Mato Grosso
Escola de Saúde Pública realiza roda de conversa para novos servidores nesta quinta-feira (28)
Mato Grosso
A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), promove nesta quinta-feira (28.8) uma roda de conversa voltada aos trabalhadores da instituição, para marcar o lançamento de um curso direcionado aos novos servidores.
Com o tema “Programa de Qualificação para a Gestão do SUS: conhecendo para transformar os processos de trabalho na SES-MT”, a aula inaugural terá certificação de três horas e será transmitida ao vivo pelo YouTube (https://youtube.com/live/DyzSBj86IWQ?feature=share), das 15h às 18h. As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://sga.esp.saude.mt.gov.br/f/RwYYufcq.
O encontro abordará questões ligadas à ética, à saúde pública, à gestão do trabalho e ao papel da ESP na formação em saúde, valorizando o diálogo e a participação dos servidores.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a iniciativa busca acolher os novos profissionais e facilitar a integração à pasta.
“A SES ganha muito com essa capacitação, pois é fundamental que os novos servidores da Secretaria compreendam o funcionamento do SUS e das diferentes instâncias da pasta”, destacou.
Para a superintendente da ESP, Silvia Tomaz, o momento marca oficialmente a abertura do curso, pensado no acolhimento para orientar os recém-chegados para cooperar com o início do exercício profissional na SES – MT.
“Queremos que conheçam a estrutura organizacional, atuem com ética e tenham clareza sobre os processos da Secretaria, favorecendo um ambiente de trabalho mais organizado, colaborativo e satisfatório”, afirmou.
A programação contará com a participação do advogado e professor adjunto da UFMT, Bernardo Leandro Costa, que falará sobre ética no serviço público; do enfermeiro e servidor da SES da Bahia, Bruno Almeida, que abordará a saúde pública em seu projeto ético-político-democrático; da servidora efetiva da SES-MT, Izabella Sant´Anna, que tratará da gestão do trabalho em saúde; e da própria superintendente Silvia Tomaz, que discutirá o SUS como escola.
Mais sobre o curso
O Programa de Qualificação para a Gestão do SUS, com o eixo temático “conhecendo para transformar os processos de trabalho da SES”, será disponibilizado via plataforma Moodle da ESP, para os trabalhadores da SES de Mato Grosso. O curso conta com 300 vagas e será disponibilizada certificação de dez horas.
O objetivo do curso é fazer com que os novos trabalhadores da SES conheçam a estrutura organizacional, entendam o que é o SUS, seus princípios e diretrizes, conheçam os setores que compreendem as diversas instâncias da SES e saibam como está organizado e estruturado os setores e processos de trabalho.
*Sob a supervisão de Luiza Goulart
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cultura7 dias atrásÚltimos dias de inscrições do Viva Usina Criativa, na Paraíba
-
Polícia7 dias atrásCorpo de Bombeiros extingue incêndio em residência em Alta Floresta
-
Polícia5 dias atrásForça Tática prende dois homens com 78 porções de drogas em Tangará da Serra
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Cultura6 dias atrásFortaleza celebra cinema nacional com exibição no Centro Dragão do Mar
-
Cultura4 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Cultura7 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
