato-grossenses, que serão realizados em Sinop. Já na Categoria B, a escola vencedora garantirá vaga direta para representar a capital na fase estadual, em Sapezal. Ambas as competições servem como classificatórias para os campeonatos brasileiros escolares.

Equilíbrio e emoção marcaram as semifinais

O professor Wendel Silva Pereira destacou o alto nível técnico e o equilíbrio que marcaram a definição dos finalistas.

“As semifinais masculinas da Categoria A foram extremamente equilibradas. O Colégio Fato garantiu sua vaga após um jogo duríssimo contra o Padre Ernesto, enquanto o Colégio Isaac Newton avançou ao vencer o Padre Vanir, consolidando a grande final entre CIN e Fato. Na Categoria B, a decisão foi definida após o CIN vencer a Escola Victorino, e o Coração de Jesus superar o Colégio Maxi em um confronto marcado pelo respeito mútuo e pelo alto nível técnico.

No feminino, as disputas também foram intensas. Pela Categoria A, a final será entre o CIN, que venceu a Escola Clênia, e o Coração de Jesus, que superou o Victorino. Já na Categoria B, o Victorino garantiu sua vaga com uma vitória expressiva por 10 a 0 sobre a Nova Pedagogia. Um dos momentos mais marcantes das semifinais aconteceu no duelo entre Coração de Jesus e Maxi. Após abrir 2 a 0, o Coração de Jesus viu o adversário buscar a virada no segundo tempo. O destaque da partida foi a camisa 9 do Coração de Jesus, atleta de apenas 12 anos que demonstrou grande talento e potencial para o futuro.”

Crescimento do futsal escolar

O caminho até as finais consolidou o alto nível técnico desta edição dos JECs, que contou com a participação de 35 escolas das redes pública estadual e privada. Desde as fases eliminatórias, disputadas em espaços como o Ginásio Dom Aquino, o equilíbrio das partidas e a maturidade dos atletas chamaram a atenção da comissão organizadora.

De acordo com o coordenador-geral dos Jogos Estudantis Cuiabanos, professor Dinho Ribeiro, o crescimento do futsal escolar na capital ficou evidente pela alternância de forças entre equipes tradicionais e novas escolas, que surpreenderam ao longo da competição. Segundo ele, esse fortalecimento também reflete o aumento da participação das instituições de ensino e o trabalho desenvolvido no ambiente escolar.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, ressaltou o papel do campeonato na formação dos jovens atletas e reafirmou o compromisso da gestão com o esporte de base.

“Os Jogos Estudantis Cuiabanos são o coração do nosso esporte de base. Ver o Ginásio Verdinho recebendo atletas de alto nível e acompanhar a evolução desses meninos e meninas nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Mais do que revelar talentos para representar Cuiabá nas etapas estadual e nacional, nosso maior objetivo é utilizar o esporte como ferramenta de transformação social, disciplina e cidadania. Convidamos toda a população para prestigiar essa grande festa e apoiar a nossa juventude.”

Para os estudantes, a trajetória até as finais foi construída com meses de dedicação e treinamentos intensos ao longo do primeiro semestre. Na busca pelos títulos, treinadores e organizadores destacam que os Jogos Estudantis Cuiabanos cumprem papel fundamental na inclusão social e na formação cidadã, promovendo valores como respeito, trabalho em equipe, disciplina e superação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA