Cultura

Começa o Festival Goiamum Audiovisual no Rio Grande do Norte

Publicado em

Cultura

Começa nesta segunda-feira (7), a 11ª edição do Festival Goiamum Audiovisual, em Natal, Rio Grande do Norte.

As sessões gratuitas de curtas e longas metragens das mostras competitivas acontecem no auditório da reitoria da Universidade Federal do Estado, no campus natalense, até o dia 12 de julho.  Outros espaço da Universidade também receberão parte da programação.

São duas mostras competitivas, uma de curtas, com os 12 títulos escolhidos, de oitos estados brasileiros, entre os mais de 790 inscritos. E pela primeira vez, acontece um circuito de longas em competição dentro do Festival. Serão exibidos 4 longas, entre os 108 inscritos para a edição deste ano.

O destaque na abertura do festival é a exibição inédita do filme Criaturas da Mente, do diretor pernambucano Marcelo Gomes, seguida de um bate-papo com o neurocientista Sidarta Ribeiro, professor e pesquisador referência do universo dos sonhos e do inconsciente e que é personagem principal do documentário. Já o encerramento, no sábado (12), tem como destaque uma apresentação única do cantor e compositor Jards Macalé, e também do documentário Macaléia, que aborda parte de sua trajetória artística. 

Outras mostras não competitivas foram contempladas na programação. Entre elas, a Mostra Horizontes, dedicada a obras de realizadores potiguares em início de trajetória. Além disso, debates, oficinas, seminário, mostra infantil e roda de conversa completam a programação.

Outro bônus para o público potiguar, é que o Goiamum vai abrigar a exibição dos filmes da Mostra Grande Otelo, promovido pela Academia Brasileira de Cinema com os títulos que concorrem nas categorias de Melhores Longas-Metragens de Ficção, Comédia e Documentário ao Prêmio Grande Otelo de Cinema este ano. As sessões acontecem no auditório Ágora. 

A programação completa está disponível no Instagram oficial do evento @goiamumaudivisualrn. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Viva Maria celebra os encantos do São João brasileiro

Publicados

em

Maria Bethânia é a principal voz desta edição do Viva Maria, dedicada às festas juninas. A cantora baiana relembra com emoção a tradição que cultiva desde que chegou ao Rio de Janeiro, em 1965: acender a fogueira de São João todo ano. Para ela, junho é um mês que “aproxima” — com suas fogueiras, adivinhações e o céu enfeitado de balões.

Do interior de Minas Gerais, a correspondente Concessa, de Paracatu, traz o sabor da festa popular: milho verde, mingau, pamonha, canjica, pé de moleque e a arte de fazer rapadura — “doce, mas não mole”. Ela lembra também a Rainha da Chita, eleita nas escolas com venda de votos, e as brincadeiras de quebrar moringa e segurar ovo na colher.

O programa ainda alerta para os riscos de soltar balões e fazer fogueiras em época de seca, e convida o público a acompanhar o Arraiá do Brasil, faixa especial da TV Brasil com festas juninas da Bahia e de Pernambuco, às quartas-feiras a partir das 21h.

Acompanhe no player acima.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA